1ª Pescaria em Setubal

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"1ª Pescaria em Setubal"
na nova versão do site.

baratocha
Registado: terça jan 17, 2012 11:57 am

1ª Pescaria em Setubal

Mensagem por baratocha »

Boa noite pessoal,

Após consulta no forum e ajuda de alguns elementos, iniciei este fds este belo hobby que é a pesca. Não houve peixe mas estou ainda em fase de aprendizagem e por isso nao irei esmorecer. Aproveito para fazer mais perguntas sobre o pesqueiro que selecionei.
Ccomo estou os fds em setubal, no sabado tive em albarquel e hoje junto ás docas, ao pé do troia marisco. Os pesqueiros sao calmos (estuario do sado) , sem rebentação, aguas claras, e creio que fundos mistos.
Como nao sou muito sofisticado mas muito pratico, usei o básico, ou seja, chumbada piramide de 100g com um anzol nº2 com 1,20m de estralho laçado na mesma argola do chumbo. nao usei nada dessas tecnologias dos destorcedores, missangas, clips, fios conicos,.....:). Como isco usei ganso e fio de carreto 0,40.
1º neste tipo de pesqueiro o que usariam???

muito obrigado,
joao fernandes
Pedro pescas
Registado: quinta dez 29, 2011 7:46 pm

Re: 1ª Pescaria em Setubal

Mensagem por Pedro pescas »

Boas,João.
Tem razão em relação ao fundo do pesqueiro em causa.É um fundo misto com redes também á mistura.
Estes pesqueiros dentro do estuário tem estado sem capturas significativas,devido ao mar que tem estado.
A pesca que usou é um bom sistema para quem se esta a iniciar,no entanto como iscos para peixes mais nobres pode usar casulo ou Lingueirão e também o Ganso e Carangueijo.
Para peixes como a cavala,agulha,caboz etc... ali use minhoca do lodo e sardinha.
Com casulo,lingueirão ou carangueijo pode tirar parquetes e até umas belas douradas a lançar longe para o canal fundo que faz onde passa os porta contentores.
No verão perto aposte em estralhos curtos e lançar perto ao final do dia com ganso ou minhoca da lama para os linguados.
Para o peixe maior aposte em anzois nº2 e 4 chinu.
Para peixe mais pequeno use um anzol fino e resistente.
Chumbadas de 80,120 e 140 gramas de pirâmide,amêndoa ou bala com haste.
LInha carreto 0,35 com chicote ou 0,40 directo.
Linha de empate de anzol(estralho)0,23 para as cavalas, 0,26 para sargos e parguetes e 0,30 para as douradas.Atenção convém usar Fluorcarbono de dia.
Espero ter ajudado.
Abraço
baratocha

Mensagem por baratocha »

muito obrigado pedro. como estou aqui para aprender, faço as seguintes questoes:
Pedro pescas Escreveu:Estes pesqueiros dentro do estuário tem estado sem capturas significativas,devido ao mar que tem estado.
como está o mar? quais as melhores condiçoes para aquele sitio?
Pedro pescas Escreveu:Linha de empate de anzol(estralho)0,23 para as cavalas, 0,26 para sargos e parguetes e 0,30 para as douradas.Atenção convém usar Fluorcarbono de dia.
para quem quer apanhar qualquer tipo de peixe qual o estralho a usar :)? obvio que se sair dourada bem melhor, por isso deverei entao ir para o de 0,30. fluorcarbono??? é menos visivel para o peixe? no estralho ou linha de carreto?
Pedro pescas Escreveu:Com casulo,lingueirão ou carangueijo pode tirar parquetes e até umas belas douradas a lançar longe para o canal fundo que faz onde passa os porta contentores.
estava a pensar no lingueirao mas esta-me a custar dar 4€ por um molhe deles!!!!!! vale a pena o investimento?

Pedro, para acabar queria saber o seguinte, estou a pensar ir para a lingua de areia da figueirinha. o que recomenda aí? levar lingueirao e casulo? é um bom sitio para tirar peixe???

Muito Obrigado
baratocha

Mensagem por baratocha »

vá , ajudem lá!!!!!!!!!!!!!!!!
Jac Seabra
Registado: segunda ago 27, 2007 3:50 pm

Mensagem por Jac Seabra »

Boas

Para o linguados e afins os iscos mais indicados são os anelídeos ( minhoca, tiagem, casulo ) e também a sardinha. Mas se calhar esta altura do ano não haja muito dessas espécies.

Espero ter ajudado

Fica bem

José Seabra
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Um fluorcarbono 0.30 para estralho da é pau para toda a obra :hahaha: :fixe:
O ligueirao que não gastares podes sempre guardar para outra pescaria ou congelar :fixe:
Para a língua de areia da figueirinha lingueirao e casulo parece bem mas tens de ver é se tens atenção e não vens a nado depois :hahaha: já ouvi umas coisas tens 100% de certeza que pode-se la pescar?
Boas pescarias :fixe:
baratocha

Mensagem por baratocha »

zezinho, creio que é permitido ir para a lingua... pelo menos já li aqui no forum dando conta disso. vou arriscar pois parece-me um bom local. o problema é ter de levar a tralha toda de uma vez pois tem de se andar um pouco. Achas que 3 horas antes da maré baixa já dá para passar sem molhar os pés :)
obrigado.
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Tens de levar o menos possível
A baixa mar vai ser mesmo baixa :hahaha: por isso és capas de ter sorte mas 3h antes sem molhar os pés não me parece :hahaha:
Boas pescarias :fixe:
Responder