Concordo plenamente com o participante MSilva teoricamente, porque praticamente se fossem criadas as referidas acções de sensibilização e formação ninguem aparecia. A julgar mais uma vez os comentarios dos pescadores que vieram descritos no correio da manha de ontem, eles tem conhecimento da lei mas ignoram-na. Isto sim, é grave.MSilva Escreveu:Boas a todos,
Honestamente acho que o cmdt do porto de Portimão podia fazer melhor. Explicava primeiro as coisas as vezes que fossem necessárias e só depois aplicaria a lei.
Foram dadas acções de sensibilização e de formação aos pescadores? foi-lhes explicado que as implicações do não cumprimento das regras também é prejudicial para eles do ponto de vista da manutenção das espécies? e consequentemente da sua actividade?
Pescadores (Profissionais) em protesto
Depois de ler os comentários anteriores a minha opinião continua a mesma da que referi atrás acho que todos os comandantes dos restantes portos deveriam fazer cumprir a lei como o de Portimão ou seja acertar o passo pela legalidade pois sem isso não são os pescadores desportivos que vão poupar os recursos sozinhos para que todos amanha tenhamos peixe par pescar uns por entretenimento e outros para ter pão na mesa para os seus filhos.
Subescrevo completamente a missiva de apoio ao comandante do Porto de Portimão se as leis existem são pra se cumprir por todos, que se acabe de vez com este costume português de assobiar para o lado.
Subescrevo completamente a missiva de apoio ao comandante do Porto de Portimão se as leis existem são pra se cumprir por todos, que se acabe de vez com este costume português de assobiar para o lado.
Eu tambem subscrevo a missiva de apoio ao comandante Marques Pereira do porto de Portimão. Se queremos evoluir temos que cumprir a lei. Vou constantemente a Espanha, quer por mar, terra ou ar, cada vez que passo a fronteira, nomeadamente, do Algarve sinto que vivo num pais do terceiro mundo, as estradas tem diferença da noite para o dia, no mar as redes estão correctamente assinaladas com boias legais o que nos faz parecer pescadores furtivos ou pior, que ainda não saimos da idade média. Será que é assim tão dificil e dispendioso cumprir a lei? O que é que os nuestros hermanos são a mais que nós? Para onde vão os subsidios de apoio á pesca? Tambem não acredito que os pescadores de Portimão não tivessem sido já avisados, este comandante não é o primeiro a passar por esta capitania e o que é que fizeram? Viraram a cara ao lado e assobiaram como já anteriormente foi dito e muito bem. Quanto á formação dos pescadores portugueses é uma das melhores da europa e talvez do mundo, vejam os conteudos programaticos de, por exemplo, uma carta de arrais. Os nossos pescadores sabem bem o que fazem, tanto para o bem como para o mal.
Com já disse atrás concordo com a missiva
Em relação ao colega Msilva tenho a dizer o seguinte:
Não sou pescador profissional e graças a Deus não preciso da pesca para sobreviver, mas sou um pescador que de alguns anos a esta parte tenho verificado uma diminuição do pescado nos nossos mares. De quem é a culpa? de todos nós é verdade pois se eu tiro um peixe na pesca desportiva por esse país fora saiem milhares de peixes nesse mesmo dia neste mesmo tipo de pesca. E os pescadores profissionais podem matar toneladas de peixe por dia e não ter problema nenhum? Se isto continuar assim qualquer dia nem para esses irá haver pescado quanto mais para os pescadores desportivos que pagam a licença para "matar o vício". Se o comandante entendeu agora começar a aplicar a legislação fê-lo muito bem. Os outros comandantes deviam fazer o mesmo para preservar os pesqueiros. Será que os pescadores não foram informados que ele iria começar a aplicar as coimas? Geralmente eles avisam antes, mas o Português só aprende quando se lhe entra no bolso e agora que começaram a sofrer na pele a legislação que existe para ser respeitada é que estão a aprender que têm que a cumprir.
Dura lex Sed Lex e a ignorancia não é desculpa
Em relação ao colega Msilva tenho a dizer o seguinte:
Não sou pescador profissional e graças a Deus não preciso da pesca para sobreviver, mas sou um pescador que de alguns anos a esta parte tenho verificado uma diminuição do pescado nos nossos mares. De quem é a culpa? de todos nós é verdade pois se eu tiro um peixe na pesca desportiva por esse país fora saiem milhares de peixes nesse mesmo dia neste mesmo tipo de pesca. E os pescadores profissionais podem matar toneladas de peixe por dia e não ter problema nenhum? Se isto continuar assim qualquer dia nem para esses irá haver pescado quanto mais para os pescadores desportivos que pagam a licença para "matar o vício". Se o comandante entendeu agora começar a aplicar a legislação fê-lo muito bem. Os outros comandantes deviam fazer o mesmo para preservar os pesqueiros. Será que os pescadores não foram informados que ele iria começar a aplicar as coimas? Geralmente eles avisam antes, mas o Português só aprende quando se lhe entra no bolso e agora que começaram a sofrer na pele a legislação que existe para ser respeitada é que estão a aprender que têm que a cumprir.
Dura lex Sed Lex e a ignorancia não é desculpa
Uma sugestão:paulo Escreveu: Tenho apenas o contacto telefónico da Capitania do Porto de Portimão.
Alguém sabe o endereço de e-mail ou número de FAX para podermos enviar a missiva?
Penso que esta acção deve ser aproveitada numa maior extensão, enviando uma cópia da missiva e uma breve explicação para os principais órgãos de comunicação social, particularmente aqueles que deram alguma relevância a este assunto e transmitiram a notícia.
-
- Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm
Olá a todos.
Quem disse que os pescadores não estão unidos?!
Ainda não em numero suficiente ou como se gostava, mas já está bem.
Como disse, eu estou plenamente de acordo com tudo o se diz, mas não há fumo sem fogo, e como tal tentei auscultar a segunda parte, ou seja neste caso os pescadores profissionais. Segundo os poucos contactos que fiz, deu-me a ideia do seguinte.
O que o Sr. Comandante exige é que sejam postas bandeiras em tudo o que sejam artes estendidas e ao que parece, especialmente os aparelhos de anzol, esse tipo de sinalização é impraticável e como isto é uma arte que sempre foi largada desta forma, sendo a outra prejudicial á largada, e como esta arte apenas permanece no mar por períodos de algumas horas e estas são vigiadas pelos próprios pescadores, na forma de ver destes a lei neste caso deveria ser omissa. Sabendo eu que nisto existe alguma verdade, e sabendo que até hoje outros comandantes fechavam os olhos a estas situações, (não quero com isto tirar a razão a este ou a alguém, uma vez que sou apologista de que se cumpra sempre a lei), só que também deveríamos ter alguma cautela para não jogarmos ninguém uns contra os outros.
A unidade entre todos seria óptima.
O meu apoio á missiva.
Espero que me tenham entendido pelo bom sentido.
Cumprimentos
Hugo Henrique
Quem disse que os pescadores não estão unidos?!
Ainda não em numero suficiente ou como se gostava, mas já está bem.
Como disse, eu estou plenamente de acordo com tudo o se diz, mas não há fumo sem fogo, e como tal tentei auscultar a segunda parte, ou seja neste caso os pescadores profissionais. Segundo os poucos contactos que fiz, deu-me a ideia do seguinte.
O que o Sr. Comandante exige é que sejam postas bandeiras em tudo o que sejam artes estendidas e ao que parece, especialmente os aparelhos de anzol, esse tipo de sinalização é impraticável e como isto é uma arte que sempre foi largada desta forma, sendo a outra prejudicial á largada, e como esta arte apenas permanece no mar por períodos de algumas horas e estas são vigiadas pelos próprios pescadores, na forma de ver destes a lei neste caso deveria ser omissa. Sabendo eu que nisto existe alguma verdade, e sabendo que até hoje outros comandantes fechavam os olhos a estas situações, (não quero com isto tirar a razão a este ou a alguém, uma vez que sou apologista de que se cumpra sempre a lei), só que também deveríamos ter alguma cautela para não jogarmos ninguém uns contra os outros.
A unidade entre todos seria óptima.
O meu apoio á missiva.
Espero que me tenham entendido pelo bom sentido.
Cumprimentos
Hugo Henrique
Segundo depreendo os pescadores profissionais queixam-se que alguns pontos da lei pela qual se regem deveriam ser revistos.
Quanto a isso só posso dizer o seguinte:
Não é ao Capitão que compete rever a lei compete-lhe zelar pelo cumprimento da lei. E da lei tal como está.
Actualmente, nós pescadores desportivos temos uma lei, consideramos essa lei uma má lei em diversos pontos, a começar pela aplicação das receitas provenientes das licenças e coimas aplicadas. A nosso ver, deveriam ser canalizadas, em grande parte, para a fiscalização dos próprios pescadores lúdicos e profissionais e não para um fundo da pesca profissinal.
Este fundo tem sentido existir, mas deveria ser financiado pelos próprios pescadores profissionais e/ou por todos os portugueses através do Orçamento de Estado.
Não é por considerarmos uma lei uma má lei que não a vamos cumprir.. Se a lei existe tem de ser cumprida e por todos.
Se a lei tem lacunas ou está mal estruturada, os pescadores profissionais têm representantes suficientes e com poder suficiente para pedir a alteração da lei, ao contrário de nós pescadores desportivos / lúdicos (infelizmente).
Quanto a isso só posso dizer o seguinte:
Não é ao Capitão que compete rever a lei compete-lhe zelar pelo cumprimento da lei. E da lei tal como está.
Actualmente, nós pescadores desportivos temos uma lei, consideramos essa lei uma má lei em diversos pontos, a começar pela aplicação das receitas provenientes das licenças e coimas aplicadas. A nosso ver, deveriam ser canalizadas, em grande parte, para a fiscalização dos próprios pescadores lúdicos e profissionais e não para um fundo da pesca profissinal.
Este fundo tem sentido existir, mas deveria ser financiado pelos próprios pescadores profissionais e/ou por todos os portugueses através do Orçamento de Estado.
Não é por considerarmos uma lei uma má lei que não a vamos cumprir.. Se a lei existe tem de ser cumprida e por todos.
Se a lei tem lacunas ou está mal estruturada, os pescadores profissionais têm representantes suficientes e com poder suficiente para pedir a alteração da lei, ao contrário de nós pescadores desportivos / lúdicos (infelizmente).
Última edição por Paulo em quarta mar 14, 2007 1:20 pm, editado 2 vezes no total.