Linhas não cónicas para chicotes

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Linhas não cónicas para chicotes"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro eu digo como o Abade, qualquer linha da ordem dos 0,40 mm serve bem para chicotes,(desde que suporte os impactos dos lançamentos) esse 0,50 que usas só pode ser mais complicado é de fazer o nó com as linhas mais finas mas de resto tudo bem.

Boas pescarias :fixe:
fergar
Mensagens: 22
Registado: terça jan 08, 2008 1:14 am

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por fergar »

ffgsoares Escreveu:Ó companheiro eu digo como o Abade, qualquer linha da ordem dos 0,40 mm serve bem para chicotes,(desde que suporte os impactos dos lançamentos) esse 0,50 que usas só pode ser mais complicado é de fazer o nó com as linhas mais finas mas de resto tudo bem.

Boas pescarias :fixe:
Tenho uma linha 0,40 que experimentei como chicote e...cada tiro cada melro, ia tudo a perder de vista...e sem retorno. Isto com lançamentos ground cast.
Para unir o 0,50 ao 0,25 do carreto uso o nó cónico e é na boa...resistente, fino, fácil de fazer, e com um formato a facilitar a saída pelos passadores (não Low Rider).

Ab
baratocha
Mensagens: 142
Registado: terça jan 17, 2012 11:57 am

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por baratocha »

boas. fergar, gostaria de ter ideia que nó conico é esse pois estou a pensar fazer uma baixada de 0,50 num 0,28 e a pratica dos nós de uniao é pouca e tou recetivo a inovar.
obrigado :help:
fergar
Mensagens: 22
Registado: terça jan 08, 2008 1:14 am

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por fergar »

baratocha
Mensagens: 142
Registado: terça jan 17, 2012 11:57 am

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por baratocha »

excelente, muito bem explicado!!! =D>
ondapesca
Mensagens: 113
Registado: sábado jan 16, 2010 4:58 pm

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por ondapesca »

fergar Escreveu:
ffgsoares Escreveu:Ó companheiro eu digo como o Abade, qualquer linha da ordem dos 0,40 mm serve bem para chicotes,(desde que suporte os impactos dos lançamentos) esse 0,50 que usas só pode ser mais complicado é de fazer o nó com as linhas mais finas mas de resto tudo bem.

Boas pescarias :fixe:
Tenho uma linha 0,40 que experimentei como chicote e...cada tiro cada melro, ia tudo a perder de vista...e sem retorno. Isto com lançamentos ground cast.
Para unir o 0,50 ao 0,25 do carreto uso o nó cónico e é na boa...resistente, fino, fácil de fazer, e com um formato a facilitar a saída pelos passadores (não Low Rider).

Ab
Amigo Mário :olaaa: , devia ter avisado a malta aqui do fórum dos seus bons registos no casting.
Não é qualquer um que lança 161m com linha 0,30 no carreto como vc fez no workshop de casting em Julho de 2008, recorda-se.
Nem sei se não foi o melhor registo do dia, e estava lá o José Afonso e Vítor Mota, malta muito mais batida no assunto.

Quanto à linha que escolheu para os leaders não cónicos, a Leoni Carrera, uma boa linha para montagens, excelente relação qualidade/preço, no entanto não me parece indicada para os chicotes. É uma linha que pela sua dureza e pouca elasticidade vai com o tempo acusar em demasia o facto de estar enrolada na bobine do carreto, não é uma linha que tenha muita memória como as linhas Fluor Coated, mas acaba pela sua rigidez por lhe limitar os arremessos bem como irá provocar demasiado atrito nos passadores, mesmo que estes não sejam low rider.
Aliás, o próprio método de bobinagem da linha é revelador disso mesmo, uma linha pouco indicada para estar encarretada, mesmo que sejam apenas meia dúzia de metros. Se soltar (largar) a linha da bobine original verá que ela não sai escorreita, mas em espirais.

Para o fim a que se destina aconselho-lhe uma linha que é pouco ou quase nada referida, é uma excelente linha não fosse ela fabricada pela TORAY, destinada precisamente para bobinar carretos, vem em bobines de 300m bobinados em parelelo, no entanto penso que não haverá em 0,45mm de espessura, mas tem o 0,50 e 0,40. Trata-se da Salt Line Victoria da casa Amorim Dias, uma linha suave e muito macia, que resiste bem à salinidade, espero que pelo menos o 0,50 aguente bem os seus arranques :fixe: pessoalmente ainda não encontrei melhor

Quanto ao nó cónico que apresentou :nono: nada a dizer do nó cego da linha de maior espessura, o outro :hummm: :no2: :no2: experimente antes o único em vez do nó de trilene :pay:
Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Mário, há linhas e linhas, eu quando falei no 0,40 mm pensei numa linha com carga de rotura de vinte e muitos kilos, no entanto também não sabia que tipo de lançamento ias fazer,... claro que o ground cast obriga a uma grande resistência por parte da linha, não é que eu use esse tipo de lançamento e, nem tenha essa performance. :join:

De qualquer forma o que importa é que acabáste por encontrar o que precisavas, além de que sempre podes fazer outras experiências com linhas mais macias,(menos memória) até tirares o melhor partido da coisa.

Boas pescarias :fixe:
fergar
Mensagens: 22
Registado: terça jan 08, 2008 1:14 am

Re: Linhas não cónicas para chicotes

Mensagem por fergar »

Amigo Mário :olaaa: , devia ter avisado a malta aqui do fórum dos seus bons registos no casting.
Não é qualquer um que lança 161m com linha 0,30 no carreto como vc fez no workshop de casting em Julho de 2008, recorda-se.
Nem sei se não foi o melhor registo do dia, e estava lá o José Afonso e Vítor Mota, malta muito mais batida no assunto.
Viva :olaaa: Recordo-me muito bem...a minha cana quando lá cheguei não encaixava os elementos e tive de lançar com uma do Zé Afonso, que teve a amabilidade de ma deixar experimentar. Mas não sei qual era o diâmetro da linha, só sei que era uma linha preta com um chicote atado com, se bem me lembro, dum lado um nó cego e do outro um grinner, num carreto vermelho de bobina alta e cónica.
Na realidade foi o melhor registo do dia. Nem sei como é que aquilo saiu assim, só me lembro que o meu indicador direito ficou dorido.
Para o fim a que se destina aconselho-lhe uma linha que é pouco ou quase nada referida, é uma excelente linha não fosse ela fabricada pela TORAY, destinada precisamente para bobinar carretos, vem em bobines de 300m bobinados em parelelo, no entanto penso que não haverá em 0,45mm de espessura, mas tem o 0,50 e 0,40. Trata-se da Salt Line Victoria da casa Amorim Dias, uma linha suave e muito macia, que resiste bem à salinidade, espero que pelo menos o 0,50 aguente bem os seus arranques :fixe: pessoalmente ainda não encontrei melhor
Não conheço essa linha, é uma questão de a experimentar. Também tenho a mesma opinião sobre a Carrera...muito boa para montagens, mas para chicotes..., de qualquer maneira, e como precisava duma que não partisse, até agora tem cumprido.
Quanto ao nó cónico que apresentou :nono: nada a dizer do nó cego da linha de maior espessura, o outro :hummm: :no2: :no2: experimente antes o único em vez do nó de trilene
Creio que não é o nó trilene...o trilene é para atar uma linha a um destorcedor/alfinete/amostra/etc.
Já experimentei o único e o grinner (que considero uma variante do único) e também não tive quaisquer problemas. Apenas me parece um nadinha mais fácil de fazer o cónico.

Ab
PS: Como é que você se lembra disso?
Responder