Esta montagem está bem?

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Esta montagem está bem?"
na nova versão do site.

Arctico
Mensagens: 11
Registado: terça ago 28, 2007 8:41 pm

Esta montagem está bem?

Mensagem por Arctico »

Olá aqui está o novato de novo...

esta montagem está bem?

Já agora o que é um olivete?
É o que eu chamo de chumbos?
Os chumbos que menciono são uns pequenos esféricos.

Desde já agradecido.
Anexos
montagem 1
montagem 1
montagem.JPG (4.86 KiB) Visto 1625 vezes
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Re: Esta montagem está bem?

Mensagem por zumbrax »

Arctico Escreveu:Olá aqui está o novato de novo...

esta montagem está bem?

Já agora o que é um olivete?
É o que eu chamo de chumbos?
Os chumbos que menciono são uns pequenos esféricos.

Desde já agradecido.
A montagem está bem, dependo do fim, eu punha os chumbos mais acima do anzol para o peixe não desconfiar tanto.
A olivete é um chumbo em forma de pêra.
Quanto ao chumbos são esféricos e aberto ao meio, são esses os tradicionais, podes optar por meter um chumbo furado a correr até ao anzol :wink:
Avatar do Utilizador
AcsNeves
Mensagens: 21
Registado: quarta ago 29, 2007 7:19 pm

Mensagem por AcsNeves »

Boas

Ora bem, a montagem não me parece que esteja mal de todo, aconselho-o a pôr o(s) chumbo(s) mais um bocado acima(30,40cm do anzol), ou senão meta uma olivete pequena a correr até ao anzol.

A gramagem dos chumbos, depende consoante da corrente que se fizer sentir no pesqueiro.

+corrente, + gramagem
-corrente, - gramagem

Ps: cuidado a apertar os chumbos no nylon, pode ferir a linha e poderá ter algum dissabôr quando ferrar um peixito, o melhor mesmo é pôr uma borrachinha entre a linha e o chumbo ou pescar com olivete até ao anzol.

Um abraço
Arctico
Mensagens: 11
Registado: terça ago 28, 2007 8:41 pm

Mensagem por Arctico »

Obrigado pelo feedback... amanhã já vou comprar uns olivetes na loja :D
Depois digo aqui como correu :D

Já agora alguém me pode dizer a que horas amanhã vão estar mais activos?

Desde já agradecido :D
Avatar do Utilizador
remador
Mensagens: 347
Registado: sábado mai 27, 2006 5:29 pm

Mensagem por remador »

boas

essa montagem na minha opinião não é das melhores, porque ao fazer o lançamento pode acontecer que o tenso passe para cima da boia, uma vez que o peso está todo em baixo. Para rio menos mal, apesar que deves de por os chumbos mais para cima. Se for para mar, ou saída de foz, fazes da seguinte maneira:
1- boia
2- olivete
3- destorcedor
4- tenso com 1 metro onde fica o anzol.(a linha anda mais solta e o isco trabalha melhor). O tenso deve de ser em fluor carbono. (MUITO IMPORTANTE)
esta montagem é para boia fixa. :wink:
ANTES DE POR O TENSO, SONDAR 1º, para saberes a que profundidade vais pescar.
boas pescarias.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Tal como já disseram também acho os chumbos fendidos muito próximos do anzol.

A utilização das olivas na pesca à bóia para mim só se justifica em bóias de gramagem mais elevada. Por exemplo numa bóia de 25gr podemos meter uma oliva de 20gr e calibrar o restante com chumbos fendidos.

Em gramagens mais baixas (até 12/15gr) costumo usar apenas chumbos fendidos, tens caixas com chumbos de diversos tamanhos. Evita fazer um estendal de chumbos pelo fio abaixo, escolhe o tamanho dos chumbos com base na gramagem da bóia.

A imagem tem uma oliva (para veres o que é) mas tem atenção que a montagem em questão é de chumbadinha e não de bóia. Na chumbadinha pode tocar no anzol que não faz mal na bóia já não.

Vai à primeira página do site pró que tens lá a actividade do peixe, mas atenção que não é tudo, tens outros factores a considerar para além da actividade. :wink:
Anexos
oliva.jpg
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

:roll: sem querer ser advogado do :twisted: ...o melhor seria perguntar:
-Esta montagem está bem para pescar xxxxx nestas condições?

...genéricamente quase todas as montagens estão bem...tirando aquelas FOD... de mal paridas :lol: ... mesmo numa mesma montagen pequenos detalhes fazem a diferença entre apanhar peixe e levar a grade... em função da corrente do isco do peixe do vento... até da "Fé" do pescador :roll:
Avatar do Utilizador
AcsNeves
Mensagens: 21
Registado: quarta ago 29, 2007 7:19 pm

Mensagem por AcsNeves »

Boas

Rectificando o que eu disse anteriormente:
A gramagem dos chumbos, depende consoante da corrente que se fizer sentir no pesqueiro.

+corrente, + gramagem
-corrente, - gramagem
(referia-me ao estralho).

Normalmente costumo pôr logo a seguir á bóia um chumbinho para lhe dar um certo peso, seguido de uma missanga e respectivo olhal ou destorcedor.

Um abraço
Responder