Uma ajudinha pessoal

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Uma ajudinha pessoal"
na nova versão do site.

Josy
Mensagens: 513
Registado: quinta mar 11, 2010 11:35 pm

Re: Uma ajudinha pessoal

Mensagem por Josy »

Boas, respondendo ao apelo do ffsoares vou tentar ajudar aqui o amigo fl2v1.

A Magister Sea Bass 3.30 se é a que eu penso é uma cana que já existe desde pelo menos 2006, o que é um excelente indicio. As canas da Hiro foram as grandes referências na pesca em zonas rochosas , na gíria local chamada de varejar aos robalos. Desde que começaram a aparecer depressa venceram e posso dizer que houve uma época que 90% dos pescadores mais antigos e experientes, que na época quase passavam a vida nisso utilizavam uma Hiro. A costa mais escarpada, com maior declive determinava uma pesca, digamos, mais bruta, uma vez ferrado havia que trabalhar o peixe fazê-lo passar por certos caneiros, desviá-lo das pedras, por isso os comprimentos começavam a partir dos 3,60m, utilizava-se também muito as de 3.80 e 4.20. Quem pensasse em içar o peixe com a cana era logo alvo de um olhar trocista e classificado como pardal novo.
Bons tempos, o peixe abundava, quando alguns dos habitués apanhava uns de jeito, o alarme estava dado, era ver o pessoal das aldeias vizinhas correr para o pesqueiro.

Nesses tempos a Hiro era rainha, embora também houvesse quem utilizasse as Pokee, varas geralmente bem mais pesadas, mais rápidas, mais fortes, e por isso melhores para desviar o peixe das rochas e trazê-lo no caminho certo, mas com que a maior parte hoje em dia acharia um pesadelo pescar. No entanto para quem chegou a pescar com uma vara de pau, aquilo era um luxo. Ainda guardo e por vezes utilizo uma Hiro de 3.80 e de uma Pokee de 3.60 de que não me desfaço.

Assim, acho que essa vara é uma boa opção, um blank ainda descendente dos famosos. Depois com as deslocalizações da produção, a ânsia de saírem com novos produtos a qualquer custo, a concorrência desenfreada, quanto a mim, recentemente algo correu mal, se é que me faço entender.

Estou claramente a falar de uma gama semi-económica mas ainda assim muito muito boa.

Actualmente, que eu conheça, nesta mesma gama existe a NBS Tanto 3.30, bons acabamentos, um blank de carbono Metanox DH de alto módulo, nome pomposo como convém mas excelente, possante, uma cana algo rápida, boa a ferrar o peixe mas mais exigente no lançamento. Passadores Low Rider em oxicrómio que devem ser passados por água doce e tépida ao chegar a casa, fora isso sem problemas. Punho em espuma preta até á base da cana, como convém para pescar na rocha, preço aproximado de 100 euros. Tenho uma e quanto a mim vale cada cêntimo. A gramagem anunciada 20-80 como quase sempre motiva um sorriso, pois começa mesmo a lançar nas 30 e poucas gramas e por ai acima até ás 70 e poucas é sempre a aviar, aquilo manda que se farta. São 400 gramas de cana.

Há poucos dias atrás acompanhei um amigo na compra de uma Barros, Cabo Raso, que não conhecia mas revelou-se uma agradável surpresa para cerca de 80 euros e 360 gr de cana. Mais leve, mais macia, algo mais parabólica, menos exigente no lançamento, começa a funcionar desde uma gramagem mais baixa, aproximadamente 25 gr e até ás 70 mais ou menos. Cana tipicamente portuguesa, bom Blank mas com acabamentos tipo NIM…. isso mesmo, nem sim nem não, ainda assim uma muito boa opção e 80 euros bem gastos.

Para pontão e rocha algo civilizada 3.30 está bem e tem a vantagem que serve na praia, para ambientes mais agrestes de costa mais escarpada fica curto.

Tenha em atenção a rapidez da vara, experiencia no lançamento, eventual necessidade de desviar o peixe da pedra, tipo de zingarelhos a mandar para a água e ainda que no corrico as variantes da técnica e combinações entre elas são imensas o que faz deste tipo de pesca uma actividade apaixonante.
Espero ter ajudado.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Uma ajudinha pessoal

Mensagem por ffgsoares »

É assim mesmo :fixe: :fixe:
fl2v1
Mensagens: 59
Registado: sexta ago 05, 2011 8:57 pm

Re: Uma ajudinha pessoal

Mensagem por fl2v1 »

Agradeço a todos pelas opinioes que recebi ate agora...
Eu tenho uma vega specialbuldo de 4,20 com acçao 80/150 e digo, calheu de colocar uma chumbica de 20g(+- peso de uma amostra de 14cm) e digovos fiquei surpreendido, deixei de ver o chumbico, encostei a cana no sitio onde lancei e contei os passos ate ao chumbo(linha recta) e contei perto de 60passos(supondo que cada passo tinha 1m +/-) ja nao e muito mau, pra uma cana com o CW dela.
Comprei.a sem experimentar praticamente e ja corriquei algumas vezes com ela e gosto bastante, mesmo tendo 490gr salvo erro.
Responder