Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvida nas Montagens (Surfcasting)"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
ffgsoares
Utilizador Regular
Mensagens: 8499
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Mensagem por ffgsoares »

Boas Ruiformi.

Quando colocas o destorcedor triplo na madre e depois colocas 1.50/2 m de linha para a chumbada, é certo que depois o estralho e o anzol ficam por cima da chumbada, embora não se veja muito mas isso usa-se.

Claro que se vê muito mais o estralho do anzol estar fixo a cerca de um palmo por cima da chumbada, logo o estralho fica pendurado mais abaixo que a chumbada.

As duas situações estão corretas (quanto a mim) é só uma questão de opção do pescador,... que aliás estão aí algures documentadas num tópico.

Se queres mudar experimenta, depois do destorcedor triplo coloca só um palmo de linha e depois o destorcedor com o clip para a chumbada.

Boas pescarias :tecla:
ruiformi
Mensagens: 127
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Mensagem por ruiformi »

Boas!
Ok, vou tentar dessa forma! :fixe:

E em relação aos nós para travar os crossbeads e missangas? É sempre com nós de 8?

Mais uma vez obrigado, sois uns impécs! :D

Cumps!
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Mensagem por drpauloalmeida »

Eu utilizo sempre nós de oito para travamento das missangas ou das crossbeads. Os esquemas apresentados ao longo do tópico são também os que mais utilizo, deixo aqui um pouco do que fui adquirindo na pesquisa pela web.
Montagem versátil
Montagem versátil
créditos para João Martins, 2008

Este tipo de montagem é muito interessante pois podemos trocar o tamanho do estralho sem ter que estar a trocar de montagem, bastará virá-la.
Montagem curta - by José Afonso
Montagem curta - by José Afonso
Montagem longa - by José Afonso
Montagem longa - by José Afonso
Rabeira - by José Afonso
Rabeira - by José Afonso
créditos para José Afonso

Estas montagens vêm com um texto explicativo, como está em imagem, não se lê muito bem, caso seja pertinente, posso passar para word e depois lançar aqui.

Como tem sido dito, e bem, há que experimentar, testar, inovar.

Eu se for a um pesqueiro que já não frequente a algum tempo uso sempre uma cana com um só estralho, grande, exactamente como o colega "tiagopacheco" usa, (stopper ou nó de correr - missanga - destrocedor - missanga - stopper ou nó de correr. Fica feito no chicote e no pesqueiro é só empatar um estralho e pô-lo à altura que desejamos). Uso na outra cana uma montagem standart, de dois estralhos, como está na primeira figura deste meu post.

Espero ter ajudado.

Abr.
ruiformi
Mensagens: 127
Registado: domingo ago 14, 2011 12:00 am

Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Mensagem por ruiformi »

Que bons exemplos!!

Obrigadíssimo! :fixe:
Avatar do Utilizador
N Moreira
Mensagens: 183
Registado: segunda jan 17, 2011 3:04 pm

Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Mensagem por N Moreira »

boas apenas vou dar a minha opinião.

a minha opiniao sempre foi que quantos mais nos existirem na montagem mais facil é o peixe vencer luta.

eu utilizo a montagem que mostrei la mais atraz .

ñao utilizo destrocedor triplo porque isso aumenta o numero de nos, e para mim não tem tanta eficaçia no que toca a rodar 360º sobre si mesmo e dai talvez os emarenhanços que referes do estralho no chicote no destrocedor triplo.

depois não dou ´nos de 8 para prender as missangas onde quero pois isso tambem acho que torna o chicote fraco tanto no lançamento como na luta com o peixe pode rebentar por esses nos.

a utilização de stopers tem haver com duas ou tres razoes 1 seguro o estralho no chicote onde quero sem refazer a montagem toda , mais acima mais abaixo, posso ate por dois estralhos com o mesmo metodo: stoper missanga destrocedor missanga e stoper. e por um a pescar a 15 cm da chumbada e outro a 1,50 met mais acima
depois posso afastar os stopers das missandas criando ali um espaço para o destrocedor correr no chicote para o estralho se apresentar um pouco mais livre, assim para peixe mais desconfiado aqueles que gostao de estralhos assim compridos e soltos.
depois tem outra que é quando se ferra um peixe grande ou que da assim umas marradas valente, ganhamos mais ums centimetros de elasticidade, pois o destrocedor quando encosta ao stoper vai fazer com que ele corra ao longo do chicote.
:fishcool:
jsengxx
Mensagens: 92
Registado: segunda mai 16, 2011 1:25 pm

Re: Dúvida nas Montagens (Surfcasting)

Mensagem por jsengxx »

Eu só uso duas montagens, uma de longo alcance chamado pulley rig esta montagem também e muito usado para as pedras. O peixe quando ferrado puxa a chumbada para cima. A segunda montagem e a chamada double runner no fundo e igual a um pulley rig mas tem outro estralho a trabalhar por traz da chumbada. As montagens sáo todas com chumbo de correr para o peixe sentir o menos possível resistência da chumbada e nunca estico o fio, dou sempre um pouco de fio quando o peixe ferra este vai esticar o fio. Anzóis: 3/0 circle hooks.
Uso sempre clips para fixar o isco mesmo a traz da montagem, no caso da montagem double runner faço isso através de um loop como numa montagem portsmouth rig.

Óptimo pdf com montagens: http://www.planetseafishing.com/downloa ... f-rigs.pdf
Montagem double runner: http://www.btinternet.com/~kevin.l.j.kn ... Runner.jpg
Responder