Gostaria que me ajudassem... sou novato

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Gostaria que me ajudassem... sou novato"
na nova versão do site.

Arctico
Registado: terça ago 28, 2007 8:41 pm

Gostaria que me ajudassem... sou novato

Mensagem por Arctico »

Olá a todos... nos próximos dias irei aventurar-me na pesca a partir do passeio marítimo de Oeiras :) e preciso de algumas ajudas, se for possível:

1º - Onde posso tirar a licença? (penso que seja de pesca desportiva);
(acabei de descobrir que pode-se tirar a licença numa caixa multibanco - já a tirei por 3 aninhos :D)

2º - O que eu gostava de pescar era uns sargos ou robalitos (não sei sequer se há nesta zona);
(já me fui informar na loja de pesca aqui da zona e parece que estou com sorte :D ... há as 2 espécies por aqui)

3º - Tenho uma cana de 3,5M e não sei se serve para o efeito;
(parece que a cana serve... apesar de ser da decathlon... para o efeito deve dar)

4º - Que isco devo usar... Não percebo nada de iscos e já vi para aqui nomes que não entendo;
(bem na loja disseram-me que posso apanhar com casulo... mas agradecia que me deixassem feedback sobre isso)

5º - Anzóis... número, côr, etc. O que aconselham?;

6º - Por volta de que horas devo pescar? Manhã, Tarde, Noite? Tou completamente à nora;

7º - Que grossura de linha devo usar e onde posso encontrar informações onde empatar correctamente anzóis, ou existem já empatados (acho que já vi alguns à venda assim);

(a linha que eu tinha aqui em casa era 0.60mm ... abuso ... comprei hoje na loja uma 0.30mm Trabucco T-Force Tournament Class... espero que seja boa... mais uma vez agradeço feedback... comprei tb anzóis já empatados Samurai Nº6)

As experiências de pesca que tive até agora foram 2 saídas de barco há uns 8 anos atrás com o meu falecido pai (2 lugares alugados num barco de 12 lugares) e devido a ter sido à tanto tempo já não me lembro de nada. Na altura pesquei sargos e douradas mas já nem me lembro que isco foi usado (acho que foram casulos... se é assim que se chamam umas minhoquinhas nuns tubos) e fiquei com o bichinho da pesca.

Desculpem a ignorância... eu sou um completo novato. :oops: :roll:

Arctico
ruibaco
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Mensagem por ruibaco »

Olá, Bom dia,

4º- Isco para o Robalo. Aconselho a minhoca Coreano.É fácil de encontrar e conserva-se durante cerca de 15 dias no frigorífico.

Fotos em :
http://www.reefforum.net/showthread.php?t=284

Tem o aliciante de dar uma dentadinhas nos dedos das mão para manter o pescador activo caso o peixe não morda.

Boas Pescarias
Arctico

Mensagem por Arctico »

Agradeço o feedback... agora tou a tentar a minha sorte com coreano (realmente mordem um bocadinho, mas nada que aleije :P) e com ameijoa. No entanto a ameijoa tou a prende-la com fio elástico para não saltar no lançamento.
Já tentei o camarão e o resultado foi: anzóis voltavam sempre sem camarão e sem peixe :evil: grrrrr
Engraçado que é exactamente o mesmo resultado que com a ameijoa... eles mordem o isco e levam-no mas não ferram.
Hoje vou buscar uma cana de 6m à loja Barracuda em Oeiras e a ver se os resultados melhoram.
Realmente a cana de 3,5m que tenho da decathlon não dá para os lançamentos maiores ou para meter a bóia onde quero.

Quero ver se hoje mudo também os anzóis do tamanho 1 chinu que estou a usar agora para o 4 (tinha melhores resultados com estes, ao menos sempre apanhei uns godiões).
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

A pesca não é uma ciência exacta.

Mas normalmente com águas tapadas as iscas brancas funcionam bem, por vezes com as águas lusas é o contrario.

Estás a pensar em fazer que tipo de pesca?

Ao fundo, bóia, chumbadinha????
chavarria
Registado: segunda mar 05, 2007 11:16 am

Mensagem por chavarria »

3º-a cana nao sei mas se puderes compra n casa de pesca uma de 4,5 q da para a pedra e para a areia e um carreto forte gastas uns 100 a 150€ e ficas servido.

4º-casulo e bom mas como dizem a sardinha da para tudo pos sargos mexilhão e o melhor isco tb tens a lula coreana isca da praia.

5º-anzois 1/0 mas se pescares na areia e so com um anzol usa o 3/0 eu tou a usar os da sasame pois sao finos e resistentes mas claro sao mais caros.

6º-manhã e noite dizem q e melhor mas tudo depende das mares e dos locais onde vais pescar eu por experiencia q e pouca cerca de ano e pico mas 6ª a noite sabados e domingos a tarde nao falho um mas claro tb vivo acerca de 800 mts da praia. o dia q vi sair mais robalos foi das 10 as 19 e foi no dia 26 de fevereiro.

7º-compra 0,40 da trabucco a azul para por no carreto e usa essa 0,30 noutra bobine pos estralhos na pedra metes 0,30 mas na areia podes pôr 0,40 pq se te pega um bixoooooo la vai ela.

mas claro vais aprendendo consoante pescares e o q e melhor para mim pode nao ser para ti.boas pescarias :lol: :lol: :lol:
Arctico

Mensagem por Arctico »

OK tou a pescar à bóia com a cana de 6m e ao fundo com a de 3,5m.

Iscos que uso: Coreana (melhor resultado até agora, apesar de serem só bodiões), Ameijoa e Camarão (ainda não apanhei nada com esses 2 iscos).

Fio: tou com 0.30 Trabucco azul no carreto (tou a pescar a partir de rochas) e tou a empatar os anzóis com 0.25 tb de boa qualidade (não sei agora a marca)

Pesca à bóia: tou com uma bóia de 30gr e com anzóis nº 4 ou nº 1;

Pesca ao fundo: tou com chumbo de 60gr e com anzóis nº 4 ou nº 1 também.

Obrigado
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Ao fundo, e consoante o estado do mar, deves alternar com o peso do chumbo e o feitos deste. Tenta pescar com sardinha e vê os resultados.

A pesca não tem resposta exacta. Um dia pegam de uma forma, outro dia de outra. Temos que ir tentando para os conseguir enganar.

Tens que continuar a fazer experiências até conseguires ter uma melhor performance. Eu, por exemplo, já pesco à muitos anos e este ano não tenho pescado nada de jeito, por mais experieências que faça, técnicas e iscos que utilize.

Há que insistir... :lol:
Responder