uma coisa sem jeito nenhum

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"uma coisa sem jeito nenhum"
na nova versão do site.

teixeirapt
Registado: quarta nov 23, 2011 10:26 pm

uma coisa sem jeito nenhum

Mensagem por teixeirapt »

um dia de pesca para esquecer
hoje apesar de estar doente mas um pouco melhor que nos últimos dias resolvi ir mandar uns lançamentos, o mar quase que parecia uma lagoa sem grande ondulação e corrente nula ja que se podia facilmente pescar com 100gr (estava a usar 140gr redondas vermelhas) um espectáculo avia cardumes de peixes perto da costa já que as gaivotas se mandavam a agua...
fui mesmo só par gastar um resto de isca que tinha(casulo e coreana) e meia dúzia de petingas quando a coreana acabou e a maré começou a encher comecei a usar a petinga foi quando começou a festa logo no primeiro lançamento tava eu a retirar a outra cana da agua quando me parece ver um toque na vizinha mas não liguei retiro a dita e isco e agua com ela quando vou ver a outra sinto um peso enorme e eu pensei para comigo la vai tudo ao ar mas não foi o caso foi só mesmo o estralho da sardinha e eu penso para comigo novamente ou foi pregado ou raia e de bom tamanho mudei logo de montagem só para um anzol em 0.35 e com 0.30 no carreto novamente agua e quando vou a retirar o mesmo peso recupero um pouco com muito custo já que não podia forçar muito a barra porque se não la ia a linha e desferra pensei eu novamente para mim xixa será que o que é é assim tão grande que não o tiro fod.... pronto volto a iscar volta a acontecer a mesma coisa um senhor que estava la comigo disse isso e raia só pode e que o mais interessante que nem toques davam(pelo o menos naos os via) vinham minimamente bem ate um certo ponto e logo ai puxavam o travão de mão nem para traz nem para a frente nem lado nenhum xixa ou era partir a linha ou ir a nado buscar peixe :) :)
Se alguem me poder explicar como trabalham estas meninas agradecia é que ja ouvi a falar que ah pessoal que as tira com linha 0.18 xixa e eu com 0.30 ta quieto.... :122: :122:
abraço
jose elvas
Utilizador Regular
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Re: uma coisa sem jeito nenhum

Mensagem por jose elvas »

Com o formato de corpo que tem imagino que quando um bicho desses assolape na areia não seja brincadeira fácil tirá-lo cá para fora! Mais a mais contra a corrente! Sendo eu um maçarico autêntico no que á pesca em água salgada diz respeito apenas posso relatar aquilo que costumo fazer quando um Barbo ou Carpa prende no fundo, é abrir a embraiagem do carreto e esperar que o próprio bicho de liberte, depois disso quase todo o peixe se vence com um correcto uso da embraiagem... :huuum:
teixeirapt

Pois e como eu faço tb mas a gaija nao saia de maneira nenhuma em relação a agua doce e o que faço também...E que ultimamente tenho perdido bastante peixe graças a situações destas e que adorava mesmo tirar uma menina destas ao menos para a foto mas também ja nao devem aparecer tao depressa outra vez por estas bandas ja que e bicho de nao tar muito tempo na mesma praia... :)
DuarteG
Registado: domingo nov 04, 2012 7:25 pm

Mensagem por DuarteG »

Se o mar tem estado mexido e parou de repente, isso pode ser apenas a tua chumbada de 140 gr que enterra facilmente em areias soltas. Mas acho ue faria assim tanta força -- :music:
Trophy_Master
Utilizador Regular
Registado: domingo jan 22, 2012 10:05 am

Mensagem por Trophy_Master »

Pode ser da chumbada que fique areada, e muitas vezes nao saí de maneira alguma.
Raias, o que costumo fazer é manter a linha bem firme e fazer uma boa força mas com uma margem boa de segurança para não partir e espero por umas ondas mais fortes que ajude a levantar elas do fundo, mais tarde ou mais ceno começam a ceder, ja estive mais de 20 minutos para tirar uma de quase 2kg.
teixeirapt

a chumbada e impossivel ser xixa :)
ja la vai estas ah mais para uma próxima se ouver...
mas pelo o que soube hoje sempre eram raias grandes que andam aqui pela a zona
pelo o que parece saíram umas quantas de bom tamanho na praia de mira nas redes
raios parta ando sem sorte nenhuma...
ja agora a épocas especificas e mar para as capturar ou é ao calhas???
:join: :join: :join:
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

Já me aconteceu a chumbada arear e ser dificil de saca-la :hummm: Se for mesmo Raia não tenho a minima experiencia com esse peixe, aliás nunca vi aqui na zona sair um peixe desses :nono: :fixe:
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Também acho que devia estar a arear, isso acontece frequentemente, criam-se zonas onde a areia desliza e a chumbada fica logo coberta, minutos depois já temos de fazer uma força tremenda para arrancar o material, as raias também se agarram bem ao fundo mas normalmente consegue-se sacar mantendo a tensão na linha, ela acaba por ceder e vem.

Tens de tentar novamente nessa zona e observar como se comporta o material lá dentro.

Boas pescarias :fixe:
Responder