Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)

Mensagem por Paulo »

Pergunta formulada pelo Sr. Deputado Pedro Quartin Graça e respondida pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto, da Agricultura e das Pescas.

Texto completo, perguntas e respostas

Vídeo com a primeira pergunta

Como é costume estão à vontade para comentar.
120
Registado: sexta jul 20, 2001 11:00 pm

Mensagem por 120 »

O BOSS sempre ao mais alto nivel
No maior site de pesca é assim que se trabalha :lol:
karva

Mensagem por karva »

Bem julgo que poderá ser bom haver por parte do Secretário de Estado a noção de que algumas coisas não estão bem e que está na disposição de as alterar. Resta saber se essas alterações serão do agrado de todos ou não. Não me parece que venha a haver grandes alterações.
Tanto falaram nos preços das licenças que consegiram levar aos deputados uma imagem de que a preocupação dos pescadores lúdicos eram os preços das licenças, quando quanto a mim é o que menos conta para a resolução dos problemas da falta de recursos marinhos.
Aguardemos.

karva
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Paulo quero felicitá-lo pela colocação do "Diário da república" em que alguns Deputados intervieram sobre os os efeitos da Lei para a regulamentação da Pesca Ludica.
Fiquei desconcertado quando li a resposta do Secretário de Estado em que as Associações estiveram de acordo nomeadamente a Federação de Pesca Desportiva de mar no que respeita entre outros sobre o peso do pescado em que a proposta era ainda inferior à que o Governo acabou por regulamentar.
Em dois post´s anteriores defendi que deviam ser ser as Associações através da Federação a liderar os aspectos mais negativos e a defender os pontos de vista dos pescadores Desportivos "ludicos" para uma regulamentação mais justa e para meu espanto, deparo-me com o contrário.
Assim sendo, a desilusão é completa. Uma vêz mais digo #outros valores e interesses mais altos se levantam em detrimento da defesa duma regulamentação mais justa# Tal como alguém disse não demora muito que seja necessário fazer outra revolução para atirar pela borda fora aqueles que já, e só, desejam sentar-se à mesa do Rei.
Estou Triste!!!!!!

Carpa Real
Joe90
Registado: quarta ago 18, 2004 11:00 pm

Mensagem por Joe90 »

Boas noites!

O que temos aqui é apenas mais do mesmo.

A confusão entre pescadores lúdicos e pescadores furtivos mantêm-se intacta na cabeça dos legisladores, embora outra coisa não fosse de esperar face ao teor disparatado, incongruente, contraditório e omisso da legislação em vigor (para não falar da FAQ da DGPA, que ultrapassa tudo o que é razoável e vai contra o que está disposto na legislação, embora eles tenham o cuidado de dizer que a FAQ não tem qualquer validade).

Para mim a surpresa fui a indicação de que a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva participou nesta salada de incompetências. Ainda bem que não sou federado...

Para mim está claro que o que a lei pretendia sanar, fica exacatmente na mesma - Aqueles que eram pescadores furtivos antes, vão continuar a sê-lo, porque nada se alterou para eles. Mais uma vez é o justo que paga pelo pecador, dado que os furtivos não vão pagar licenças - Só os pescadores conscientes, que não faziam mal a ninguém é que vão pagar as favas.

Para min é sintomático que em estimativas de há cerca de um ano existia cerca de 1.000.000 de pescadores desportivos e agora só há uns quantos milhares de licenças emitidas - Os outros, ou desistiram de pescar, ou são furtivos.

Pessoalmente, penso que vou passar a pescar apenas muito ocasionalmente, dado que, embora tenha nascido e vivido sempre junto ao Tejo e ao mar, vejo-me agora privado de pescar na minha zona e, para andar 200 ou mais kilómetros para poder ir pescar, prefiro ir, de vez em quando, passar um fim de semana a Espanha e pescar lá - Sempre é mais eficaz e sai mais barato do que viajar por cá (até a gasolina é mais barata em Espanha).

A licença que tirei este ano em Portugal foi a primeira e a última!

E já agora, para os que, como eu, também têm licença de pesca de águas interiores, podem-se ir preparando, porque em 2008 haverá exames para obtenção da licença de pesca de águas interiores.

Provavelmente o melhor será tirar uma licença de caça, ir pescar furtivamente e se aparecer um fiscal, dar-lhe um tiro e vir embora - Parece ridículo mas é mais simples e mais seguro que ter licença de pesca lúdica, julgar que se está a cumprir a lei e chegar um fiscal que tem uma leitura pessoal da lei (que se presta a todo o tipo de leituras) e apreender tudo e tratar o pescador como se fosse um criminoso - Criminoso por criminoso, mais vale que seja com razão.

Bolas, que estou farto desta treta toda!!

Boa noite a todos
Amado
Registado: quinta nov 23, 2006 12:34 am

RE: Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)

Mensagem por Amado »

Caros colegas e amigos:
Sabem que mais? Lá vai o tempo em que dizia "Vou-me dedicar à pesca..."; o que vos digo agora é o seguinte "Vou-me dedicar à apanha de bivalves...". Se, por "questões sanitárias" ficar impossibilitado de o fazer, ENTÃO SERÃO OS SENHORES (pescadores lúdicos) A PAGAREM-ME O SALÁRIO :shock: :( :?: :idea: :P :cry: !!!!
Com esta intervenção fiquei mais esclarecido (?!?!?) quanto ao seguinte: cometo atentados de caracter ecológico (fossas, esgotos, etc) e posso ficar descansado, pois haverá uma organização qualquer que irá ser penalizada por esse meu erro (mas eu continuo IMPUNE); no caso concreto, organismo oficiais (ou lá proximos) cometem os erros e os pescadores (lúdicos) é que por questões de saúde PAGAM TAXAS.
Metem NOJO as desculpas usadas para "sacar" dinheiro. Quero ver em que serão utilizados os restantes 50%.
Amado
Registado: quinta nov 23, 2006 12:34 am

RE: Sobre pesca lúdica no mar (Assembleia da republica)

Mensagem por Amado »

Na pág. 5 (resposta do Secretário de Estado Adjunto) podemos ver algo que preconiza um mau futuro para nós (!!!) : "pescadores licenciados..." :lol: A próxima exigência irá ser (espero que não) um CERTIFICADO DE HABILITAÇÔES, o que bate certo com uma intervenção feita por um colega nosso (umas respostas acima) sobre o futuro exame a que estarão sujeitos os pescadores de rio.!!!
Depois segue-se um REGISTO CRIMINAL, uma DECLARAÇÂO DA DGV em como nunca apnhou a "chiba" ao volante de uma cana de pesca, .... (HA,HA,HA,....).
Rio-me mas, por este andar, os nossos filhos (e futuros pescadores) ESTARÃO SUJEITOS A PROPINAS NA FACULDADE DA PESCA!!!
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Pois, como é que não hei-de estar revoltado!? cá estou novamente a levantar o meu mais vivo repúdio agora, sobre a questão que o Amado levantou sobre as novas licenças para aguas interiores, em que o pescador vai ser submetido a um exame como acontece com os caçadores.
Sobre este ponto, falarei à medida que o mesmo se for desenrolando. De qualquer forma aqui fica desde já o meu "Grito de Revolta"
Por agora apenas digo, que isto é obra de alguns pescadores/vendedores/importadores da materiais de pesca conhecidos da nossa praça. Mas apenas, à procura de interesses que não são os da pesca #DESPORTIVA E DE LAZER#.Andam a estudar algum tempo a possibilidade de poder exercer em alguns troços de rios e albufeiras um tipo de exploração de pesca desportiva como já acontece na Barragem de Castelo de Bode na pesca do Achigã. Alugar estes locais ao Estado, Câmaras ou Juntas e explorar os mesmos, com um único intuito: Lucro e poder desenvolver as suas Marcas com convites para jornadas de pesca devidamente apoiadas pelas mesmas.
Ou seja: Uma espécie de Associativas como o que se passa na Caça. Meus senhoras mais uma vergonha NACIONAL.
Muito irei dizer mais para a frente e colocar sempre o meu ponto de vista com factos e já agora com nomes desses CHICOS ESPERTOS da nossa PRAÇA! Sei que alguns companheiros não vão entender muito o que aqui digo agora, mas, guardem nos vossos arquivos este Tópico e mais tarde verão porque aqui estou a divagar tão negativamente.
Deixai-me GRITAR a minha revolta, porque mais não posso fazer, mas não me vão calar não....

Carpa Real
Responder