Ainda bem que nessa embarcação a coisa do engodanço, passou um pouco ao lado.drpauloalmeida Escreveu:Ora muito bom dia pescadores e engodadores![]()
como já foi tudo bem descrito aqui pelo pessoal não me vou esticar muito nas palavras.
Começo pela singela homenagem ao pescador e amigo Rui Valério, que apesar de não o ter conhecido, sei perfeitamente a importância destes actos. RIP Rui e espero que te tenhas divertido a ver estes "azelhas" todos juntos à pesca![]()
Ora como não fui no barco-enfermaria não tenho histórias de engodagem, apesar de alguns terem lutado e muito contra esta adversidade... amigo Aires Bento, se houve alguém que deu o nome a engodo foi ele! Quando estava um longo perído sem pescar tratava de soltar um mini-engodo e lá voltava à faina com safias de respeito! Esteve ao meu lado, super bem disposto, impecável, peço-te desculpa de estar sempre a embrulhar a minha cana com a tua, as cavalas estavam muito violentasO companheiro Carlos Simões esteve com fortes "dores de cabeça" durante a tarde
mas durante a manhã sempre que ouvia um carreto estava ele a facturar
amigos é mesmo assim, o mar não estava picado mas estavamos aproados ao vento e a vaga lateral pouco espaçada "mata" muito boa gente
![]()
Falta o Luís Gonçalo, irmão do comandante Braga, que fez jús à familia, grande pescador e conviva, tivemos uma competição saudável. Sempre com a lingua afiada para provocar, animar e descontrair o pessoal, que é mesmo isso que se quer!
Todo o resto do pessoal, infelizmente não tivemos oportunidade de nos conhecer melhor mas pelos visto se fosse no vosso barco era igual, nao conhecia quase ninguém![]()
Feijoada de sames é realmente um autêntico pitéu, a repetir numa próxima investida, se possivel com mais tempo para socializar.
Tudo muito bem organizado desde o início ao fim, especial agradecimento ao Braga por toda a logística e gestão do convívio, é de louvar a dedicação e disponibilidade, simplesmente 5*.
Pescaria propriamente dita, eu não me posso queixar. De manhã as cavalas mais pequenas estavam a dar algum trabalho a fugir para se chegar aos "escamas" mas não saia fanecas e, além dos serrões não havia competição, era cavalas ou sargos(safias) e lá ia saíndo um carapau entre outro. Enquanto o tempo esteve encoberto fiz uns bons sargos, carapaus, choupa e um besugo logo quando o tempo abriu. Depois foi uma luta contra as big cavalas e os serrões que estavam a deixar o pessoal doido, pelo que resolvemos mudar de spot, a partir dai a pesca ficou mais diversificada e ia-se apanhando um pouco de tudo. No final, contas feitas, 37 sargos (safias), 36 cavalas, 9 carapaus, 4 choupas, 2 besugos, 5 ruivos, 3 pissos e X serrões e X fanecas (estes peixes não contabilizei, estava estafado da pescaria e como vinha num balde à parte...).
Quanto a fotos... eu bem levei a máquina... nem saiu da mala... tirei apenas uma ao peixe, já em casa... que mais logo postarei.
Um abraço
P.S - Oh João nº1 então a tal cana era para deixares a embarcada? sendo assim nem vou olhar para ela, não quero
O Luís Gonçalo não é meu irmão, é meu primo, porque vive com uma prima direita.
Mais uma vez a feijoada de sames fez sucesso, passaram a ter mais uns adeptos.
Abraço.
Braga