Então é assim...
Estriei-me recentemente nas pescarias, mais propriamente no surfcasting.
Após 3 idas. 2 diurnas 1 noturna e resultado apenas na primeira, um rodovalho sem medida...
Então que entre pescarias, na dita "manutenção do equipamento pós-pesca" segui o conselho, e correto, de quem me ajudou a escolher material...
De desmontar a bobine do carreto, e deixar uma hora ou duas dentro de agua, para tirar a salitre da linha etc...
O que acontece é que após isso, secar muito bem com um pano, monta no carreto e siga pesca no dia seguinte.
Chegado ao local, ritual de montagem, e DRAG éra o mesmo que não ter...
Era preciso puxar a linha a quase a cortar dedos... para mexer um pouco. Mesmo todo desapertado!!!
PASSEIME. mas como não era altura nem local para andar a ver... la pesquei mais uma grade nessa manha.
Ontem chegado a casa, a pensar naquilo, lá resolvi meter mãos a obra...
Usar a maravilha da WWW mais propriamente "youtube" e a mais simples pesquisa "REEL DRAG FIX"..
e Voila... n resultados, lá entendi como funcionava o drag e como desmontar...
E com o gosto pelos bricolages, tmb ossos do oficio... la desmontei o meu.
Então o que causou a prisão do DRAG.
O drag, para quem não sabe, é formado um conjunto de anilhas de metal e de outro material, intercalado com lubrificante, que forma um sistema de fluidos que dependendo do aperto, "Deixa rodar ou não a bobine do carreto"..
O que acontece no meu carreto é que as anilhas do meu carreto, umas são de metal, outras de uma espécie de papel prensado.
Orá... Umas horas submerso em agua, as anilhas de papel quase que dobraram de tamanho de inchadas... Logo drag nem mexia.
Bem, saca anilhas de papel, seca com pano, bota para o microondas em grill, com uma travessa de vidro por cima para prensar com peso.
5 minutos. (Não é preciso temperar...
Secas e de volta a sua quase forma original. montar de novo tudo, lubrificar sempre entre camadas de anilhas.
E tá como novo.
Por isso fica aqui o relato para quem tiver situação semelhante.
Um gajo tá sempre a aprender.
Abraços.