época balnear

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"época balnear"
na nova versão do site.

broas
Registado: sábado jul 14, 2012 2:41 pm

época balnear

Mensagem por broas »

bom dia pessoal.

já algum tempo que não passava pelo sitio pois estive fora num local sem rede.

bom mas abri este tópico para perguntar se alguém me sabe informar quando acaba a época balnear pela zona de Aveiro. é que eu queria dar uns saltos até à areia durante o dia.

um abraço e boas pescarias. :fixe:
rjp trindade
Registado: terça ago 28, 2012 3:04 pm

Re: época balnear

Mensagem por rjp trindade »

broas Escreveu:bom dia pessoal.

bom mas abri este tópico para perguntar se alguém me sabe informar quando acaba a época balnear pela zona de Aveiro. é que eu queria dar uns saltos até à areia durante o dia.

por norma, não sei se é a nivel nacional ou não, a epoca balnear dura até ao dia 15 de setembro, mas em certos sitios, onde não sei, estende-se até ao final de setembro.
mas na minha zona, mesmo na epoca balnear pode-se pescar durante a noite, ai na tua zona deve ser igual ou não???
broas

Mensagem por broas »

boa noite camarada rjp trindade,

sim durante a noite é permitido pescar. mas eu ainda sou novato na pesca em ondas e para testar melhor o material e e ver como melhor trabalhar com o mesmo.

já agora durante a noite como se consegue escolher um pesqueiro em condições? existe algum truque relevante?

boas pescarias :fixe:
rjp trindade

broas Escreveu:boa noite camarada rjp trindade,

sim durante a noite é permitido pescar. mas eu ainda sou novato na pesca em ondas e para testar melhor o material e e ver como melhor trabalhar com o mesmo.

já agora durante a noite como se consegue escolher um pesqueiro em condições? existe algum truque relevante?

a melhor maneira de se avaliar o mar é de dia e na maré vazia(para quem se inicia nesta pratica), que é quando é mais facil de identificar fundões, cabeços, agueiros(esses mais faceis de identificar), havendo tambem quem identifique pesqueiros em pontos mais altos (ex. dunas), de forma a ver pontos mais escuros do mar, mas por vezes tambem passa pelo conhecimento de certos pesqueiros onde pesquemos regularmente. Mas com a pratica regular e com o conhecimento dos mais velhos, quando digo velhos não quer dizer que seja de idade mas sim em experiência, aprendemos sempre algo mais, não só na avaliação de pesqueiros, mas sim tambem na forma de os encarar e de pescar consoante o estado do tempo, as especies que pretendemos apanhar, a altura e estado da maré, etc...
agora no meu ver isso quer é pratica e pesca pra frente, lol :fishcool: :boia:
espero ter ajudado.
boa pescarias
broas

Mensagem por broas »

boa tarde,

ajudou sim. Eu durante a noite costumo ir para sítios mais calmos assim que a época balnear acabar vou começar a conhecer melhor a minha praia durante o dia.

obrigado pelas dicas senhor trindade :fixe:

boas pescas
rjp trindade

broas Escreveu:boa tarde,

ajudou sim. Eu durante a noite costumo ir para sítios mais calmos assim que a época balnear acabar vou começar a conhecer melhor a minha praia durante o dia.

obrigado pelas dicas senhor trindade :fixe:

boas pescas
elá...senhor não :no: :no: :no: , lol, companheiro ou amigo, ok?
savelha
Registado: domingo set 03, 2006 4:53 pm

Mensagem por savelha »

broas Escreveu:bom dia pessoal.

Boas

O período de duração da época balnear varia de zona para zona. Esses períodos e as diversas zonas podem ser consultados aqui:

http://snirh.pt/index.php?idMain=1&idItem=2.1

Relativamente à pesca durante a época balnear em praias concessionadas, quer diurna, quer noturna, não é permitida. A lei não diferencia o período noturno, fazendo apenas referencia à proibição.

Portaria 144/2009

Artigo 7.º
Restrições à pesca lúdica
1 — É proibido o exercício da pesca lúdica:
a) A menos de 100 m do acesso a embarcadouros, docas e portos, bem como de áreas delimitadas de estaleiros de construção naval e estabelecimentos de aquicultura;
b) A menos de 100 m da desembocadura de qualquer esgoto desde que este esteja devidamente assinalado;
c) Dentro das áreas delimitadas dos portos e marinas de recreio;
d) Nas praias concessionadas, durante a época balnear, e também até ao limite de 300 m da linha da costa em frente a essas mesmas praias.

Na maioria dos casos, a PM permite que se pesque após os nadadores salvadores arrumarem a "tralha". O melhor é consultar a capitania da área em que pretende pescar.

Cumps.
João Borges
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

broas Escreveu: já agora durante a noite como se consegue escolher um pesqueiro em condições? existe algum truque relevante?

O truque que eu uso é ir pescar sempre que posso :join: :join: :join:

Abraço amigo e boas pescarias :fixe: :fixe:
Responder