100% totó

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"100% totó"
na nova versão do site.

Saritita
Registado: sábado set 01, 2012 1:59 am

100% totó

Mensagem por Saritita »

Boa noite,
Eu estava a evitar fazer um novo tópico quando poderia encontrar respostas por aí espalhadas, mas na verdade, uma coisinha aqui e outra coisinha ali torna se mais confuso para quem não percebe nada disto como eu!
A situação é a seguinte, aqui na zona há sargo, boga, e um outro peixe de feitio idêntico ao sargo mas com riscas horizontais, será dourada?
O tipo de pesca que vou praticar é «ao fundo» acho que é assim que se chama quando não usamos bóia, corrijam me se estiver errada. A pesca aqui é complicada à boia porque a corrente trás sempre a bóia para junto da margem.
E posto isto o meu problema é referente a todo o resto, isco, anzol, peso do chumbo ou chumbada (sinceramente não sei se chumbo e chumbada é o mesmo, ou serão as chumbadas grandes e os chumbos os pequenos?), montagem (ouvi dizer que era preciso destorcedor para os sargos).
Em fim estou praticamente a zeros, tenho todo o material (menos o isco) mas apenas sei empatar os azois e assim porque o meu pai ensinou me quando era pequena.

Obrigada desde já!
Desculpem toda esta ignorância sou mesmo "Totó" :hahaha:
pintassilgo
Utilizador Regular
Registado: domingo jan 11, 2009 2:48 pm

Re: 100% totó

Mensagem por pintassilgo »

nao tou a ver qual a referida zona .mas o que posso dizer e que o destorcedro nao e usado so pro sargo mas sim pra todas as especies.evita a torçao da linha e o trocar rapido dos estralhos.tanto por tar coçadas pela pedra como pra mudar o diametro da linha.iscos a muitos mas cada com propriedades melhores pra certas especies.
quanto ao chumbo depende da corrente.normalmente uso 100 a 120g mas nao tem muita corrente.com corrente vai por ai acima.

boas pescarias!!!
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Pois é isso mesmo, na linha madre( a que vem do carreto) enfias um stoper, uma pérola, um destorcedor, uma pérola e enfias outro stoper, este conjunto vai ficar á distancia que entenderes da chumbada, normalmente 20/30 cm, e serve para colocares o estralho com o anzol.

Na ponta da linha madre colocas um clip para encaixares a chumbada.

Os estralhos terão o comprimento que entenderes 60/70/100 cm e a espessura da linha andará pelos 0,25, 0,30, 0,35 mm .

A chumbada depende se a pesca é em zona de areia, piramides de 100 a 150g, se fôr em zona de rochas chumbadas redondas ou em forma de gota de 60 a 100 g.

Isto não é chapa cinco :join: terás de te adaptar consoante o mar te deixar pescar, uns dias está a correr outros não, uns dias está batido outros mais calmo, vais vendo o que melhor te serve.

Espero ter ajudado, ok !

Boas pescarias :fixe:

PS: entretanto vai vendo por aí no forum porque há muita informação e desenhos e fotos que ajudam muito a entender o que cada um descreve.
Saritita

Mensagem por Saritita »

Obrigada por tudo,
andei aí a pesquisar a pesquisar, dei por mim e passou a tarde toda! :hahaha:
A verdade é que nem sabia o que era um stopper :hummm:.... mas lá descobri! :mrgreen:

No entanto gostava que alguém me dissesse se fiz isto bem... é porque sinceramente não me parece muito bem!

Imagem

Em fim... estou mesmo a começar do 0!

Obrigada!
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Saritita Escreveu: A situação é a seguinte, aqui na zona há sargo, boga, e um outro peixe de feitio idêntico ao sargo mas com riscas horizontais, será dourada?
Pela descrição e se as riscas são amareladas, são salemas.

Abraço.

Braga
Saritita

Mensagem por Saritita »

TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Abraço.

Braga

Já estive a ver fotografias e são mesmo Salemas! É bom para comer? (Gosto muito de peixe, mas há certas espécies que não se encontram na praça à venda!)
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
Saritita Escreveu:
TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.

Abraço.

Braga

Já estive a ver fotografias e são mesmo Salemas! É bom para comer? (Gosto muito de peixe, mas há certas espécies que não se encontram na praça à venda!)
Eu quando as pesco deito-as fora, mas já vi pescadores levarem-nas em sacos separados do outro peixe capturado e nas grandes superfícies tenho-as visto a vender.

Abraço.

Braga
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Olha, nessa foto da montagem tudo pode funcionar, não uso esses stopers mas é preciso é serem stopers e funcionarem, no destorcedor também não uso o alfinete, ato o estralho directamente na argola do destorcedor, é menos tralha pendurada, ok !

Esse destorcedor com alfinete é bom para o final da madre onde depois penduras a chumbada.

Boas pescarias :fixe:
Responder