Aprender a pescar

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Aprender a pescar"
na nova versão do site.

zooyork
Registado: segunda out 08, 2012 2:07 pm

Aprender a pescar

Mensagem por zooyork »

Bom dia a todos.
Estou determinado a aprender a pescar. Sem querer ser discriminatório pretendo apenas pescar em água salgada.
Moro na peninsula de setubal, mais propriamente nos arredores de Sesimbra, portanto presumo que tenho bastantes e bons spots para efectuar boas pescarias.
O problema é começar!!! :hellllp:
Não tenho qualquer noção de pesca. Penso que todos vós já se depararam com o mesmo problema.
Agradecia que se possível me dessem alguma ajuda acerca de praticamente tudo e que partilhassem o vosso conhecimento! Material, técnica, etc...
Muito obrigado em antecipação a todos.
CC
andre_05
Registado: domingo ago 14, 2011 5:52 pm

Re: Aprender a pescar

Mensagem por andre_05 »

boas,

nao conhecendo a area de que falas devias primeiro dizer que tipo de tecnica pretendes praticar...

ab
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Companheiro "zooyork", existem muitas formas de pesca!

Tens de dizer que tipo de pesca queres fazer.....se é nas praias, em rochas, com agua pela cintura (spinning), embarcada....

Quando te decidires, diz qual o orcamento que tens para o material.
nelsonpamaral
Registado: quarta jun 08, 2011 2:59 pm

Mensagem por nelsonpamaral »

É companheiro,

Tens de nos dar algumas pistas, se queres pescar à bóia (de rochas, pontões etc). se ao fundo (da praia ou se é de rochas ou pontões), se ao spinning (com amostras), se de barco.

Convêm também dares alguma ideia do material que já tens, se for esse o caso?

Se não tiveres material também convêm definires um valor para gastar.

Depois disso acho que terás ajuda aqui do pessoal

Por aqui andam companheiros com bastante experiência e cujo conhecimento é muito.

Também por cá andam companheiros cujo conhecimento é muito.............pouco (como eu próprio) :join: :join:

Mas de certeza que todos estaremos disponíveis para dar uma ajuda,

Abraço :fixe:
Cristovao Verissimo
Registado: sexta ago 17, 2012 9:15 pm

Mensagem por Cristovao Verissimo »

zooyork Escreveu:mais propriamente nos arredores de Sesimbra, portanto presumo que tenho bastantes e bons spots para efectuar boas pescarias.
Não são assim tantos uma vez que aí bem perto muitas zonas são reserva, convem primeiro informares-te da legislação...

Agora, pois, convém perderes um pouco de tempo a aprender sozinho (ler,investigar) perceber qual o tipo de pesca que gostas e queres fazer, e depois colocar as questões mais pertinentes e nas quais terás mais duvidas.

Se perderes algum tempo a ler sobre pesca aqui no forum e a ver uns videos no Youtube, mais facilmente vais fazer as perguntas certas aqui a malta.

Como é óbvio não há um caminho único a seguir, uma única lógica ou receita... Não esperes que em dois parágrafos qualquer um dos pescadores mais experientes aqui do sitio te ensine a pescar. O principal começa dentro de ti.

Explora o forum, lê muito antes de perguntares porque muitas das coisas que vais perguntar, já estão respondidas algures aqui pelos variadissimos tópicos de totós e ajudas...

Não te esqueças de uma coisa importante, sem a tua ajuda ninguém te consegue ajudar!

Não interpretes isto como uma lição de moral porque como tu, eu também estou no inicio e a aprender muito ainda...

Boas pescas!
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Do pouco que conheço para a zona de sesimbra o melhor é cana fundo/surfcasting para praia e rocha (ao fundo).
Cana de boia para uns sargos e carapaus (atenção aos gatos e buracos)

Quando digo cana digo cana, carreto e outro material indispensável.

Mais dia menos dia irás apanhar uns peixes, de certeza.
Alvaro Leite
Registado: terça set 11, 2012 9:16 pm

Mensagem por Alvaro Leite »

Boas companheiro!

Quanto aos pesqueiros não te posso ajudar, pois não sou da zona.

Relativamente à aprendizagem, o que te posso dizer é que o ideal é começares por acompanhar uns amigos que já pesquem para veres se gostas, ter algum contacto com equipamentos e materiais, com os locais, etc.

A pesca é uma modalidade que é extremamente relaxante ao nível mental, mas também é muito desgastante a nível físico.
E cuidado que isto É UM VÍCIO!!!!!!! :join: :join: :join:

Se gostares, mais tarde ou mais cedo vais comprar um conjunto para surfcasting (fundo) + um conjunto para boia + mais um conjunto para spinning + mais um conjunto para barco, e por aí fora!!!!!!!!

Começa pelo surfcasting:

- Cana de 4,20 / 4,50 mts carbono até 250 / 300 gr.
- Carreto com alguma força com linha mono 0,40 para começar.
- Suporte para a areia,
- Linhas para as montagens 0,20, 0,30, 0,35..... ( pesquisa os tópicos de montagens cá do fórum e também a secção de bricolage)
- Anzois nº 4, 3, 2, 1, 1/0, 2/0
- Destorcedores,
- Chumbadas triangulares e amêndoa de 80 / 100 / 120 / 150gr
- Lanterna e starlights ( noite )
- Agulha e fio de iscar
- Iscos (vários ) sardinha, navalha, lula, casulo, bicha, etc.
- Forma de medir o peixe ( régua, marcas na cana, marcas na mala da ferramenta, etc )
- Alicate de pontas, fita isoladora, umas zip-ties, uns elásticos, tesoura, corta-unhas e faca.

Vestuário:
- Casaco
- Impermeável
- Galochas
- Chapéu

Comidinha, bebidinha, e TELEMÓVEL pois os acidentes acontecem.....

Espero ter ajudado a confundir um bocadito..... :lol: :lol: :lol:

Abraço
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
zooyork Escreveu:Bom dia a todos.
Estou determinado a aprender a pescar. Sem querer ser discriminatório pretendo apenas pescar em água salgada.
Moro na peninsula de setubal, mais propriamente nos arredores de Sesimbra, portanto presumo que tenho bastantes e bons spots para efectuar boas pescarias.
O problema é começar!!! :hellllp:
Não tenho qualquer noção de pesca. Penso que todos vós já se depararam com o mesmo problema.
Agradecia que se possível me dessem alguma ajuda acerca de praticamente tudo e que partilhassem o vosso conhecimento! Material, técnica, etc...
Muito obrigado em antecipação a todos.
CC
Caro companheiro já o disse na tua apresentação, mas vou aqui repetir, para a eventualidade de não ires ao outro local, o teu avatar vai ter de ser mudado, pois o mesmo é uma marca de material para embarcações, entre outras e está expresso nas regras, nomeadamente na que aqui transcrevo:

8- No avatar deve ser colocada uma fotografia, que identifique o utilizador, ou algo que aprecie e não serão permitidos no avatar, bem como na assinatura, menções a marcas comerciais ou sítios na internet.

tratando-se o mesmo do logotipo de marca, pelo que tem o mesmo de ser mudado urgentemente e desde já agradeço a tua compreensão.

Abraço.

Braga
Responder