Melhor época e maré para robalos?
- nunopontes
- Utilizador Regular
- Registado: terça ago 05, 2008 9:06 am
Re: Melhor época e maré para robalos?
Oki doki, duvidas tiradas

- drpauloalmeida
- Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm
A minha resposta encaixa-se perfeitamente no que o Soares disse. Tudo pode parecer muito ambíguo mas cada spot é um spot e a observação de alguns ao longo do tempo dá-nos mais certezas de capturas em determinada altura do ano e determinada maré.ffgsoares Escreveu:Ó malta eu penso que podemos capturar o robalo em qualquer hora e altura da maré, isso é um facto, mas, haverá horas e períodos do dia ou noite que em determinados spots se tornará mais "fácil" que o peixe encoste e se estivermos lá teremos mais possibilidade de o capturar, também penso que isso não é uma ciência exacta, mas temos de fazer a observação adequada para tentarmos tirar o melhor proveito de cada spot.
Quanto á época, mantenho o que disse, aqui na minha zona (Sta Cruz) saiem mais exemplares nos meses de Jan/Fev/Mar, claro que podemos sempre capturar um ou outro robalo em qualquer altura do ano.
Boas pescarias
Na minha zona, Aveiro, acrescentaria Dezembro. Isto falando de surfcasting, em praias de pura areia dourada, sem pedras a diluir a paisagem.
A maré e a lua alio ao pesqueiro que está formado, pois num spot a configuração do mar e o declive da areia está sempre a mudar, o comprimento das coroas, os cabeços, a largura dos riões, as covas. Por isto acho que defender que há uma melhor maré é difícil. Nem uma melhor lua.
Cada spot tem uma melhor maré, de acordo com o pesqueiro que está formado nessa altura. Nada mais.
A única altura em que escolho maré é ao fim-de-semana nestes meses
Mesmo assim, a melhor altura é mesmo quando estamos lá.
Pois aqui se fala de uma especie predadora...o robalo. Esse peixe muito activo costumo eu apanhar ao vir do dia ou ao pôr do sol com mais frequencia. Embora o possamos apanhar a qualquer hora do dia, eles caçam mais junto à rebentação, ou nela mesmo atendendo à profundidade e tamanho de ondas, falando-se em praias. Agora, nas rochas, já os apanhei muitas vezes à boia e aí sim, agarram-se alguns "vadios" com algum peso, como lhes chamo.