Esta notícia vi-a por acaso no Correio da Manhã de hoje, enquanto tomava a bica matinal. Lembrei-me há pouco, procurei-a online e cá está, com algumas pequenas diferenças da versão em papel.
Coloquei aqui, na secção de preservação, já que de preservação não tem nada.
Impressionante, não? Se calhar uma pesca mais selectiva evitaria algum deste desperdício.
"Ah e tal, o peixe doente, assim e assado..." Desses a Natureza encarrega-se de lhes dar o destino apropriado na cadeia alimentar.
dá vontade de fazer como dizia o meu avô, pegar num pau de marmeleiro e bastonar a torto e direito nesses sr Dr., mas que raio de governo é este que permite tamanha mortandade inutilmente??? nao tem cabimento
Última edição por aranha em terça abr 10, 2007 10:37 pm, editado 1 vez no total.
Pois é triste ver a passividade com que se le estas noticias ao mesmo tempo que outras sobre a continua diminuição da especies maritmas, ao ritmo actual em muito pouco tempo teremos os oceanos transformados num deserto de vida animal como nos a entemos de uma forma geral.
Se houvesse um cuidado sobre o excesso de pesca (mundial) e se a pesca fosse realmente controlada do principio ao fim talvez o peixe fosse mais fresco, de melhor qualidade, os pescadores fossem mais bem pagos, e o comsumidor paga-se menos por esse mesmo.
Mas isso seria num mundo (quase quase) perfeito
É incrivél como de repente surjem estas doenças todas e atiram para a inceneração peixe que possivelmente fariam o preço do pescado baixar .Acho estranho tambem a observação de que o sargo é considerado 1 peixe parado logo suscéptivel a apanhar mais "bactérias" os k tento apanhar em caça-sub fogem k parecem k têm 10 barbatanas
E já repararam tambem na diferença do preço do pescado da lota de sesimbra para as outras...................livra.
Exprimentem então vir comer 1 peixinho a setubál,para verem como fica a carteira depois,vái lá ,vái.
Viva pessoal.
Eu também li essa noticia no jornal e vê-se perfeitamente que está feita (manipulada) para vender jornal.
Fiz uma pequena investigação e dá para perceber que não é nada daquilo que o jornalista refere que é a causa de deitar o peixe fora.
No primeiro paragrafo da noticia aparece este texto: Os motivos que levam a essa destruição são os mais variados; desde a fraca qualidade do pescado, com peixes sem valor comercial, até à detecção pela inspecção sanitária de tumores, bactérias oportunistas e excesso de carga parasitária que fazem com que o pescado seja classificado como “sem condições para consumo humano”.
Este paragrafo retrata duas realidades distintas, a primeira que corresponde ao meu sublinhado e que a única verdadeira razão que justifica o deitar fora o peixe. A segunda parte não tem grande significado, embora exista também.
Vamos então desmontar isto e passar aos números.
O peixe deitado fora por falta de condições sanitárias, tumores, bactérias, parasitas, etc. no total das principais Lotas Portuguesas no ano de 2005 foi de 13.588 kg ou 13,5 toneladas (segundo o jornal).
O número de toneladas de peixe deitado fora por falta de qualidade e principalmente por não atingir o "Preço de Retirada" para o ano de 2005, foi de 3.188 toneladas ( por extenso: Três mil cento e oitenta e oito toneladas).
Acho que se vê perfeitamente a diferença e o que realmente deveria ser noticia.
E o que é o "preço de retirada" ? perguntam vocês.
Não é mais do que o preço minimo de venda do pescado fixado pelas " Organizações de Produtores" no sistema de primeira venda em lota.
Assim o peixe quando na lota não atinge o preço de retirada que é fixado por espécie, é deitado fora.
Escusado será dizer que este peixe deitado fora tem direito a subsídio, que corresponde a 85% do valor do preço de retirada.
As organizações de produtores reconhecidas em Portugal são:
VIANAPESCA --------------- Viana do Castelo
APROPESCA ---------------- Póvoa do Varzim
PROPEIXE ------------------- Matosinhos
OPESCA --------------------- Aveiro
CENTRO LITORAL ---------- Figueira da Foz
FENACOOPESCAS ---------- Peniche
OPCENTRO ------------------ Peniche
CAPA ------------------------ Peniche
ARTESANALPESCA --------- Sesimbra
SESIBAL --------------------- Setúbal
BIVALPESCA ---------------- Setúbal
BARLAPESCAS -------------- Portimão
COOPALGARVIA ------------ Olhão
OLHÃOPESCA --------------- Olhão
COOPESCAMADEIRA ------- Funchal
APASA ----------------------- Ponta Delgada
PORTO DE ABRIGO ---------Ponta Delgada
Por outro lado estes senhores ao fixarem o preço minimo sabem que se não venderem por preço superior, tem garantido 85% do preço que eles marcaram. Porque é que eles hão-de estar preocupados com os recursos ou se o peixe é vendido ou vai para farinha? recebem de todas as maneiras.
Concluindo em relação á noticia, não são as 13,5 toneladas de peixe deitado fora por falta de condições sanitárias que é preocupante e merecedora de noticia, mas sim as 3.188 toneladas de peixe deitado fora e que são subsidiadas, incentivando de certa forma a continuação da lapidação dos recursos marinhos. ISTO É QUE DEVIA SER DENUNCIADO PELO JORNALISTA.
Boa noite.
Apoiado amigo karva,isso é k realmente era noticia,mas não o é porque lá está ...............os lobbys,todo o mercado paralelo de subsidios a essa delapidação de recursos k ao invés de serem fiscalizados,não,pelo contrário.......são subsidiados.
Boa amigo karva.....toma lá...........vai buscar.
Pensam k o Zé-povinho é parvo,nós somos é uns conformistas e acomodados..........
AH,esquecia-me........................E Nós é que somos os piratas
Estou sem palavras e depois desta bela explicação do nosso amigo karva sinto-me revoltado e depois o pescador ludico é que é responsavel pela desgraça e tem de ser multado a viva força.
Estes politicos esses sim são uma cambada de parasitas que precisavam todos de ir para a farinha....
Ser portugues infelizmente é ter de ver estas barbaridades com a conivencia dos politicos.
Palavras para qué, pois sinto cá uma revolta tão grande......
Abraço,
Luis Rêgo