Bem ó malta, quanto a mim e se pescarmos maioritáriamente em areal o chicote cónico é o mais adequado e se observarmos nem se torna oneroso em demasia, bobines de 5 chicotes cerca de 6 euros, bobines de 10 chicotes 12/14 euros variando de marca se durar cerca de uma época, um ano, até nem é caro face á qualidade que proporciona quer nos nós quer no fluir no lançamento, eu uso e nem gastei duas bobines de 10, em dois anos apróximadamente.
NelsonP Escreveu:ffgsoares Escreveu:O nó que uso é o uni nó com cinco voltas, cada linha ata em redor da outra ajustas e puxas até os dois nós baterem um no outro, só uso chicotes cónicos mas, pode-se usar um bocado, 8/9 m de 0.40 mm.
Quanto a passagem do nó pelos passadores, nunca tive problemas, nas pescarias nocturnas ao recolher é bom sentimos o nó passar a ponteira.
Boas pescarias

óh Soares mas se não sentires o nó a passar na ponteira uns segundo mais tarde sentes de certeza

...e de que maneira

Ó Nelson eu quando digo o sentir do nó a passar é só para ter a percepção da chegada da chumbada porque quando vem um escamudinho nem me lembro do nó, quero-o é cá fora
Quanto ao 0,35 directo, eu também não consigo lançar 150 g, sem partir a linha, pelo menos as linhas que experimentei, quando não parte logo na primeira vez, depois de dois ou três lançamentos vai-se.
Um abraço