PESO OU PONTOS ?

Fundeado / Jigging / Big Game
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"PESO OU PONTOS ?"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

PESO OU PONTOS ?

Mensagem por jopinto »

Eis uma questão que me está a fervilhar a cabeça :-k
Em Concursos ou Campeonatos, o normal tem sido a classificação por peso do peixe capturado e com a medida que a organização indicar, mas (e há sempre um mas) existe outro sistema, já em uso por outras organizações, em que cada especie com medida vale X pontos, e a classificação faz-se por soma desses pontos.
Apesar de ambas terem virtudes, é sempre dificil abandonar determinado sistema. :roll:
kékaxam? :shock:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Nesta zona, os denominados Convívios de pesca (concursos amadores) costumam fazer da seguinte forma:
A classificação é atribuída 1º pela espécie capturada e só depois multiplicada pelos pontos. Por exemplo, sendo o Robalo um peixe mais valioso que uma Tainha, um Robalo de 1kg vale mais que uma Tainha de 1kg.
Depois, há várias atribuições como, o maior exemplar, o maior nº de exemplares capturados, etc.
Só é pena que não se regulem pelos tamanhos mínimos de captura da lei. Normalmente, tudo o que ultrapasse as 100grms vale. :(
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Pois tambem sei que os concursos de rocha e praia são assim, mas de barco, normalmente e já à bué da anos que fazem-se por pesos dentro dos tamanhos minimos, mas pondo a coisa :-# por pontos já se tem de pensar doutra maneira, senão vejamos :idea: :arrow:
Quando é por pesos, o pessoal tem tendencia a tentar pescar maiores exemplares (dum modo geral), já para se apurar por pontos, deve-se na minha opiniao, orientar a prova para tipo "rapar" o fundo, mas é claro que se uma garoupinha ou faneca valem 10 pontos, já o pargo vale 80, o que convenhamos faz-nos pensar em estratégias :twisted:
Tou a pensar bem :?:
Humberto
Registado: segunda jan 17, 2005 12:00 am

Mensagem por Humberto »

Boa questao esta colocada pelo amigo Jó!! :)

Na minha opinião... e a forma mais "justa" de atribuir pontuaçao num concurso ou campeonato e fazendo do mesmo um acto que pretende avaliar a capacidade de um pescador desportivo como um todo e não somente em tecnicas "especializadas" como a do " rapar" o fundo ou trabalhar somente para os grandes exemplares etc!! Obviamente que isso pode ser um estratégia do pescador mas nao condiçionada pelo tipo de pontuaçao!!! Faço-me entender?

Por isso e na minha optica faz-me sentido a pontuaçao ser atribuida da seguinte maneira:

1º O Tamanho minimo regulamentar tem de ser cumprido.
2º Peso de cada especie em gramas + pontuaçao extra em funçao da espeçie em questão

Exemplo:

Uma choupa 800 gramas = 700 + 100 = 800 pontos
Um pargo 700 gramas = 600 + 300 = 900 pontos

Sendo atribuido uma pontuaçao extra dependendo da especie, nunca sendo essa pontuaçao muito grande de espeçie para espeçie.

O importante e mais dificil é defenir o valor extra de cada espeçie, para que nao haja uma grande disparidade de pontos e para que os mesmos sejam o mais "justo" possivel tendo em conta que os peixes mais pontuados são tb a partida os que mais peso têm... da mesma forma que uma faneca de 500 gramas e um besugo de 350 gramas, em termos de pontuação final o besugo deveria ser mais pontuado, a nao ser que a diferença de peso seja mesmo muita.

Ex:

Piça, ganopa e afins = 0 pontos
Faneca = 25 pontos
Choupa = 100 Pontos
Safia = 150 pontos
Besugo = 250 pontos
Pargo, Sargo Veado , Dourada = 300 pontos

A diferença nao é tao grande do besugo para o pargo e afins, porque tendo estes peixes uma medida minima de 25 cm a partida ja tem um "bom peso" e por isso sempre mais pontuados a partida que um outro qualquer peixe!!

È de facto uma questao complicada esta... :roll:

Atençao este tipo de avaliaçao faz-me apenas sentido para a pesca embarcada!!

Cumprimentos da BSP. :arrow:
Responder