Pesca para iniciado

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca para iniciado"
na nova versão do site.

SteakBreak
Registado: quinta mai 17, 2012 12:54 pm

Pesca para iniciado

Mensagem por SteakBreak »

Boa Noite,

Comecei a pescar há cerca de um mês, sempre ao fundo, na alfândega ou do lado do Cais de Gaia.
Sem muito sucesso, uma vez que ainda estou a aprender.

Fui 2 vezes até S. Jacinto, um lugar mais tranquilo, que gostei mais, até porque já se pescaram umas douradinhas, mas muito pequenas :shock:

Gostava que me indicassem assim uns sítios porreiros para quem está a começar.

Desde já obrigado.

Abraços
MUITO COMPLICADO
Registado: domingo fev 26, 2012 11:08 pm

Re: Pesca para iniciado

Mensagem por MUITO COMPLICADO »

olá pescador iniciado,

bem vindo ao clube dos apreciadores da naturesa e da boa vida á beira d´´agua.
Não te vou dizer o segredo mais bem guardado, ou seja , onde há peixe :hahaha: :hahaha: :hahaha: . Até porque não sendo da tua zona, não faço a menor ideia.
Mas não quero deixar de te alertar, enquanto iniciado, para duas palavras da tua escrita: "MUITO PEQUENAS".
Assumindo que não saibas, deixo-te o alerta , de que há um minimo tamanho para a captura de cada espécie.
Esse mínimo comprimento , consta da chamada lei da pesca, bem como a respectiva cóima, que pelo que sei começa em 250 páus (Preço de um bom carreto : :diabo: : e vai até 2500 preço de um carrito em 2ª mão :diabo: )
Pede na tua loja de artigos de pesca uma tabela de marés , além das horas e altura das marés, normalmente trás uma página com os comprimentos mínimos legais.
E agora, podes tu estar a perguntar-te: e se apanhar um peixinho inferior ao comprimento permitido ? que é que eu faço? :huuum: Deves devolve-lo á água. Tentando retirá-lo do anzol com o mínimo de danos possível, de modo a que sobreviva, e se torne adulto e possa vir a ser uma bela captura. No entanto, se estiver morto, terás de o devolver mesmo assim. Em principio, servirá de alimento a outras espécies, contribuindo assim para o equilibrio natural do ecossistema.
Agora, nunca faças o que já tenho visto alguns "pescadores" fazer. Pontapear um peixe pequeno para a água. Pescador que se prese, tem o maior respeito pelo peixe, qualquer que seja o seu tamanho.Já que é o peixe , o sujeito central desta maravilhosa actividade. O peixe não é o "inimigo" , muito pelo contrário.

:boia: desejo-te boa sorte e grandes capturas :boia:
SteakBreak

Bom dia,

Obrigado pela resposta.
Sim, eu já tinha visto que as douradas têm o tamanho minimo de 19 cm. O que queria dizer com muito pequenas era que não são daquelas com quilos :chora:

Obrigado pela ajuda. Ainda assim se alguém me puder dizer um sitio ( não precisa de ter muito peixe ), mas um sitio sossegado que se tire um peixe de vez em quando aqui na zona norte, agradeço.

Cumps
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

SteakBreak Escreveu:Bom dia,

Obrigado pela resposta.
Sim, eu já tinha visto que as douradas têm o tamanho minimo de 19 cm. O que queria dizer com muito pequenas era que não são daquelas com quilos :chora:

Obrigado pela ajuda. Ainda assim se alguém me puder dizer um sitio ( não precisa de ter muito peixe ), mas um sitio sossegado que se tire um peixe de vez em quando aqui na zona norte, agradeço.

Cumps
Sítios sossegados de certeza que muita gente te pode ajudar agora que saia peixe é que é mais difícil :join: :join: tens de ir muitas vezes para trazer um peixe, olha andei a gradar durante muito tempo e finalmente na semana passada lá tirei 3 Robalos mas é a vida do pescador amigo :hahaha: :hahaha:
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Boas,
Ora pesqueiros para iniciados e não só :hahaha:
Já pescaste nos "pilotos"? onde tem o marégrafo, pescar/lançar em frente junto às escadas, por vezes dá uns peixinhos como, enguias (boas) douradas, robalos, fanecas... pescar na enchente pois na vazante se estiver a correr muito tens muito maior probabilidade de perder material...
Tens também a meia laranja, também por vezes dá uns peixinhos, eu prefiro pescar lá ao fundo quando não está ninguem ou está pouca gente e claro com marés não muito fortes :fixe:
Paredão novo da foz virado para o mar também dá uns peixinhos como, fanecas, larotes, safios/congros mas de preferencia pescar o mais perto possivel do farol, que prende muito menos! no farol virado para a direita é lançar á vontade, longe, meia distancia, perto raro mesmo muito raro prender, tens é que ter cuidado com o patamar de baixo para a linha não prender lá ou roçar muitas vezes e ferir-te a linha ou partir :fixe:
Mais para cima no rio também podes pescar em frente (e para e esquerda e direita claro) do pescamania e do bibapesca, mas eu sinceramente não gosto muito de pescar ai... carros a passar etc... prefiro estar com menos ruidos :201: :join:
Também podes pescar em frente, ou seja do utro lado em gaia, por baixo da ponte da arrabida, na altura delas dá umas douraditas, dá umas enguias, uns robalitos... por ai....
Falei-te nos pesqueiros para pescares ao fundo,
Qualquer coisa chuta ai! :fixe:
Abraço e boas pescarias :fixe:
SteakBreak

Obrigado :D

Se calhar vou tentar pescar do lado de gaia por baixo da ponte da arrábida.

Quais são as melhores marés para pescar lá? Ainda não percebo muito disso :oops:
Que montagem aconselhas?

Eu tenho uma cana muito antiga ( já com os seus 40 anos lol ) e um carrinho da Mitchell que há 20 anos era topo de gama :roll:
krazy_dude
Utilizador Regular

SteakBreak Escreveu:Obrigado :D

Se calhar vou tentar pescar do lado de gaia por baixo da ponte da arrábida.

Quais são as melhores marés para pescar lá? Ainda não percebo muito disso :oops:
Que montagem aconselhas?

Eu tenho uma cana muito antiga ( já com os seus 40 anos lol ) e um carrinho da Mitchell que há 20 anos era topo de gama :roll:
Ai é porreiro, até tem uns banquinhos pá malta se sentar e quem quiser até faz uma patuscada que tem lá umas mesas para merendar :join:
Mas como me aconselharam a mim, aconselho aos outros, por razão de segurança tenta pescar mesmo por baixo da ponte, é que nunca se sabe o que podem mandar lá de cima...
tens aqui a tabela de marés http://www.pescador.com.pt/mares.php?id ... &offb=-0.0 se quiseres adiciona aos "favoritos"
Marés... não sou a pessoa mais indicada para te falar das marés, mas tenta na enchente ou na vazante se não for uma maré muito forte (se alguem puder ajudar neste campo agradeço :fixe: )
Mas também tens umas soluções, chumbada lá pa dentro, se estiver a correr muito (levar de arrasto a chumbada), mudas para uma mais pesada, por exemplo 120, 130gr... depende também se a cana aguenta lançar essas gramagens, e se mesmo assim estiver a correr muito, lanças para perto. por vezes saeim umas solhas também :fixe:
Quanto à cana, deixa lá isso, é o que tens e deves desfrutar do que tens, ainda pode ser uma boa cana, eu pesco com canas de gama baixa, e acredita tenho uma ou duas que devem ser bem piores que essa à vontade, mas pesco com elas na mesma, quem não gostar que não olhe :join: o que interessa é divertirmo-nos passarmos um bom bocado. quando se puder um tipo compra melhor :fixe:
Montagens eu não invento muito no rio, principalmente se o fundo for de areia, olha faço duas laçadas (como se coloca no fim do estralho/tenso só que duas) ao dares essa laçada acabam por ficar 3 e ficam duas para a chumbada (maior resistencia) e outra para o estralho/tenso... (fica como a imagem que coloquei)
Mas em breve o pessoal já deve ajudar melhor e corrige algumas coisas :fixe:
Anexos
sdfsdffdsfsdf.jpg
krazy_dude
Utilizador Regular

e não te esqueças de outra coisa importante, que é os anzóis...
Por exemplo se fores ao robalo anzois grandes, solhas anzois pequenos,
Se vires que estas a ter bastantes toques e nenhum peixe fica, é altura de mudar o anzol, mais pequeno, maior, anzol mais aberto, mais fechado, até saberes o que anda por lá :fixe:
Tenta levar uns anzois diferentes e de varios tamanhos já empatados de casa :fixe:
Qualquer dia se quiseres ainda combinamos uma pesquinha em qualquer lado, por acaso já tenho saudades de pescar ao fundo no rio, só para a descontra :join:
Abraço :fixe:
Responder