correio da manhã

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"correio da manhã"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

=D> =D> =D>

100% de acordo. Afinal parece que não sou o único a achar mal a excepção pedida para os ditos "campeões".

Deviam ser eles (os campeões) os primeiros a dar o exemplo de preservação das espécies. Isso sim é que devia ser feito. :roll:

E digo mais, para mim esses senhores não são desportistas, são assassinos. :evil:

GANHEM VERGONHA.

Se calhar estava na hora de reverem as regras desses concursos, mesmo as regras internacionais, caso permitam captura de exemplares pequenos.

É feio muito feio, esse tipo de capturas, mais vale apresentarem uma grade que isso. :evil:
pfzeca
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Mensagem por pfzeca »

Boas

é por essas e por outras, que nunca participei em concursos, nem penso em participar

Saudações do Oeste
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Olha Paulo, sei que por ex. em Itália já tentaram acabar com isso (Pesca Técnica...ie exemplares pequenos)... e sem muitos resultados.

De facto, e pensando em competição, qual o mérito de tirar um peixe de 100gr , ou o demérito de um de 50gr?

Agora Pescar assim só devia ser permitido SEM MORTE.

NA PESCA AO ACHIGÂ POR EX. SÓ PONTUAM OS PEIXES QUE CHEGAREM Á PESAGEM EM PERFEITAS CONDIÇÕES (por cá imagino que tb seja assim)...

Pensem agora na estação quente e nos inúmeros cardumes de recém nascidos que passeiam pelas praias indefesos.... o maior predador? UM CONCURSO DE PESCA onde uma centena ou mais de "pescadores" numa manhã podem dizimar toda uma geração de peixes!

Cá por mim sou pessimista....com atitudes como a deste Sr. Presidente da Federação, o que se pode esperar dos Pescadores de Competição?

Por mim, insisto: ENSINEM OS MAIS NOVOS A RESPEITAR E A PRESERVAR O AMBIENTE!

Uma dica :wink: :

Agora que o verão se aproxima, e que os banhistas curiosos rondam as nossas canas, mostrem o peixe aos mais novos e deixem que sejam eles a LIBERTAR os exemplares mais pequenos... NÃO SE VÃO ESQUECER daquele sarguito que das suas mãos saiu a nadar para o mar... são eles que de futuro vão criticar os mais velhos e as suas atitudes menos correctas. As minhas crianças, quando apanho algum exemplar menor (embora possa ter medida legal) são peremptórias, - ó pai vamos libertar o peixe, depois apanhas um maior!

Cumps Salgados

Paulo Felicio
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Por muito que me tentem explicar não vejo mérito nenhum em pescar peixes de 100 ou 50 gramas.

Não entra... sou "burro" :oops: demais para conseguir entender isso. Posso desculpar 8) caso haja pesca sem morte, mas entender, não entendo. :?

Mesmo nos concursos de pesca das colectividades, normalmente o mínimo que conta são 100gr, e temos de respeitar os tamanhos mínimos das espécies. :roll:
valtercosta72
Registado: sábado ago 19, 2006 2:23 pm

Mensagem por valtercosta72 »

Posso dizer que este ano houve um concurso de pesca de barco aqui na zona, e quando eu vi o regulamento, disse logo a uma pessoa da organização que não ia participar. Visto eles terem posto que era a peso, e eu disse que devia ser por pontos e com a tamanho minimo dos peixes a serem maiores do que a legislação diz. E não é que alteraram o regulamento! Tive pena de não pode ter participado nesse concurso.
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Flex só posso dizer =D> =D> =D> =D>

Também tenho uma filha pequena que gosta de apanhar teagem comigo: - vamos apanhar minhocas - diz-me ela sempre que estamos de férias em Vila Praia de Âncora. Da última vez que fui com ela e com a mãe para a praia estive a pescar junto a umas pedras no final da praia (no algarve) e pela primeira vez apareceu a fiscalização e pediu-me toda a documentação. No final disse-me que não podia pescar ali pois era praia concessionada ao que eu respondi. Mas a época balnear não abre só em Junho? (era final de Abril). Ao que ele me respondeu. - Eles têm uma autorização especial e a partir de abril não se pode pescar nas praias com concessão. Muito a contragosto lá me desloquei para umas pedras de onde já não podia ver a minha família. Como é que se vai poder pescar no Algarve se estão todas as praias concessionadas? mas tudo isto para dizer o seguinte:

Como estava a pescar junto às rochas e ao lado da família tirei vários peixes pequenos (bodiões, sarguitos, peixe da pedra) e sempre que tirava um entregava-o à minha pequena para devolver e ela toda contente lá ía e colocáva-o na água, o que a deixava toda feliz (no primeiro teve medo mas nos outros já os queria tirar do anzol). Esses ensinamentos devem de ser introduzidos desde pequenos e serão estes que vão dar o exemplo (pois os pequenos dizem tudo o que pensam sem papas na lingua) chamando a atenção a alguém que não faça assim.

Também concordo contigo e com o Paulo. Na pesca de competição não deviam deixar o peixe morrer e só ser pontuado o que estivesse em condições (como na pesca em águas interiores e ao achigã) de ser devolvido depois de pesado. Nos treinos, e porque são treinos, todo o peixe devia de ser devolvido logo que pescado. A utilização de anzol sem farpa também devia de ser obrigatória.

Só preservando hoje é que podemos ter amanhã... :wink:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Felizmente por um lado que o campeonato nacinal é disputado por pontos e respeitando as medidas minimas, sinceramente não me estou a ver a apanhar medalhas e meldalhitas...
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

acredito que o próprio pescador em campeonato ou torneio tem consciência de que o que está a fazer é errado, cabe a quem estipula as regras, mudar as mesmas. não sei digo eu... :twisted:
Responder