Outubro e as novas tecnicas

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Outubro e as novas tecnicas"
na nova versão do site.

Jellyfixe
Registado: terça out 18, 2011 9:17 am

Outubro e as novas tecnicas

Mensagem por Jellyfixe »

O mês passado - Outubro - decidi iniciar-me na pesca ao congro.
Tenho um colega que pratica e está sempre a desafiar e eu não resisti... Mas com a condição de não investir muitos € em material. 100m de linha de mão 6mm, uns tensos de aço com anzol 6/0 e chumbadas cilíndricas de cimento com argola em cobre caseiras. Com menos 10€ estava pronto para umas quantas jornadas. Isco é o mínimo as sardinhas são sempre garantidas a custo 0. :join:

Na 1ª noite que nos foi possível lá estávamos na foz do douro.
Mas em que pesqueiro? O 1º que nos veio a cabeça foi pontão novo. O do costume, já lá vimos sair um sr. congro, 6/7kg e foi em pleno verão. Também saem uns polvos jeitosos com linha de mão. Porque não? Na volta porque nunca apanhamos tantas grades como nesse pesqueiro... E os pilotos? Ainda noutro dia os vi lá a tentar a sorte... - Até que ele se lembrou de um pesqueiro mais junto ao pontão onde nunca tínhamos pescado mas do qual ambos já tínhamos ouvido rumores. E novo para os dois, quem percebe das andanças é ele, então sigaaaa. :olaaa:

Isco só tínhamos mesmo sardinha. Ele inteira e eu filetes salgados e descongelados no microlhondas. Mesmo assim levei uma cana de fundo para não adormecer.
Material todo na agua e yes cámóne um cigarrete pó tóne. :join:
Estávamos nós a falar de crochet e da novela do jantar quando um carro em frente a minha cana deu sinal de luzes. Já nem me lembrava dela... Só pensava na linha de mão e no congro mutante que ia tirar... Olha a tua cana! - diz o meu colega. Lá fui a correr, ferrar, corricar. Primeiro safio da noite... Tinha a medida mínima de certeza. Bem acima de kilo. Eu tinha ficado com ele, mas sendo a pesca de eleição do zé acedi ao conselho dele e devolvi a cobrita.
Ficamos só 2h a pescar nessa noite porque ele no dia seguinte ia trabalhar. Ainda fiquei com a sensação de ter perdido outro peixe mas como a sensibilidade ainda é pouca não posso teimar. Ao ferrar o peixe fiquei muito dobrado para trás, ainda o reboquei uns bons metros mas quando as costas já não aguentavam folguei a linha e prendeu. Recuperei o material todo mas isco nem vê-lo...

Passados 2 dias era eu quem estava a desencaminhar o zé. - Não vai dar velho... - disse desanimado. Eu não resisti e fui sozinho. Mesmo sitio, mesma técnica, mesma maré (inicio da vazante), só levei um camaroeiro para ver se arranjava isco para a cana. A sardinha ainda ia correr mal...
O camaroeiro foi-se logo da 1ª vez que o tentei recolher, a linha de mão veio literalmente cortada, mal a puxei já vinha sem peso, nem força fiz e a cana nem mexia... :grrr:
Estava sozinho sem horas para nada fui insistindo e perdendo material até que aí à terceira hora da vazante a cana começa a bater. Nunca tenho o drag muito aberto portanto não sabia o que era ouvi-lo a cantar sem ser quando tentava rebocar as pedras do fundo do rio até essa noite. O resto vocês já sabem... - O que é que vem aí? Puxo eu, puxas tu, se não ponho o filh@ d@ ?0%@ a seco até corto os pulsos... Até que já perto de mim o vejo a rabiar... Mais um safio... :no2: Pouco maior que o do outro dia... :122: Valeu pela luta! Um guerreiro e não deixava tirar o anzol. Bufava que nem uma besta. Devolvi... "Abaixo de 4kg é só espinha. Não vale a pena... Depois andamos nós noites ao frio e a chuva a mamar com as grades. E um crime..." Lembrar-me das palavras do zé o resto da noite ia-me tirar o sossego da pesca...

Ainda tirei mais um muito pequenino na cana e por volta das 6h resolvi começar a arrumar o material. Na água só estava a linha de mão com 2 cabeças de sardinha que levo para o camaroeiro. Tudo arrumado, mais um cigarrinho :join: a apreciar o nascer do dia e ao recolher a linha para ir embora vem lá peso, mas morto... Prendeu qualquer coisa... :huuum: Não era muito pesado. Foi muito fácil recolher. Quando o pus a seco era outro safio do mesmo calibre. Dilema devolve, não devolve mas desta foi rápido decidir... Agua com ele como os outros... Afinal qual era a diferença?...
E tinha a cabeça ocupada com outro assunto. Foi a primeira vez que foram a linha de mão. E logo com as cabeças de sardinha "podres". Sem nada para comer... Isto, a faneca mordida do outro post e os vídeos que o zé me impingiu sobre o Sr. Adão "Rei dos Congros" Soares e as suas buchas secretas aliados ao facto de eu ter descoberto a pouco tempo que os congros são necrófagos tem me ocupado a cabeça desde então.

Pesca ao congro testada e aprovada decidi deixar-me levar pela chumbadinha. Não conhecia e tudo o que sei li aqui no fórum. Apercebi-me do contágio que o Panca espalhou por aqui e fiz questão de ser contaminado... :join:
Passada quarta-feira bem cedo com um pacote de casulo e 3 sardinhas aos filetes e salgadas rumei a lavra. A baixa mar era ás 9h45 aproximadamente e eu queria estar lá bem antes para que mal fosse possível agarrar-me a rocha que queria. Não fui cedo o suficiente. Já lá estava gente uns metros atrás a lançar por cima a espera da aberta que é relativamente pequena. Fiquei um pouco mais a esquerda. Enquanto montava o material os meus vizinhos de pesca tiraram 2 bodiões. Achei estranho ficarem com o peixe mas gostos são gostos.
Material montado lá consigo saltar para uma rocha mais a frente que entretanto apareceu e primeiro lançamento, primeiro bodião. A isca não esteve 5 min na água. Sentia-se a agitação no isco. Tanta que ferrei o peixe a toa... Decidi dar um esticão só porque sim... :moca:
Devolvi.
2º lançamento o frenesim continuava mas não fisguei nada.
No 3º trouxe um ouriço. :hahaha:
Mais uns lançamentos mais um bodião. Agua com ele...
Os vizinhos apesar de estarem a minha direita estavam mais a frente bem no meu raio de visão. Por isso é que eu tinha destinado a minha pesca para aquela rocha. E cada vez que atirava um peixe a agua notava que ficavam a olhar. E até se estavam a safar bem melhor que eu.
Continuei e ferrei mais um. Este não sei o que é mas já deixo a foto. Não o tinha trazido não fosse ter embuchado de tal maneira que ficou com as tripas fora da boca.
Nessa altura um dos homens perguntou se ia meter fora (meter fora? mas ok...) ao que respondi que aquele não mas que os bodiões devolvia a agua. Pediu que lhe desse e eu aceitei.
Não tirei nem mais um peixe. Eles continuaram a secar a maré. :join:
Quando deixou de ser possível pescar ali ainda tinha isco e decidi arriscar no surfcasting num pesqueiro mais a sul. Tinha material mais pesado no carro para estar prevenido. As 3h da tarde levantou uma nortada muito fria e o peixe tinha desaparecido. Só por volta das 16h30 já preparado para desistir efetuei outra captura. Igual ao 1º mas mais pequeno. Ainda hoje sem saber o que são sinto que devia de ter devolvido mas depois de mais de 8h de pesca, sem comer e com kms em cima das pernas acho que se viesse a descobrir que tinham medida legal e eu os devolvi ia ficar muito f%d!d0.
Certo é que nessa noite foram fritos com uns linguados e souberam pela vida. Asneira ou não sinto que os mereci.

Deixo a foto para julgamento
Imagem

Um mês recheado de experiências novas e enriquecedoras.
Espero que Novembro me traga as capturas de grande porte que é o que falta.

Arma do crime
Vega Razor Surf 4.5m
Carreto Geologic pesca ligeira 16€ para desenrascar depois de ter partido o grande
Linha carreto Gorilla Surf .35
Tensos Linha Asso Ultra Molecular .30 e .25
Anzóis Vega Potenza 2 e 1 (está na altura de voltar aos 2/0 mas sinto que as grades tambem vão voltar... :122: )
Restante material mencionado durante o relato.
Montagem chumbadinha chumbo em esfera perfurado 50g (sei que pode dar discussão este peso. Chamem-lhe fundo com chumbeira de correr. :wink: ) na linha do carreto, missanga, destorcedor e tenso.

Cumpts.
hnogueira
Registado: terça abr 10, 2012 4:44 pm

Re: Outubro e as novas tecnicas

Mensagem por hnogueira »

Bom relato...

Sim realmente já me disseram que no paredão sai congro grande, já ouvi falar de 15Kg para cima....E a lançar para o lado do Rio. MAs peixe de boca, cresce muito :) Mas há relatos com fotos aqui no forum de bichos desses la tirados...
Também já me disseram que em frente as palmeiras tmb sai geitosos...
Eu por experiencia só pesquei no pontão na marginal da foz, com anzois 8/0 Para baleias :D, não cheguei a conseguir tirar peixe, mas tive 2 ferrados, 1 rebentou o tenso de aço, penso que a roçar nas pedras, e outro a chumbeira prendeu, e eu a sentir o bicho a lutar do outro lado, eramos 3 gajos a puxar a corda ao ponto de o chumbo da chumbeira partir a meio :P
O tenso de aço nessa, veio parecia um saca-rolhas, todo todo torcido...

É ir a eles está a vir o frio. Esse Sr. Adão é uma joia de pessoa, e com fotos de verdadeiros monstros no museu dele... Quem quiser saber a "receita" secreta dele, que compre o livro :), mas para os amantes da pesca vale a pena não so para saber o segredo. Mas para ler as historias do homem ao longo de uma vida...

Quanto ao que apanhaste, pareceme badeijos.... são bons, parecido com a faneca. já tirei alguns tmb no paredão.

Abraço
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

:hahaha: :hahaha: Olha o que eu arranjei com a chumbadinha :join: :join:

Um excelente relato sim senhor e quanto aos bodiões eu também os trago porque tenho pessoas que gostam bem deles, eu não como mas ofereço a quem gosta :fixe: :fixe:

Parabéns e obrigado pela partilha :let:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Bom relato, agora há que insistir. Abraço.
fdp
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Mensagem por fdp »

Boas camarada !!
Bom relato !!
Insiste !!
Esses dois peixes são badejos , da família do bacalhau !
pintassilgo
Utilizador Regular
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Mensagem por pintassilgo »

bom relato!!!
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Obrigado pela partilha e um dia a sorte vai-te sorrir, é só continuares a estar lá com o anzol iscado dentro de água.

Abraço.

Braga
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Bom relato companheiro, uma partilha intensa e interesante, força neles, isso quer é continuação.

Boas pescarias :fixe:
Responder