Tercina

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tercina"
na nova versão do site.

joseafonso
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Tercina

Mensagem por joseafonso »

joaonumberone Escreveu:Não sei se vou dizer uma coisa sem sentido, mas esse nó será bom para substituir os destorcedores nas linhas madres das montagens? Este nó ficaria então entre a chumbada e a linha do carreto digamos assim. já vi umas japonesices em que uns arames estão parecidos com esse nó, só que aquilo é caro.
Não sei se me expliquei bem :hummm:
Eu já não uso destorcedores nas madres das montagens.
Uso Tercina em "cima" na ligação à linha do carreto (que também tem uma tercina e o respectivo clip de ligação).
Destorcedores apenas uso nas chumbadas.
Ab
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

joseafonso Escreveu:
joaonumberone Escreveu:Não sei se vou dizer uma coisa sem sentido, mas esse nó será bom para substituir os destorcedores nas linhas madres das montagens? Este nó ficaria então entre a chumbada e a linha do carreto digamos assim. já vi umas japonesices em que uns arames estão parecidos com esse nó, só que aquilo é caro.
Não sei se me expliquei bem :hummm:
Eu já não uso destorcedores nas madres das montagens.
Uso Tercina em "cima" na ligação à linha do carreto (que também tem uma tercina e o respectivo clip de ligação).
Destorcedores apenas uso nas chumbadas.
Ab
Afinal tinha razão, era sua a imagem, obrigado pela partilha, assim realmente vê-se melhor. :fixe:

Fiquei muito curioso com o não usar destroçedores nas madres, como faz isso? :mrgreen: Eu também faço algumas sem destroçedores na madre mas é quando não tenho paciência para as fazer com antecedência, para dois ou 3 anzóis, tentarei por umas fotos ainda hoje dos dois processos. Em traços gerais, para montagem de dois anzóis, é anzol-> comprimento do estralho de cima-> tercina-> comprimento da madre -> laçada com nó de oito ->comprimento do estralho de baixo ->anzol. Na laçada ponho um destroçedor com alfinete para a chumbada. É parecido com isto que faz? não me parece... :hahaha: levante um pouco o véu da técnica que eu sou fan de montagens discretas, low-cost :join:

abraço
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

Estava a pensar nisto, isto é, usar esse nó para ligar o anzol á montagem, dá ideia que poderá fazer com que o estralho ande mais para fora da madre e assim trabalhe melhor.
O que eu uso neste momento é o anzol preso a um destorcedor direto ao chicote com stoppers, tenho gostado do sistema.

Obrigado
Anexos
terci.JPG
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Este vê-se muito bem, está muito bom, mais uma experiência que tenho de fazer, e sempre alivia o peso do destorcedor na linha madre, portanto; tercina, clip, tercina.

Obrigado pela partilha ó companheiro José Afonso :fixe:
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

Boas,

como tinha dito acima, aqui vai a minha montagem para dois anzóis, formato low-cost, faz tu mesmo em 2 minutos :join:
montagem 2 anzóis
montagem 2 anzóis
para a montagem low-cost, versão 3 anzóis, é igual à de 2 anzóis só que no meio da madre faço o seguinte nó:
nó
nó part2
nó part2
a este nó simplesmente corto uma ponta do laço e tenho um estralho feito! :fixe:

o que acham?

Agora que reli o tudo com mais calma, secalhar o José Afonso quando disse que não usava destroçedores na madre é porque usa rotores, crossbead's ou algo do género, nada a ver com estas montagens quase exclusivamente feitas de nós...

João nº1, essa montagem que mostras-te é a que uso, low.cost, às douradas, apesar daquela ligação laçada-tercina não parecer muito fiável, vai fazendo o serviço se não for nenhuma gigante.

Abraço
joaonumberone
Utilizador Regular

Nada como experimentar não é, já fiz dessas low cost e funcionam, as minhas até nem tinham nenhum destorcedor :hahaha: a chumbada engatava na laçada, o problema que tive foi na pedra porque basta raspar e adeus, comigo nesse caso o destorcedor ajuda a não perder tanta chumbada, mas para a praia dá se o mar não enrolar muito.
tks
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó João mas na montagem em baixo é sempre bom o destorcedor com clip, senão a chumbada ao rolar enrola aquilo tudo e os estralhos é que sofrem.

Um Abração :fixe:
joaonumberone
Utilizador Regular

ffgsoares Escreveu:Ó João mas na montagem em baixo é sempre bom o destorcedor com clip, senão a chumbada ao rolar enrola aquilo tudo e os estralhos é que sofrem.

Um Abração :fixe:

Há sitios onde não há problema e convém pelo menos saber fazer porque há uns tempos deixei cair tudo na areia e se acontecer sempre se consegue continuar a pescar.
Como tens visto uso sempre o destorcedor na chumbada, mas quando formos ao tal sitio vais ver que não é preciso :fixe:
Responder