BOAS PESSOAL !!
Cá estou eu depois de mais uma «maratona piscatória» , desta vez nas praias da Linha de Cascais a convite do pessoal que me me acompanhou durante 15 dias em P.Dinheiro !!
As

andaram por lá de café em café enquanto nós fizemos umas bóiadas «porreiras» pela zona !
Fizemos também uma «incursão» aos percebes no Guincho (nunca vi tão grandes) !
Malta 10** , GANDAS MALUCOS , fiquei a conhecer um pouco mais a zona !!
TIAGOPACHECO !!

Pelos relatos que fazes sou levado a concluir que és um «surfcaster» de sucesso , enquanto que eu
não passo de um «zé-ninguém» que pesca à bóia à apenas 30 anos e que ainda hoje não deixa de
ficar surpreendido com o comportamento do peixe !!
Poderíamos ficar aqui durante DIAS a argumentar !
TAÍNHAS :
Fiz essa pesca exclusivamente em concursos , quando o interesse era PONTUAR !!
À superfície , andam de roda da bóia e até se dão ao luxo de brincar com ela (sacanas) !
Apanhaste alguma ? Pois te garanto que as maiores estarão por baixo e não se deixam ver !!
AQUÁRIOS :
Também eu os tive e reconheço que alguma coisa se aprende com eles , mas as conclusões não são
tão lineares pois o comportamento do peixe em cativeiro difere do comportamento do mesmo no
seu habitat natural !!
Vigiavas o teu aquário 24 horas por dia , ou vais-me dizer que nunca viste a tua taínha vir «mamar»
no fundo para se alimentar ??
ENGODO :
Existem 3 tipos de engodadores !!
Os das embarcadas do SDP !!
Os «frenéticos da colher» que descarregam quilos e quilos de sardinha e acabam por «escaldar» o pesqueiro ou então afastam o peixe do mesmo !!
Por fim , aqueles que sabem onde estão (nos quais penso que me enquadro) conhecem o pesqueiro
e as correntes , fazem a sua pesca e vêm o trabalhar da bóia , e após uns quantos lançamentos
sem «toque» resolvem engodar com calma para cima de uma pedra por forma a que o mar «lamba»
o engodo e não chame os «indesejáveis» , mas numa coisa tenho que te dar razão !!
SE NÃO SABES PESCAR COM ENGODO , FICA QUIETO , NÃO INVENTES !
DISSE E AFIRMO :
Capturei alguns sargos acima de meias-águas , capturei taínhas junto ao fundo a quatro metros !
Deixo mais um exemplo :
À bóia duas noites seguidas , mesmo pesqueiro , mesmo material , mesma montagem e mesma
profundidade (sondei) , na 1ª tirei uns quantos «sarguitos» 300/500g , na 2ª teimei na minha pesca e os meus camaradas começaram a ferrar no carapau «com metro e pouco de linha» !
Tirei menos quantidade que eles , mas todos MAIORES , sargo nem vê-lo !!
O peixe maior «afunda» !!
TIRA AS TUAS CONCLUSÕES !!
FICA BEM !!