Duvida Existencial Que peixe sera este???

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvida Existencial Que peixe sera este???"
na nova versão do site.

ruisas
Registado: sexta fev 25, 2011 2:28 pm

Re: Duvida Existencial Que peixe sera este???

Mensagem por ruisas »

Boas

Bogas nunca comi, mas a minha mãe quando soube que as apanhava e as mandava novamente para dentro de água ia-me batendo :moca: .
Diz ela que comeu muitas, ainda por cima acabadas de apanhar, são bem boas. Diz ainda que é um peixe "fraco de barriga" tal como as fanecas, não pode ser muito mexido.
Acredito, pois a minha avó foi peixeira durante muitos anos e a minha mãe cresceu a comer peixe, que não havia $$$ para carne nem para o restante.
Conta que quando era choco guisado, procurava no prato pelas batatas, pois já não podia ver mais choco, tal era a sua quantidade.

Está prometido levar-lhe umas quantas bogas da próxima vez que as apanhar.
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

PeJotaFixe Escreveu:Não queiras comparar Bogas com Sebatelhas! As Sebatelhas são uma sarna de espinhas, 100 vezes pior que as Sardinhas! :122:
Pergunta lá ao teu pai se quando ele era pequeno não comia Bogas. :fixe:
Com os tempos que se avizinham ainda hei-de ver dividirem uma sardinha garnenta por três pessoas, como faziam antigamente. É por isso que as pessoas mais idosas são boas bocas e os putos novos são uns esquisitos do caraças, porque foram mal habituados. Tirando uns hamburgueers e umas pizzas, pouco mais comem... :122:
Tens toda a razão óh PejotaFixe :hahaha: :hahaha: O meu pai ainda hoje come :hahaha: Não queria comprar em termos de peixe mas sim pela praga que acho que são :join: Eu realmente prefiro uma pizza foleira a uma boa Boga :join: ,mas isso sou eu! E é bem provavel que daqui para a frente tenha que comer bogas e dividir sardinhas garnentas :no: :no: Quando tiver que ser, muito facilmente será :fixe: :fixe:
PeJotaFixe
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Mensagem por PeJotaFixe »

ruisas Escreveu:Diz ela que comeu muitas, ainda por cima acabadas de apanhar, são bem boas. Diz ainda que é um peixe "fraco de barriga" tal como as fanecas, não pode ser muito mexido.
PeJotaFixe Escreveu:Dica: quando se apanha Bogas, a primeira coisa a fazer é cortar a cabeça fora, para ficar rija, e retirar a tripa, para conservar a barriga. :fixe:
NelsonP Escreveu:Tens toda a razão óh PejotaFixe :hahaha: O meu pai ainda hoje come :hahaha: Não queria comprar em termos de peixe mas sim pela praga que acho que são :join: Eu realmente prefiro uma pizza foleira a uma boa Boga :join: ,mas isso sou eu! E é bem provavel que daqui para a frente tenha que comer bogas e dividir sardinhas garnentas :no: Quando tiver que ser, muito facilmente será :fixe:
Não me enganei! :hahaha: :hahaha: :hahaha: Só foram dois a admitir mas deve haver por ai muito boa gente que as come mas não revela para não passar vergonha. :oops: Pessoalmente, apesar de apanhar e comer muitos peixes ditos nobres, não tenho qualquer tipo de problemas em admitir que apanho e como Bogas. É um peixe igual a todos os outros. :fixe: Depois logo coloco aqui uma foto de umas Boguinhas prontas a ir para a braza. :hahaha:

Saúdinha :wink:
kalvas
Utilizador Regular
Registado: quarta mar 09, 2011 2:45 am

Mensagem por kalvas »

Eu não as como e está dito.
Quando as pesco vão directas para a água.
Como todos os outros.Excepto os Sargos.
Acho que seja uma questão de hábito e não de vergonha .
PeJotaFixe
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Mensagem por PeJotaFixe »

kalvas Escreveu:Acho que seja uma questão de hábito e não de vergonha .
Referia-me a vergonha no sentido de admitir e não de baixeza. Conheço muita gente que as come mas no pesqueiro diz que leva para o gato.
NelsonP
Utilizador Regular
Registado: terça fev 21, 2012 3:13 pm

Mensagem por NelsonP »

PeJotaFixe Escreveu:
kalvas Escreveu:Acho que seja uma questão de hábito e não de vergonha .
Referia-me a vergonha no sentido de admitir e não de baixeza. Conheço muita gente que as come mas no pesqueiro diz que leva para o gato.
:hahaha: :hahaha: A esse gato :join: so dou Douradas, Robalos e Sargos :join:
bladerunner
Registado: sábado out 01, 2011 1:35 pm

Mensagem por bladerunner »

Boas,

O meu falecido Pai, desde que apanhei a minha primeira boga (praia de Sines), disse para eu não levar para casa porque se misturasse com outros peixes estes ficariam com mau cheiro. Nunca questionei o porquê, se largavam algum cheiro desagradável depois de mortas que contaminasse os outros peixes... Portanto, sempre que as apanhava, devolvia-as ao mar.

A minha pergunta é a seguinte: porque razão os pescadores não apreciam as bogas (como peixe comestivel)? Pelo facto de largarem mau cheiro? Sabem mal? Têm muitas espinhas? Por qualquer outra razão?

Qual a vossa opinião e experiência acerca das bogas?

Abraço
jose elvas
Utilizador Regular
Registado: sábado dez 04, 2010 5:45 pm

Mensagem por jose elvas »

bladerunner Escreveu:
A minha pergunta é a seguinte: porque razão os pescadores não apreciam as bogas (como peixe comestivel)? Pelo facto de largarem mau cheiro? Sabem mal? Têm muitas espinhas? Por qualquer outra razão?

Qual a vossa opinião e experiência acerca das bogas?

Abraço

Por acaso também tenho curiosidade em saber o porquê? Já com as Salemas é a mesma coisa, ouço a malta a dizer que não é grande coisa mas da unica vez que experimentei, assada no forno, até gostei... :huuum:
Responder