anzóis, chumbadas e linhas
anzóis, chumbadas e linhas
Boas pessoal, finalmente vou tirar proveito do verão e vou pescar um bocado, mas relativamente a isso estou verde e não sei que deva usar. Tenho alguns 3 livros aqui de pesca e cada um com a sua "teoria", uns usam argolas de correr, outros chumbadas quadradas e no fim confundi-me todo. Tenho um conjunto para pesca média/pesada e outro para leve/média, no de média/pesada tenho no carreto Suffix Ultra Supreme 0.35, na madre Suffix Ultra Knot 0.455 e Suffix XL Strong 0.35 nos anzóis ou chicote (ainda não conheço os termos), chumbadas tenho pirâmides de 120gr e 140gr (piramide comum e triângulo côncavo). Não sei se será o mais adequado para pescar em areia aqui no Algarve mas foi o que me indicaram na loja para começar.
E eu, por mais que me custe pedir-vos, queria saber se me podiam ajudar com os anzóis para os dois conjuntos e com as linhas e chumbadas para o conjunto de pesca leve/média.
Cumprimentos e boas pescas, João.
E eu, por mais que me custe pedir-vos, queria saber se me podiam ajudar com os anzóis para os dois conjuntos e com as linhas e chumbadas para o conjunto de pesca leve/média.
Re: anzóis, chumbadas e linhas
Boas João.
Ó companheiro, na tua primeira opção não parece mal mas, ... estás a trocar um pouco os nomes( desculpa ok, mas é só para saberes) a linha que tens no carreto ( não importa a marca, isso cada um tem o seu critério ), o teu 0.35mm podia ser 0.30/0.25mm, e isso é a madre, o chicote ( shok leader ) é que é a linha mais grossa que atas a essa mesmo,... passa a ser a madre toda ela, a que enches o carreto e o chicote, são a madre !
Onde empatas os anzóis, esses são os estralhos, e 0.35mm parece-me bem.
Portanto tudo o que usas não está mal, só trocáste os nomes, mas verás que uma vez que usas o chicote (shok leader) podias usar a linha do carreto mais fina, ok !
Desculpa estar aqui a parecer que estou a dar lições, mas, só quero ajudar ok !!!
Chumbadas, se vais pescar em zonas de areia, tudo ok, as pirâmides são optimas, mas se o mar estiver calmo até podes usar as de formato, pera; gota ou torpedo como lhe queiram chamar, sempre tiras melhor partido do lançamento, os pesos parecem-me bem.
Anzóis, cada marca tem o seu formato e tamanho mas podes usar, nº 1, 2, 1/0, 2/0 estes são os que uso, uns brancos ( cromados ) outros escuros, conforme o isco.
Quanto á pesca leve/média, bem... penso que é práticamente tudo igual, podes reduzir uma décima nas linhas, sem baixar muito a linha do carreto no mínimo 0.20mm, e usar chumbadas 100/120 g , embora com chicote possas usar mais peso.
Espero ter ajudado.
Boas pescarias
Ó companheiro, na tua primeira opção não parece mal mas, ... estás a trocar um pouco os nomes( desculpa ok, mas é só para saberes) a linha que tens no carreto ( não importa a marca, isso cada um tem o seu critério ), o teu 0.35mm podia ser 0.30/0.25mm, e isso é a madre, o chicote ( shok leader ) é que é a linha mais grossa que atas a essa mesmo,... passa a ser a madre toda ela, a que enches o carreto e o chicote, são a madre !
Portanto tudo o que usas não está mal, só trocáste os nomes, mas verás que uma vez que usas o chicote (shok leader) podias usar a linha do carreto mais fina, ok !
Desculpa estar aqui a parecer que estou a dar lições, mas, só quero ajudar ok !!!
Chumbadas, se vais pescar em zonas de areia, tudo ok, as pirâmides são optimas, mas se o mar estiver calmo até podes usar as de formato, pera; gota ou torpedo como lhe queiram chamar, sempre tiras melhor partido do lançamento, os pesos parecem-me bem.
Anzóis, cada marca tem o seu formato e tamanho mas podes usar, nº 1, 2, 1/0, 2/0 estes são os que uso, uns brancos ( cromados ) outros escuros, conforme o isco.
Quanto á pesca leve/média, bem... penso que é práticamente tudo igual, podes reduzir uma décima nas linhas, sem baixar muito a linha do carreto no mínimo 0.20mm, e usar chumbadas 100/120 g , embora com chicote possas usar mais peso.
Espero ter ajudado.
Boas pescarias
Com comentários destes até parece que o tenho aqui ao lado a explicar-me. Exelente! Muito Obrigado. Na loja apenas deram-me as linhas adequadas e exemplos de montagens,anzóis e destorcedores... Mas também o pessoal que estava lá, estava com pressa e ajudou por gosto.ffgsoares Escreveu:Boas João.
Espero ter ajudado.
Boas pescarias
Relativamente aos destorcedores qualquer um serve? Eu vi lá na loja vários tipos de destorcedores e o que eles me recomendaram foram uns da hiro em T como estes aqui no canto inferior direito (que me deram dores de cabeça, porque eu vincava o cilindro e aquilo cortava-me a linha) e outros dos normais mas uns parecem ligeiramente mais pequenos que outros.
Já agora um pequeno "à parte", eu pus na assinatura o meu conjunto de canas para facilitar a informação mas a mim não me aparece, consegue ver a minha assinatura nos comentários?
- joaonumberone
- Utilizador Regular
- Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm
Esses destorcedores têm de ser apertados ao meio do tubo, se calhar apertaste mais na ponta? mas tenta outro género eu uso uns de correr desse tipo mas plasticos e são travados por nós, no inicio era cada lançamento cada linha partida, mas já acertei com aquilo e gosto.Terramoto Escreveu: Relativamente aos destorcedores qualquer um serve? Eu vi lá na loja vários tipos de destorcedores e o que eles me recomendaram foram uns da hiro em T como estes aqui no canto inferior direito (que me deram dores de cabeça, porque eu vincava o cilindro e aquilo cortava-me a linha) e outros dos normais mas uns parecem ligeiramente mais pequenos que outros.
Já agora um pequeno "à parte", eu pus na assinatura o meu conjunto de canas para facilitar a informação mas a mim não me aparece, consegue ver a minha assinatura nos comentários?
O Soares já te disse tudo, mas vou só dar-te um conselho até ires vendo como vai a coisa, compra anzois nº1 para pescar ao fundo apanham todo o tipo de peixe e alguns bem pequeninos, já apanhei sarguitos de meio palmo com eles portanto mais pequenos se calhar não vale a pena. Para pesca á bóia ás vezes uso o nº2 ou 3, mas depende um bocado.
Vai lá experimentar e depois conta aqui
Não companheiro, não aparece a assinatura, mas parece-me que isso só entra depois de teres postado X comentários, tens de perguntar a um dos moderadores eles dizem-te !
Quanto aos destorcedores, eu uso varios dos que tens ali mas só do meio da foto para a direita, todos os outros são muito grandes não uso.
Os tubinhos que apertas na linha têm de ser apertados com jeito e na zona do meio do tubo para as pontas não cortarem a linha
E também não é preciso tanta tralha, usa dois ou três modelos de cada que gostes de usar e penso que basta, destorcedores simples, destorcedores com clip e destorcedores triplos, depois com o tempo vais vendo o que precisas mais, vê o que suporta em esforço cada tamanho e por aí guias-te, mas mesmo os mais pequenos aguentam muito.
Boas pescarias
Quanto aos destorcedores, eu uso varios dos que tens ali mas só do meio da foto para a direita, todos os outros são muito grandes não uso.
Os tubinhos que apertas na linha têm de ser apertados com jeito e na zona do meio do tubo para as pontas não cortarem a linha
E também não é preciso tanta tralha, usa dois ou três modelos de cada que gostes de usar e penso que basta, destorcedores simples, destorcedores com clip e destorcedores triplos, depois com o tempo vais vendo o que precisas mais, vê o que suporta em esforço cada tamanho e por aí guias-te, mas mesmo os mais pequenos aguentam muito.
Boas pescarias
Mete o alicate de pontas a apertar o cilindro, mas na zona central, apertas devagar e o cilindro fica apertado no meio e as pontas ficam quase redondas e abertas, logo, não cortam a linha,
Testa num bocado de linha e depois força a linha, o cilindro não deve correr mas não pode morder a linha, senão quando forçar parte.
Testa num bocado de linha e depois força a linha, o cilindro não deve correr mas não pode morder a linha, senão quando forçar parte.
Boas
Boas pescarias
Depois de 250 posts apareceJá agora um pequeno "à parte", eu pus na assinatura o meu conjunto de canas para facilitar a informação mas a mim não me aparece, consegue ver a minha assinatura nos comentários?
Boas pescarias
Pois eu apertava no meio, só que aqueles destorçedores parecem-me frágeis, dão a ideia que com um toque mais forte e aquilo corre até à chumbada ou corta a linha, na zona onde vou pescar, já apanharem robalos, tainhas, douradas, linguados, cavalas e safios. E eu estava a pensar em pescar com choco, minhoca do lodo lingueirão e caranguejo, pelo que sei anzóis de haste comprida são para as minhocas, mas relativamente ao peixe não sei como escolher
, há alguns generalizados? Ou sugerem anzóis específicos?
Boas pescarias.
Boas pescarias.