Robalos no Tejo

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Robalos no Tejo"
na nova versão do site.

eliok10
Registado: terça jun 07, 2011 7:06 pm

Re: Robalos no Tejo

Mensagem por eliok10 »

Acho que ele queria dizer 3 , mas clicou no 7 por engano hahaha .

CUmprimentos :hahaha:
Artur J.
Registado: sexta jan 06, 2012 11:03 pm

Robalos no Tejo

Mensagem por Artur J. »

Daqui a um ano ou dois, nem sombra deles. :nono:
Para bem desta modalidade desportiva, postem fotos de belos exemplares de robalos.
Há coisa melhor, do que de vez em quando, tirarmos um bom robalote.
É o que todos ambicionamos, e nesses momentos a adrenalina é total.
:boia:
---------------------Boas pescarias....................................................................
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Olá Thierry. Então gostas-te de pescar? Divertiste-te? Espero que sim...

Eu era miúdo, já faz uns anos :lol: , infelizmente, e enchia sacadas desses robalos no tejo. Chegava a capturar dezenas diariamente. Existe algo que jamais me esquecerei enquanto viver. Do prazer que tinha ao capturá-los, ficava realmente fascinado, era como um doce para uma criança. E de chegar a casa já de noite e de a minha avó me ralhar e dizer que ia ter que estar a arranjar peixe até ás 2 da manhã... Tempos que não voltam, tempos felizes, tempos que guardo com saudade na minha memória. Nesse tempo não existiam medidas, não existiam restrições, era para teres uma ideia, "à vontade do freguês". Adorava voltar a trás pela parte em que realmente fui muito feliz, mas sei que contribuí para que os jovens de hoje tenham falta de pescado.
Perguntas tu... E Filipe foi esse peixe que apanhas-te por muito que tenha sido o responsável por esta escassez?
Bem, responderia-te que não... Que foram principalmente as redes, que é principalmente a falta de organização estatal e até dos pescadores que fazem com que não nos entendamos... Que não fui o culpado, mas... fiz parte dele... Ainda que legalmente, porque a fronteira, entre o fazer bem ou mal, hoje em dia nesta sociedade, é apenas o ser legal ou não, e ainda que legalmente Thierry contribuí sim.
E hoje? Bem, hoje não tenho essa sorte :lol: , apanhar os 50, 60, 80, 90 robalos que eu apanhava sozinho é quase utópico... Apanho menos, nem sempre grandes, mas tento dentro do possível não apanhar exemplares abaixo dos tais 36 cm que a lei lá decidiu que era a medida.

Se acho bem? Epa até acho... Tem que existir um limite, algo, digamos que coerente. Essa mesma coerência, que nem sempre encontramos na vida, na sociedade, e principalmente nas pessoas.

Para onde quero ir com esta conversa da xaxa? Bem, sei o que é divertir na pesca, lembro-me com saudade do que sente um jovem, ou um adulto que seja, quando ao começar a pescar, apanha uma boa pesca, os primeiros exemplares... Sei bem...

Com tudo isto, te digo que espero mesmo que te tenhas divertido e que procures de futuro mais conscientemente repensar... Só porque o que eu fiz, acredita que te prejudicou, e o que tu e outros hoje fazem, pode prejudicar um dia os teus filhos...
É por isso que mesmo eu tendo a perfeita noção de que eu e os lúdicos não somos os responsáveis principais por os problemas da pesca, sei que também somos parte do problema, e tento cumprir, como disse, dentro do possível. Não porque concorde com tudo o que "existe", mas porque quero pescar "amanhã".

Por isso não te vou melindrar, não leves a peito algumas intervenções mais acesas, elas são fruto da net... e da memória de quem se esqueceu de como começou no mundo da pesca... Ainda há semanas falei isso com um amigo do blogue num café. Tal como eu ele começou em miúdo, apanhando tudo o que "vinha á rede". E era feliz... E muitos se esquecem aqui que não começaram de certeza a apanhar robalos de quilo, de dois quilos, etc, etc, etc.

Só que, infelizmente, porque o pescado é escasso, quando comparado com antigamente, hoje não se pode apanhar livremente tudo o que queremos. Logo tens que aprender de outra forma, diferente da que eu aprendi. Os tempos são outros, e embora eu não concorde com a forma como te chamaram a atenção, eles têm razão... Toda a razão.

Um abraço, e como te disse, quando precisares de uns pontos no tejo, eu dou, sem qualquer problema. Diverte-te e cumpre com as medidas legais.
Deixo as medidas: Robalo: 36cm; Baila(tem umas pintas no dorso) 20 cm; Dourada 19 cm; Sargo 15 cm, xarrocos, lol, bem faz um favor, apanha muitos eh eh eh para limpares o rio. Ah e vem aí a época da Corvina, epa toma atenção pois costuma-se fazer matanças no tejo de corvinas abaixo da medida: 42cm. Matanças feitas por os verdadeiros problemas da pesca. Mas cumpre com a medida das corvinotas. :fixe: .
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Boas Thierry,
realmente foi uma grande pescaria em quantidade :hahaha:
O Filipe acho que já disse tudo ou quase tudo, concordo com ele em muitas coisas mesmo...
Olha quando eu comecei a pescar, sei lá à 4 anos se tanto... pescava assim, era o que viesse no anzol, não imaginava que haveria medidas sequer... quando pescava um robalito com vintes e tais centimetros e perguntava aos pescadores mais batidos (se assim se pode dizer) eles dizam-me: "é um robalo e esse já é bom", eu adianto não sabia distinguir os peixes sequer...
Eu entendo perfeitamente se estás a começar é mais que normal.... e uma pessoa quando começa a pescar, não compra em antes a "biblia" do pescador e já sabe as leis todas etc etc etc... isso vai-se aprendendo... todos os dias nunca deixaremos de aprender... pois sejam nas técnicas, sejam nas leis tudo está sempre em constante mutação....
Não leves a mal as criticas que te foram feitas, leva isso como criticas construtivas, pois todos amamos este desporto, todos queremos e gostamos de pescar... e temos que zelar pelo peixe, se os grandes barcos destroiem muito (capturam), entre nós que pescamos desportivamente temos que alertar uns aos outros para ajudar-mos o pouco que seja vale sempre a pena amigo...
Postaste as fotos com grande entusiasmo acredito, se soubesses que não tinham medida por lei, de certeza que os devolvias ou não os postavas aqui... portanto acredito mesmo também, que foi um gesto inocente... e acrescentando... um gesto de partilha!
lê bem algumas frases que o FILIPEPC escreveu, e saboreia o momento...
tenta ir memorizando as medidas dos peixes tens aqui um link com elas http://www.pescador.online.pt/imagens/R ... xo-XII.pdf e tenta pedir uma tabela de marés nas lojas de pesca a que vás pois por vezes muitas trazem não dos peixes todos mas de alguns já :fixe:
Abraço amigo e continua a partilhar tenta os maiorzinhos que esses é que dão luta e são do melhor no prato! :fixe: (não que eu tenha pescado muitos :hahaha: )
tiagopacheco
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Mensagem por tiagopacheco »

Atenção que nunca quis estar a melindrar ninguem...

Como eu disse "Been there, done that"

Já fiz o mesmo, e ainda me lembro da alegria de tirar 30 ou 40 peixinhos ainda que com medida .. Nunca tirei assim robalinhos, mas já tirei 30 e tal douradas todas no limite da medida por exemplo. E claro se não tivermos a sorte de ter tirado um bom peixe antes disso .. é uma alegria imensa, é quase como o euromilhões...

Felizmente em muitas pessoas conforme se cresce como pescador , os peixes também vão crescendo, mas infelizmente ainda vejo pessoas que pescam a 20 ou 30 anos a fazer o mesmo... A irem para casa com "sardinhas", e a dizerem que fritinho é tão bom...

Não quero dizer que seja o caso do Thierry.

E desejo que ele tire um peixe bem grande em breve para sentir o prazer da luta, o prazer de o ter na mão...
Thierry
Registado: sexta fev 24, 2012 3:24 pm

Mensagem por Thierry »

Boas a todos,

Antes de mais quero pedir desculpas a toda a comunidade pescadora que por aqui anda e que vai ajudando quem menos sabe ou quem vai tendo duvidas.
Sobre as medidas, ja tinha ouvido falar em algumas mas entre saber o que é bom ou nao é , ainda nao sei, naquele dia andavam uns 15 barcos naquela zona a tirar robalos, nao vi ninguem a mandar robalos fora, o mestre do barco nao tocou no assunto do tamanho nem dos cm, ele proprio levou a mesma quantidade para casa como nós levamos, alias pela foto a divisao estava feita em 4 , incluindo o mestre.
Concordo com as criticas, apesar de algumas e como disse e bem o Filipe, duvido que haja aqui alguem que nunca tenha pescado abaixo do limite, e ja nem falo naquela epoca em que o Filipe dizia que nao havia regras, falo de agora, mas eu se calhar na minha ingenuidade vai de contar , vai de meter fotos, e vai de receber uma carrada de criticas :D , umas bem feitas outras menos agradaveis, mas deu para aprender alguma coisa.

Quero deixar um abraço a todos e cá continuarei a visitar este site , onde tenho muito que aprender.....
Zurc
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Mensagem por Zurc »

Boas companheiro.

A intenção das criticas que fizemos é apenas para tentarmos que percebas o porque de se não apanhar o peixe pequeno. É simplesmente para uma melhor preservação das espécies.
Espero que continues a vir a este forum, e que continues a participar com relatos, fotos e experiencias e duvidas.
E que venhas a pescar muito peixe e que te divirtas acima de tudo.

Abraços
Rider
Utilizador Regular
Registado: quinta set 16, 2010 5:06 pm

Mensagem por Rider »

Boa tarde Thierry,
Antes de mais quero agradecer a tua postura, estas tuas ultimas palavras revelam humildade e vontade de aprender, virtudes que escasseam hoje um pouco por todo o lado, tal como o peixe.
Como podeste reparar na criticas feitas, o maior culpado foi o senhor a quem chamas de mestre. Ele é que tinha o dever de vos alertar para essa situação.
É uma situação que não devemos deixar passar em claro, até pela quantidade. Não estamos a falar de 1/2 exemplares.
Foi uma lição para ti, espero que a tenhas aprendido, para o teu/meu/nosso futuro, espero tb que quando te depares com uma situação identica, não a deixes de a criticar, pode ser que alguns desses senhores a quem eu chamo de apanhadores de peixe deixem de ter vergonha.
Espero que continues por aqui, a critica não foi com o objectivo de te melindrar, antes pelo contrário, chamada de atenção para o que foi feito.
Todos erramos, todos temos o direito de errar, ainda que involuntáriamente.
Continua, e vê lá se apanhas os avós desses, há 2ª não há perdão :nono: :fixe:
Responder