Surfcasting

Surfcasting / Rockfishing

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Surfcasting"
na nova versão do site.

Abade
Registado: terça dez 21, 2010 7:26 pm

Surfcasting

Mensagem por Abade »

Boas pessoal
Bem como a época balnear está a acabar vou começar a dedicar-me ao surfcasting, já pratiquei esta técnica duas ou três vezes mas agora estou mesmo filado para começar a praticar bastante...
Como vou começar e já li algumas coisas por aí já tenho algumas noções mas ainda algumas dúvidas... Será que me poderiam ajudar?
Quanto ao carreto tenho uma bobine toda com 0.40 (para pesca em rocha) tenho usado também para surfcasting mas já percebi que convém encher com uma linha de menos diâmetro para ganhar metros no lançamento, como o meu carreto veio com duas bobines vou encher a outra para surfcasting e esta fica apenas para rocha...
Podiam me dizer que diâmetro de linha e que linha claro acham que devo colocar na bobine?
Boas pescarias :fishcool:
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Re: Surfcasting

Mensagem por Joao Rodrigues »

Abade Escreveu:Boas pessoal
Bem como a época balnear está a acabar vou começar a dedicar-me ao surfcasting, já pratiquei esta técnica duas ou três vezes mas agora estou mesmo filado para começar a praticar bastante...
Como vou começar e já li algumas coisas por aí já tenho algumas noções mas ainda algumas dúvidas... Será que me poderiam ajudar?
Quanto ao carreto tenho uma bobine toda com 0.40 (para pesca em rocha) tenho usado também para surfcasting mas já percebi que convém encher com uma linha de menos diâmetro para ganhar metros no lançamento, como o meu carreto veio com duas bobines vou encher a outra para surfcasting e esta fica apenas para rocha...
Podiam me dizer que diâmetro de linha e que linha claro acham que devo colocar na bobine?
Boas pescarias :fishcool:
Amigo, tudo depende dos €€€€ que possas gastar.

Se optares por multifilamento, um 0,18 ou 0,20 é suficiente.
(aconselharam-me o Sufix832)

Se optares por monofilamento um 0,35 jeitoso tambem serve, terás é sempre de trabalhar mais o peixe para não partir.

Mas, aguarda por mais respostas do pessoal.

JMR
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Mensagem por joaosousa »

Depende do gosto e da necessidade... Se forem pesqueiros só de areia, podes baixar para 0,25 e, na loucura, um 0,20... O Tiago Pacheco aqui do forum tirou um robalo de 8,700 kg com 0,20. É preciso é ter unhas como se costuma dizer :)

Para começar, eu recomendava um 0,25 de boa qualidade, mais vale gastar mais um pouco e comprar algo decente do que daqui a meio ano ou até menos, estares a gastar novamente e isso torna-se mais caro!
Óbvio que para lançar chumbadas, não é com um 0,20, mas existem uns chicotes cónicos que vão de um diâmetro baixo até um diâmetro mais alto na zona da chumbada, o que ajuda no lançamento!
Mas aguarda por mais opiniões de pessoas mais experientes ;) Isto é apenas o que eu acho que podes fazer :fixe:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Boas
Apesar de não ser nenhum entendido da matéria antes pelo contrario
eu concordo com o companheiro joaosousa pelo menos um 0.25 de boa qualidade caso tenhas pratica. senão 0.28 para segurança ja deveria chegar...
O Tiago Pacheco aqui do fórum tirou um robalo de 8,700 kg com 0,20. É preciso é ter unhas como se costuma dizer
Isso é outra liga :118:
Eu para um peixe desses um 0.80 não me chegava :hahaha:
Boas pescarias :fixe:
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

zezinho Escreveu: Eu para um peixe desses um 0.80 não me chegava :hahaha:
Boas pescarias :fixe:
Eu alinhava mais um cabo de aço como os de congro :hahaha: :hahaha: :hahaha:
zezinho
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 27, 2011 10:23 am

Mensagem por zezinho »

Eu alinhava mais um cabo de aço como os de congro :hahaha: :hahaha: :hahaha:
:hahaha: também dava :hahaha:
RCfoto
Registado: sábado jul 30, 2011 1:09 pm

Mensagem por RCfoto »

Como o amigo João Rodrigues diz, tudo depende dos €€€€ que possas gastar. :hummm:
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó companheiro Abade, eu também uso 0.40 na pedra até aí tudo bem, na outra bobine e se vais só pescar em areal podes usar um 0.30/0.25 mm de boa qualidade, ganhas em distância e a resistencia é boa, embora tenhas de usar shock leader/ chicote, que pode ser fio cónico, começa em 0.28, onde ligas á linha da bobine e vai até 0.57 na ponta, para ligar ás montagens,... eu por acaso não uso, tenho o chicote de 0.45 Trabuco T force e dou-me bem.

Eu estou a usar Asso Ultra soft Fluorocarbon coated, 0.30 mm e marca 11,8 kg, mas quando mudar vou para o 0.25, bobines de 300m, 16/17 euros.

Espero ter ajudado. :fixe:

Boas pescarias :tecla:
Responder