apanha de isco e minhocas da terra

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"apanha de isco e minhocas da terra"
na nova versão do site.

jotta23
Registado: quinta ago 19, 2010 11:37 pm

apanha de isco e minhocas da terra

Mensagem por jotta23 »

ola comunidade
andei aqui de volta plo sitio e nao vi respostas pra as minhas duvidas!
Nao sei se sao pertinentes ou nao! mas ca vai, pode ser que tambem esclareçam outros aficionados!
vi em algum sites estrangeiros apanharem minhocas na praia com recurso a uma meia ou um saco com peixe dentro a arrastar pla areia na mare vazia e aparem minhocas, sera que por cá isso tambem resulta?ja alguem tentou?
A outra questao é se alguem ja usou minhocas da terra (do quintal) na pesca de mar?
Sao questoes simples e de resposta facil mas que podem esclarecer muitos aficionados que como eu sao marretas neste hobbie fantastico!
obrigado

ps: gosto de experiencias que provem que nem tudo ta inventado!
agora tou a numa de fazer uma peça para engodar no surfcasting, se der certo coloco no sitio!!!!
:)
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: apanha de isco e minhocas da terra

Mensagem por Paulo »

jotta23 Escreveu:ola comunidade
Nao sei se sao pertinentes ou nao! mas ca vai, pode ser que tambem esclareçam outros aficionados!
vi em algum sites estrangeiros apanharem minhocas na praia com recurso a uma meia ou um saco com peixe dentro a arrastar pla areia na mare vazia e aparem minhocas, sera que por cá isso tambem resulta?ja alguem tentou?
A outra questao é se alguem ja usou minhocas da terra (do quintal) na pesca de mar?
Sao questoes simples e de resposta facil mas que podem esclarecer muitos aficionados que como eu sao marretas neste hobbie fantastico!
obrigado

agora tou a numa de fazer uma peça para engodar no surfcasting, se der certo coloco no sitio!!!!
Por acaso nunca tinha visto essa técnica.

Mas não será para um tipo de minhoca em concreto, se sim, existe cá essa espécie? :hummm: :hummm:

Quanto às minhocas do quintal, nunca experimentei, mas há uns tempos andavam por aí umas à venda que eram parecidas. Nada como experimentar e colocar aqui o resultado. :fixe:
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Paulo Escreveu:
jotta23 Escreveu:ola comunidade
obrigado

Por acaso nunca tinha visto essa técnica.

Mas não será para um tipo de minhoca em concreto, se sim, existe cá essa espécie? :hummm: :hummm:

Quanto às minhocas do quintal, nunca experimentei, mas há uns tempos andavam por aí umas à venda que eram parecidas. Nada como experimentar e colocar aqui o resultado. :fixe:
Bom dia.
Como o nome indica "minhocas de quintal", estas são boas é para adubar a terra, duvido que dêm para a pesca pois não devem aguentar vivas muito tempo dentro de agua.
Tambem tenho algumas no quintal mas sinceramente nunca experimentei pois acho-as muito frágeis mesmo iscando num anzol fino.
Mas.............se alguem experimentar, agradecia que dissesse a sua opinião. :fixe:

Quanto à tecnica da "meia" nunca vi nem conheço.....mas desde que já por aqui li pessoal que pesca com estralhos presos a "papagaios" e barcos telecomandados...... usar uma meia para apanhar minhocas, não é nada de mais :hahaha:
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

Pois essa minhoca da terra é um excelente isco!!! pelo menos para uma espécie em particular, que é a enguia.

Lembro-me de quando começei a pescar, com o meu pai, era do que mais gozo me dava pescar. A forma de usar esta isca é bastante singular, chamada de pesca à setela :lol: consiste numa cana a rondar os 2m, sem carreto, somente uma bucha de isco na ponta.
Esta bucha de isco é feita da seguinte forma: pega-se em 1,5m de mono 0,3 ou 0,35m e isca-se de minhoca da terra até estar toda a linha iscada. Faz-se pequenas circunferências de 5, 7cm de diâmetro até ter um molho de circunferências (da mesma forma que se enrola o cabo da âncora), se é que me fiz entender e prende-se este molho na ponta da cana.

Agora o mais dificil é saber quando e onde usar. Aqui pela minha zona, Ria de Aveiro, procuro as saídas de pequenas e médias rigueiras, nos dias de chuva, à noite e basta ter o dito molho dentro de água, perto do fundo. Espera-se que elas trinquem literalmente a linha, como ficam lá agarradas, é só por para o balde :join:

Agora em outras técnicas de pesca ou para outras espécies não sei... Mas acredito que funcione, principalmente em rias ou estuários.

Abr. e se me lembrar hei-de por uma foto para explicar melhor a dita bucha.
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

SR DR, estou de tal maneira que só lá vou com foto, não percebi nada embora a explicação tenha sido bem feita. :hummm:

Eu também tenho minhocas dessas mas nunca experimentei no mar, mas hei-de experimentar porque acho que deve dar mesmo mortas o peixe há-de lá ir! Alguma são bem grandonas.
portista
Registado: sábado jul 15, 2006 9:54 pm

Mensagem por portista »

drpauloalmeida,
e um desenhinho no paint que me diz ? eheh!
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

Vou ver se faço uma resposta em condições com umas fotos à maneira, não existe muita gente que conheça esta técnica e já não vejo muitos que o façam. Apesar de ser de fácil execução, é dificil explicar por palavras.

Tentei desenhar mas os meus dotes de desenho estão um bocado aquém das expectativas :hahaha: :hahaha:

O molho (leia-se mólho) que vêm na foto é o tal metro e meio de linha iscado, como se fosse uma minhoca de 1,5m e à qual se fazem umas quantas voltas, de forma fazer circunferências pequenas. Ata-se directamente ao terminal e este à cana e está feito.

Depois em acto de pesca, sente-se as enguias e trincar o molho e com cuidado é só tirá-las da água. Como era engraçado e divertido, nostalgia :lol:

Agora deliciem-se com este desenho fantástic :join:
Anexos
Pescar à cetela
Pescar à cetela
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

drpauloalmeida Escreveu:Vou ver se faço uma resposta em condições com umas fotos à maneira, não existe muita gente que conheça esta técnica e já não vejo muitos que o façam. Apesar de ser de fácil execução, é dificil explicar por palavras.

Tentei desenhar mas os meus dotes de desenho estão um bocado aquém das expectativas :hahaha: :hahaha:

O molho (leia-se mólho) que vêm na foto é o tal metro e meio de linha iscado, como se fosse uma minhoca de 1,5m e à qual se fazem umas quantas voltas, de forma fazer circunferências pequenas. Ata-se directamente ao terminal e este à cana e está feito.

Depois em acto de pesca, sente-se as enguias e trincar o molho e com cuidado é só tirá-las da água. Como era engraçado e divertido, nostalgia :lol:

Agora deliciem-se com este desenho fantástic :join:
Será que se fizeres uma "chucha" de minhoca com meia de senhora (como as chuchas de ouriço), não resulta também? :hummm:
Responder