Aproveito para pedir desculpa por incluir esta questão no tópico "pescarias" dado que, como o nome indica, o príncipio refere o plural (leia-se + do 1 peixe) e em bom rigor fiz apenas uma pescaria (no duplo sentido - pesquei 1 vez e 1 único peixe!).
Mas vamos ao que interessa.
No sábado, estava entretido à Bóia (Pontão da Costa) e vai de meter uma cana ao fundo (multifilamento com estralho 0,30). Tudo isto com uma cana rígida de 5m da Barros. O vento estava a ajudar e vai disto (foi parar ao meio do Tejo). A malta mais velha ali perto, dizia-me "É pá não é preciso ir lá para o fundo. Os sargos andam aqui". Mas a ideia era a cana estar lá e não chatear (até fiquei de costa voltadas para ela - estava no pontão virado a Sul). No extremo do pontão era um fartote (robalos, sargos, ...) mas como aquilo é tudo malta da 1ª divisão e eu jogo nos distritais deixei-os lá e fiquei a meio do pontão. Ao fim de 45 minutos entretido com a bóia lembrei-me da outra cana! O melhor é trocar isco! (lembrei-me de um post de Mestre Ramiro que fala de cerca de 30 minutos de validade do isco) Lá vou eu puxá-la, algo pesada, mais pesada ... Olá, ferrei um sargo jeitoso, pensei! O peixe parecia um papagaio de vento descontrolado (vai paraa esquerda, vai para a direita), e nisto (o mar estava muito limpido) vejo aquele inconfundível brilho de peixe a lutar já perto da rocha e toca a sacar que já me doi o braço. E não é que me saiu uma dourada 420gr
A dúvida nasceu de imediato! Sorte foi certamente. Mas algo mais? Em regra pratico uma "pesca mexida" isto é, muito frequentemente recolha anzol/chumbo e mudo isco. Faço-o porque mal lanço fico com a dúvida se o isco se apresenta correctamente, ter-se-á solto (com camarinha acontece, sobretudo ao fundo) ... Estas dúvidas consomem-me. Os toques claro, dissipam qualquer dúvida (AhAH! o isco está lá!). Mas logo a seguir surge outra dúvida - Dassse! será que já desiscaram? E esta permanente tensão leva-me a fazer sucessivas recolhas.
O melhor teria sido ficar quieto e deixar o isco trabalhar ... Só que muitas vezes olho para os outros e aquilo é só recolher, recolher, recolher.
Claro que posso iscar com fio de silicone (faço-o mais com sardinha, dois cascos e lula) e muitas dúvidas desaparecem porque difiilmente o isco desprende (por acção de toques ou da recolha). Mas quando uso anelideos ou camarinha viva, não sei bem o que fazer. E 30 minutos é tanto tempo! E a sacana da dourada só saiu com 45 minutos sem recolha! Xissa!
Mestres,
Querem comentar?
Para a história fica a foto da menina