Boas a todos!
Neste passado fim-de-semana resolvi ir dar um passeio mais a Maria e filha ao Meco.
Tive a felicidade de conhecer pessoalmente um Mestre com grande experiência na zona do Meco/Bicas, (Sr. Augusto Gramaço) que alem de paciente, teve a amabilidade de me ensinar o caminho para alguns pesqueiros, bem como, as técnicas (montagens, icos, etc…) Desde já o meu obrigado e fica a certeza de uma próxima pescaria com mais tempo e mais bem organizada. Os meus conhecimentos de pesca ao fundo são bastante limitados, e sempre me foi difícil fazer um lançamento que tenha mais de 30 metros, ou porque a cana não presta ou por falta de jeito, desta vez a coisa até correu bem.
Recebi uma cana (Hiro ProBasic) no Natal e lá fui todo contente experimenta-la, no primeiro lançamento que fiz cortei logo o dedo indicador, não sei bem como, mas acho que foi do atrito do multifilamento. Uns toques, mas PEXE nada. Os camaradas ao meu lado, também iam insistindo e o camarada que estava mais próximo de mim tirou uma baila que devia ter perto de 3kg. No final do dia tive de me contentar com uma grade, mas ficou a satisfação de ver a minha filha a brincar na praia e as palavras de incentivo dela cada vez que recolhia a linha. “É peixe, Pai?” – Não filha. – “OHHHH… que pena.”
O Sr. Augusto ainda apanhou um robalo com 4kilos, num dia de pesca pouco produtivo mas muito fértil em conhecimentos e relações “especiais” entre pescadores!
Meco - 22 de Janeiro 2006
- AGoncalves
- Registado: quarta jul 13, 2005 2:37 pm
Meco - 22 de Janeiro 2006
- Anexos
-
- meco.JPG (28.68 KiB) Visto 735 vezes
-
- SrAugusto.jpg (26.43 KiB) Visto 735 vezes
Então já foste benzido pelo multi. Ai, ai...!!! Não teres ficado com o osso à vista foi uma sorte.
O multifilamento em surfcasting, tem de levar uma baixada de choque em monofilamento, com 12 a 15mts, para evitar acidentes desses. Essa baixada pode ser feita com fio cónico ou com fio simples e o nó de união entre os dois tem de ficar muito bem feitinho para não "tracalhar" no lançamento e não se desunirem. Sei que sabes fazer o nó, pois concerteza que usas uma baixada de nylon na pesca de barco.
Pessoalmente, não gosto do multifilamento para o surfcasting. Muitos dizem que, devido à pouca espessura da linha se ganham uns bons metros, e é verdade. É verdade até um certo ponto. Experimentei várias vezes e o melhor lançamento era só o primeiro. Depois, talvez por a linha ficar molhada (portanto, mais pesada), regressava às distâncias que regularmente atinjo com o monofilamento.
Esta é apenas a minha opinião.
O multifilamento em surfcasting, tem de levar uma baixada de choque em monofilamento, com 12 a 15mts, para evitar acidentes desses. Essa baixada pode ser feita com fio cónico ou com fio simples e o nó de união entre os dois tem de ficar muito bem feitinho para não "tracalhar" no lançamento e não se desunirem. Sei que sabes fazer o nó, pois concerteza que usas uma baixada de nylon na pesca de barco.
Pessoalmente, não gosto do multifilamento para o surfcasting. Muitos dizem que, devido à pouca espessura da linha se ganham uns bons metros, e é verdade. É verdade até um certo ponto. Experimentei várias vezes e o melhor lançamento era só o primeiro. Depois, talvez por a linha ficar molhada (portanto, mais pesada), regressava às distâncias que regularmente atinjo com o monofilamento.
Esta é apenas a minha opinião.
-
Gato