Sendo eu pescador há muitos anos (33) e tenho 39 de idade , sou obrigado a tecer aqui alguns comentários. Pesquei, pesco e pescarei no futuro para comer,....para mim o final da pescaria acaba no prato, seja a comer uma carpa , uma sopa de peixe do rio ( á alentejana) , um achigã grelhado , um alburno ( ou pardelha , ou perca) frita , etc,etc
Seja a comer uma cavala grelhada , uma salema no forno , uma tainha,.....um sargo, um robalo, um carapau ( o único peixe que não como, é mesmo a boga de mar , ......que a de rio tb marcha).
Agora devemos ter em conta o seguinte , só devemos reter o peixe que vamos consumir ( ou aquele que sabemos que alguém irá consumir ) , pois recuso-me a deitar peixe para o lixo,.....se tenho uma pescaria suficiente para comer , não capturo ( retenho) mais exemplares.
Apesar de admirar o catch and release ( captura e solta), e praticá-lo quando a pescaria é abundante, pesco para comer , e muito prazer me dá comer aquilo que apanhei,...ou oferecer a alguém amigo, peixe fresco ( seja de mar ou de rio).
Não resisto a contar-vos uma história pessoal, tendo eu raízes alentejanas, passava boa parte das minhas férias no Alentejo.
Assim que chegava , o meu falecido avô , dizia-me em tom de desafio,......"netinho , já aí estão os poejos,......"
Pois bem,......se havia poejos , faltava apenas o peixe do rio para uma sopa de peixe alentejana,.......e lá ia eu a pedalar na bicicleta "pasteleira", a caminho da ribeira de seda, buscar os barbos, as carpas , os bordalos (escalos) , as bogas ,...algum achigã fugidio, de modo a "saciar" a fome do meu avô.
E nos dias seguintes ia novamente á pesca , pois havia de deixar "stock" suficiente na arca congeladora, para o meu avô poder, de tempos a tempos ( na minha ausencia) fazer novamente uma sopinha de peixe do rio,......e lembrar-se assim do seu netinho, e satisfazer a sua gula pessoal .
Muitas vezes ofereci peixe a "avós" que tinham netos que não apreciavam a pesca, e sentia-me bem por isso,......afinal o trindade ( filho e neto de pescadores), mantinha a tradição de oferecer peixe na rua, e as tradições são para manter !!!!
O relato vai longo, já revisitei o meu passado ( e muitas saudades tenho desses tempos) , hoje já poucos Avós restam nessa rua,......eu estou mais velho,.....mas continuo a pescar para comer e a dar algum peixe ,.....e acreditem , não me sinto nada diminuído por trazer sempre ( ou quase) peixe para casa. Do mesmo modo que respeito e percebo quem faz do catch and release uma maneira de viver , acho que deveria haver alguma consideração por todos aqueles ( como eu) que entendem que a pescaria acaba no prato.
Não sei se compreenderão estas minhas palavras,...talvez seja o vinho a falar ( rematado com um bom medronho) do jantar, mas por vezes sinto uma censura difícil de compreender,......por consumir certas variedades de peixe,.......não há pescadores superiores e inferiores,......há só e apenas,...... pescadores DIFERENTES !!!!