Nanofilamento

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nanofilamento"
na nova versão do site.

jm_araujo
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Re: Nanofilamento

Mensagem por jm_araujo »

Alguém na Berkley continua a não saber converter polegadas em mm.
NESTE SITE OFICIAL temos:
Resistência Diâmetro (em polegadas)
6 lb. 0.005
8 lb. 0.006
10 lb. 0.007
12 lb. 0.008
Convertendo (1lb=0,45Kg, 1polegada=25,4mm) temos:
Resistência Diâmetro
2,70 kg 0,13 mm
3,60 kg 0,15 mm
4,50 kg 0,18 mm
5,40 kg 0,20 mm
Que não bate certo com essa tabela...

A linha é um multi-filamento fundido com um método proprietário de forma que fica muito parecido a um mono normal. Tendo isso em conta, a resistência é equivalente a um multi entrançado normal: se é o mesmo material, tem de ter a mesma resistência :pau:

Eu comprei uma bobine destas que tenho num carreto que uso no corrico e por enquanto estou satisfeito, mas só usei umas 3 ou 4 vezes. Tem uma saída muito semelhante ao mono, mas é flexível como o multi. Não absorve água como os multis, e os nós desfazem-se como no mono.

Os tipos da Berkley recomendam uns nós especiais, mas uso os de costume do multi e não tive surpresas.

Parece-me uma linha que reúne a vantagem dos monos com a resistência dos multis, e só lhe falta ser transparente.

Quanto a preços, numa loja online portuguesa vi os 150m por €26,5 (sem portes), comprei no ebay dos EUA por 18,3€ e recebi numa semana.

Zé Maria
BrunoFerreira21
Registado: sábado set 03, 2011 9:23 pm

Mensagem por BrunoFerreira21 »

Neste Link tem a tabela com os diâmetros que aparecem na caixa e o diâmetro real e o respectivo peso!

http://www.berkley-fishing.co.uk/catalo ... ,7595.html
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Este fio já foi por aqui falado o ano passado vejam aqui

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... it=nanofil

assim já podem tirar mais ilações.

Abraço.

Braga
PeJotaFixe
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Mensagem por PeJotaFixe »

Esta linha é, maioritáriamente, utilizada pelos pescadores Americanos, na vertente de Casting, aos Achigãs.
Tal como o Araujo citou, estas linhas têm uma carga de ruptura muito baixa (5,4Kgs/0,20mm) comparativamente com os multis.
jm_araujo
Registado: domingo dez 27, 2009 3:49 pm

Mensagem por jm_araujo »

Fui mal entendido,
A rutura não é baixa em relação aos outros multis, é e tem de ser semelhante porque também é um multi.
O que há é muito aldrabão a vender linhas, que prometem ruturas impossíveis só para vender melhor.

Zé Maria
tiagopacheco
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Mensagem por tiagopacheco »

A maior vantagem teorica quanto a mim desde Nanofil , é não afundar tanto quanto o multi... Porque o multi fica "enxarcado" como uma corda, e este por ser revestido, não!
PeJotaFixe
Registado: quarta jan 25, 2012 2:50 pm

Mensagem por PeJotaFixe »

jm_araujo Escreveu:Fui mal entendido,
A rutura não é baixa em relação aos outros multis, é e tem de ser semelhante porque também é um multi.
O que há é muito aldrabão a vender linhas, que prometem ruturas impossíveis só para vender melhor.

Zé Maria
Faça uma pesquisa por marcas de multis, veja quanto é que anunciam para o diâmetro 0,20mm e compare com o Nanofilamento. Atenção que o Nanofilamento não é um multi! Pesquise nos sites Americanos das variadissimas marcas de multis porque, tanto a Defesa do Consumidor, como a IGFA ou a ISO, certificam os diâmetros e cargas de rupturas anunciadas.
tiagopacheco Escreveu:A maior vantagem teorica quanto a mim desde Nanofil , é não afundar tanto quanto o multi... Porque o multi fica "enxarcado" como uma corda, e este por ser revestido, não!
Já existem multis com revestimento e fio central em Gore Tex.
tiagopacheco
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Mensagem por tiagopacheco »

O nano aqui não tem pegado , nem vai pegar ... pelo preço ...
Conheço pessoal que o comprou deram aquela brutidade de euros, chegaram a praia, cabeleira e la vão 40€ ou 50€ po galheto...
Responder