Boa questao esta colocada pelo amigo Jó!!
Na minha opinião... e a forma mais "justa" de atribuir pontuaçao num concurso ou campeonato e fazendo do mesmo um acto que pretende avaliar a capacidade de um pescador desportivo como um todo e não somente em tecnicas "especializadas" como a do " rapar" o fundo ou trabalhar somente para os grandes exemplares etc!! Obviamente que isso pode ser um estratégia do pescador mas nao condiçionada pelo tipo de pontuaçao!!! Faço-me entender?
Por isso e na minha optica faz-me sentido a pontuaçao ser atribuida da seguinte maneira:
1º O Tamanho minimo regulamentar tem de ser cumprido.
2º Peso de cada especie em gramas + pontuaçao extra em funçao da espeçie em questão
Exemplo:
Uma choupa 800 gramas = 700 + 100 = 800 pontos
Um pargo 700 gramas = 600 + 300 = 900 pontos
Sendo atribuido uma pontuaçao extra dependendo da especie, nunca sendo essa pontuaçao muito grande de espeçie para espeçie.
O importante e mais dificil é defenir o valor extra de cada espeçie, para que nao haja uma grande disparidade de pontos e para que os mesmos sejam o mais "justo" possivel tendo em conta que os peixes mais pontuados são tb a partida os que mais peso têm... da mesma forma que uma faneca de 500 gramas e um besugo de 350 gramas, em termos de pontuação final o besugo deveria ser mais pontuado, a nao ser que a diferença de peso seja mesmo muita.
Ex:
Piça, ganopa e afins = 0 pontos
Faneca = 25 pontos
Choupa = 100 Pontos
Safia = 150 pontos
Besugo = 250 pontos
Pargo, Sargo Veado , Dourada = 300 pontos
A diferença nao é tao grande do besugo para o pargo e afins, porque tendo estes peixes uma medida minima de 25 cm a partida ja tem um "bom peso" e por isso sempre mais pontuados a partida que um outro qualquer peixe!!
È de facto uma questao complicada esta...
Atençao este tipo de avaliaçao faz-me apenas sentido para a pesca embarcada!!
Cumprimentos da BSP.