malena Escreveu:Esta questão dos Fluor vs Fluorcoated é deveras interessante!!! pode-se mesmo misturar também os nylons normais e os multifilamentos e falar-se um bocado das vantagens/desvantagens de cada um.
Contudo, este tópico é sobre o primeiro caso e aqui vai a minha achega.
Foi dito atrás que "se o fluor é invisivel então pudemos pescar mais grosso"; esta afirmação teria todo o sentido se a unica variante para se aferir a percepção dos peixes em relação ao fio fosse a invisibilidade. No entanto, e em algumas pescas o uso do fluor perde para alguns nylons normais por ser demasiado rijo. Se pretendermos dar uma apresentação o mais natural possivel ao isco certamente que não o iremos fazer como uso dum "arame", existem pois no mercado fios muito macios para o efeito. Eu por ser calão uso fluor praticamente em todas as pescas de mar porque acho que as vantagens se sobrepõem às desvantagens mas, nas pescas de água doce já sou bastante mais selectivo.
Aqui, em pescas mais sensiveis e subtis uso sempre nylon normal porque a apresentação dos iscos é de extrema importancia. Nesta área acontece uma coisa muito engraçada: o isco mais comum é o asticot e para quem não sabe isca-se colocando o anzol numa "pelinha", ficando este totalmente descoberto. Aqui entra o cerne da questão: se os peixes não atacassem o isco por causa do fio também não o fariam por causa do anzol, bem mais visivel. Contudo, basta por vezes mantermos o anzol e baixar o diametro do fio para os peixes atacarem, justificando assim, a tese que os peixes estão bem mais "interessados" com a natural apresentação do isco do que com a visibilidade do fio.
No mar, quando se pretende que o isco "ande ao sabor da corrente" mais uma vez os fios macios trazem vantagens. Se for em pescas menos subtis o fluo tem mais vantagem devido à sua maior invisibilidade, resistencia à abrasão, ..., perdendo só pelo menor resistencia, apesar de hoje em dia haver fluor com tanta ou mais resistencia do que os "normais". Pena é não haver em diametros grosso![]()
![]()
![]()
Em suma, e duma forma generalizada, se se quer sensibilidade e apresentação o mais natural possivel dos iscos deve-se usar o menos fluorcarbono possivel; à medida que estas premissas vão perdendo preponderância aconselha-se o fluor.
Espero ter ajudado.
Fluorcoated x fluorcarbon
- drpauloalmeida
- Mensagens: 1066
- Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm
Re: Fluorcoated x fluorcarbon
Re: Fluorcoated x fluorcarbon
Bem... na verdade muito se falou, e bem, sobre o assunto, mas o que eu ainda não sei é o enigma do Filipe, bem tentei, mesmo a falar baixinho.
Mas não esqueci ó Filipe, conta lá mas é a coisa, eu não fui com voces no sábado e assim estou em desvantagem !
Abraço a todos
Mas não esqueci ó Filipe, conta lá mas é a coisa, eu não fui com voces no sábado e assim estou em desvantagem !
Abraço a todos
