Boas,
Infelizmente é verdade...
Tenho assistido, nos últimos tempos, um fecho gradual da boca da aberta, bem como a migração desta para sul (está quase em frente à pedra do gronho).

- Em Novembro e com a maré quase vazia
- 13_11_2013.jpg (96.19 KiB) Visto 2681 vezes
Em novembro já era possível observar à maré vazia o crescimento da coroa.

- Em Dezembro e com a maré cheia!!!
- 11_12_2013.JPG (98.3 KiB) Visto 2681 vezes
Agora em Dezembro, mesmo com a maré cheia, está quase tudo tapado...
Este ano, não houve corrico para niguém... mas nem é isso que me preocupa, a lagoa está a morrer!
Na zona do Vau as lamas estão a apodrecer, os organismos dependentes de água salgada estão a morrer por execesso de água doce e os locais dizem que já não há berbigão nessa zona...
Está obviamente alguma coisa mal, têm sido gastos milhões, em movimentos de areia incompreensíveis, pelo menos para mim e o resultado está à vista!
As útimas obras realizadas, que duraram quase um ano, custaram 4 milhões de euros, não percebi na altura o que se estava a fazer e menos percebo agora...
O que é facto é que o movimento de libertação de areias dentro da lagoa, originou o aparecimento desta mega coroa em frente à aberta.
Existem canais dentro da lagoa, alinhados com as chapas que ainda têm a profundidade necessária para manter a lagoa viva mas, a ligação ao mar, devia ter sido rasgada antes do inverno para que o mar levásse as coisas ao sítio.