Ontem andava eu a labutar quando me liga um amigo meu (que se está a iniciar na arte) a desafiar a minha pessoa para uma pesquinha nocturna no Douro. Eu como para desafios destes não me faço rogado, la aceitei.
Durante o dia ia pensando "É pah, la vai a minha Vercelli roçar mais umas horas no parapeito de pedra. Precisava mesmo de comprar uma canita baratinha só para pescar no douro.". E assim foi, dirigi-me a uma loja aqui da Imbicta carago e comprei uma cana de surfcasting ligeiro da Tubertini (modelo KSC-612, 4.20m acção semi-parabolica 100-150) por 45 euros.
Chegada a hora do baptismo da nova rapariga, o local da pesca/formação do maçarico foi uma entrada que ha mesmo ao lado da ponte de D. Maria. Local este que nunca tinha visto disponível.
A maré estava a cerca de 1h de estar vaza, e o meu amigo cheio de tesão de mijo lá fez o 1º lançamento. Eu lá perdi o meu tempo a fazer uma montagem bem feita com estralho curtinho, pois a corrente ainda estava muito forte.
Durante cerca de 1h la fomos pondo a conversa em dia, bebendo umas minis e dando uns peidos... tudo dentro da normalidade masculina. Nem toque... O meu amigo desesperava "Eles nao querem nada comigo...", "Nem sei para que viemos", "Se calhar é melhor mudar de poiso"... Só me dava para rir. Disse-lhe num tom de brincadeira "Deixa o rio parar e ainda vais tirar um linguado, ou 2. Com esta corrente não vai dar nada. É melhor pedires à D.Maria para te empurrar um peixito pó anzol..." e não é que no meio da brincadeira e de mais 2 ou 3 peidos a minha nova aquisição leva um caçete?
"Alto... anda ai qualquer coisa. É melhor abrires mais uma "cuca" que isto vai ter peixe...". A maré estava parada, a cerveja estava a ser aberta e eu a corricar pela primeira vez a minha nova "gaja" com algum peso na linha e...
"OLHA OLHA OLHA é um linguado!!", diz o João a espumar-se todo.

"Mijão do cara..o, andaste a pedir linguados à D. Maria e ela faz-te a vontade... Vaca!! Só a mim é que não calha nada!". Desferro, isco novamente e mais um lançamento... Passado 10 segundos a "gaja" nova bate outra vez e diz o João "Ai foda..e, já metes nojo".
Corricadela e tau!! Um robaleco com umas 500g, no limite da medida (do qual não ha foto pois a bateria no telelé foi toda ao fotografar o linguado lol)
Foi uma noite bem passada, sempre com o João a chorar e eu a rir-me como um perdido, onde ele aprendeu uma coisa extremamente importante para quem se inicia... Um dia é do peixe e outro do pescador. Nuca desistir é o lema!
Abraços
Tozé