Pesca no Rio Tejo em Santarem

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca no Rio Tejo em Santarem"
na nova versão do site.

Raphael
Registado: terça jul 03, 2012 6:17 pm

Pesca no Rio Tejo em Santarem

Mensagem por Raphael »

Ola pessoal, mais uma vez la estou eu com as minha pequenas duvidas :?
Sou estudante na escola superior agrária de Santarém e passo cá muitos fins de semana, e com um rio tão belo como este porque não ir fazer umas pescarias...

O equipamento que tenho é mais especifico para o mar, onde adoro pescar, no enteando já fui dar banho à minhoca aqui no rio, mas em agua doce sou um verdadeiro maçarico, em 3 vezes que la fui, apanhei apenas duas fataças (ao fundo com 2 anzóis e com minhoca da terra), as quais devolvi ao rio, fiquei um pouco desmotivado.

Já andei aqui a pesquisar mas não encontrei nada especifico sobre que iscos usar, e que tipo de montagens, de preferência para as fataças que segundo consta é o peixe que dá mais aqui na zona.

(tenho apenas uma cana mais especifica para SURFCASTING em carbono de 5m, e uma de pesca embarcada em fibra de vidro de 1.50m)

Peço ajuda a quem tiver dentro do assunto ou saiba de alguma coisa sobre o tema, um abraço!
Raphael

Re: Pesca no Rio Tejo em Santarem

Mensagem por Raphael »

Seguindo o tema alguém sabe que isco ou amostras e ou montagem usar na pesca ao Barbo e que de realmente resultado?
fdp
Registado: quarta ago 10, 2011 7:33 am

Mensagem por fdp »

Boas camarada RAPHAEL !!
Pesca em água doce , para mim é zero , como tal não te posso ajudar !! :huuum: :huuum:
Raphael Escreveu:Já andei aqui a pesquisar mas não encontrei nada especifico sobre que iscos usar, e que tipo de montagens
Estava a estranhar que não houvesse cá em «casa» informação sobre o assunto , então pesquisei !!
Raphael Escreveu:de preferência para as fataças
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =16&t=6497
Raphael Escreveu:Seguindo o tema alguém sabe que isco ou amostras e ou montagem usar na pesca ao Barbo e que de realmente resultado?
http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =76&t=2742
E estes são só dois exemplos , procura no fundo do baú (subtópicos mais antigos) em PESCAS EM ÁGUAS INTERIORES , e vais ver que encontras muita leitura !!
Em alternativa podes sempre utilizar a caixa de pesquisa no canto superior direito da página inicial !!!
Espero que encontres o que procuras !! :fixe: :fixe: :fixe:
Raphael

Mensagem por Raphael »

Obrigado!

Foste espectacular, eu já tinha realmente andado a pesquisar mas nada, mas como se costuma dizer quem sabe sabe, e tu sabes! :fixe:

Mais uma vez obrigado, fiquei com as minhas duvidas existenciais praticamente todas solucionadas...
Um abraço amigo :beer:
Raphael

Mensagem por Raphael »

Então é o seguinte, a montagem que me deu melhor resultado na pesca à fataça (tainha do rio) foi ao fundo e/ou a meia água (dependendo como a fataça esta a alimentar na altura) com a "bailarina", usando como isco a minhoca coreana!

Ou então com as colheres rotativas que também é uma óptima opção. Apenas temos ter em conta é se a água está mais barrenta ou menos barrenta (mais fechada ou mais aberta), o que vai influenciar a cor da colher rotativa para cores mais brilhantes, e claras ou mais escuras.

Soube também que à pessoas que pescam fataça ao corrico com a bóia de água e a amostra, mas não sei que amostras são utilizadas, e nas lojas de pesca a que fui aconselham sempre as colheres rotativas. Se alguém souber que amostras são utilizadas diga-me.

Quanto aos barbos apanhei uns mais distraídos mas não usei isco ou montagens apropriadas a esse tipo de pesca, no entanto li um artigo de pesca em que a pesca ao barbo é deveras viciam-te quando é feito a pesca à pluma e muito eficaz.
Segundo pude concluir a melhor altura de praticar este estilo de pesca ao barbo, é quando ele se anda a alimentar nos baixios, no entanto estes peixes são super desconfiados e ao mínimo sinal de alarme la se vai a pescaria, assim sendo a temos de nos aproximar sem sermos vistos, estilo "felino", e depois quando lançada a isca junto a eles é quase certo que ferre, quando andam em modo de caça.
No artigo eles ensinam ainda a fazer um escaravelho artificial para servir de isca, que é fixada ao anzol, quem estiver interessado posso fazer um scanner à imagem.

Obrigado a quem participou neste artigo, e ajudou-me a tirar as minhas duvidas e a evoluir neste estilo de pesca à fataça, e espero ter também contribuído neste ultimo esclarecimento...
Um abraço!

(Ps. Se disse alguma bacorada corrijam-me!)
Responder