Pescadores (Profissionais) em protesto

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pescadores (Profissionais) em protesto"
na nova versão do site.

karva

Mensagem por karva »

Boa ideia. Força com isso. Se precisares de alguma coisa é só dizer.
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Siga a missiva de apoio ao Capitão Marques Pereira... pela sua "falta de sensibilidade" e "excesso de zelo"...ainda mais no Algarve onde já assisti ás maiores barbaridades da parte de profissionais da pesca.
Sem querer ser fundamentalista devo dizer que ali ao lado na costa Espanhola, onde já passei umas férias de verão, e no meio de uma densidade urbanistica de susto (se o Algarve já é o que é ...vão passear a Islantilla) apanhei Bailas, Robalos e Ferreiras como nunca apanhei uns Km a oeste na zona de Tavira onde passo férias á anos... porque será?

Força Paulo
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Força nisso BOSS
MSilva
Registado: terça dez 27, 2005 4:03 pm

Mensagem por MSilva »

Meus caros,
Acho que vou contra a corrente deste post, mas entendo que devo fazê-lo.
Nunca vi um grupo de pessoas a protestar por não poderem conduzir sem carta, pelo que entendo que se os pescadores protestam, sabem o que fazem e, acima de tudo, o que defendem.
Claro está, que até pode haver manipulações, pode haver más intenções, pode haver aproveitamento, estão por ventura a "esticar a corda", mas têm de concerteza as suas razões, pelo menos em parte.
Pesco na costa e pesco embarcado. Vejo muitas atrocidades, praticadas por profissionais e por amadores, culpo todos e não culpo ninguém, todos nós esticamos a corda, em muitas situações da nossa vida.
Mas peço que entendam que os costumes também são lei.
Não pode um cmdt de porto aplicar a lei (a mesma que os outros não aplicam) e, apenas por isso, passa a estar certo, não pode.
Os pescadores têm vidas tanto mais dificeis quanto mais artesanal for a sua actividade na pesca e as suas familias têm tudo menos fartura e conforto.
Tudo o que se vem dizendo neste post é verdade, mas não muda de um momento para o outro, apenas porque vem um "cumpridor" da lei.
As multas e penalizações aplicadas não são razoaveis, esta lei não tem nada de equilibrado, e deixa aos cmdts de porto muita descricionaridade para aplicarem as multas como entendem, não pode tem que haver regulação, mais do que isso, a 2 comportamentos iguais têm que aplicar-se pnalizações iguais.
Em resumo, até porque sou militar também, é provavel que este cmdt de porto seja o unico com o passo certo, mas tem que o acertar pelo resto da companhia, senão é ele que parece estar casso errado, como é aliás o que me parece.
Bem-haja a todos os que respeitam a pesca, os peixes, as regras, os pescadores, as autoridades...
Mário Silva
sparus
Registado: sábado fev 21, 2004 12:00 am

Mensagem por sparus »

Felizmente que na zona sul de Portugal, Algarve, existem, que eu saiba, dois excelentes Comandantes no que diz respeito ao cumprimento do dever que foram imcumbidos.

Defender a lei contra os abusos, mas também respeitam e admiram quem cumpre os direitos que a lei lhes dá.

Desculpem o tempo que que lhes tomo, mas tomei a liberdade de incluir um comentário meu feito em Março de 2006 ao Sr. Comandante Jaime Trabucho, no sitio Rampas no sapo, como podem ver o Algarve tem pessoas competentes, só precisamos que o poder politico compreenda de uma vez por todas que com zelo e dignidade este podia ser um grande País em vez de sermos os pobrezinhos da Europa.

Já agora porque não se vêm mais comentários de pescadores desportivos no correio da manhã? todos poderiam deixar a sua opinião também no CM para alguém perceber que não somos só dois ou três.

Boa pescas

- comentário de Valdemar Alves em 2006.03.13 -

"Dou todo o meu apreço e admiração ao Sr. Comandante Jaime Trabucho que dá valor a quem gosta de usufruir de um passeio de barco em familia, não priva os amantes da náutica de recreio de utilizarem as rampas e ainda com o seu saber ajuda a que os momentos vividos num simples passeio se tornem num dia maravilhoso.
Como gostariamos todos nós que atitudes destas e carinho pela náutica de recreio de pequenas embarcações como as nossas, fossem demonstradas de Norte a Sul do País.
Bem haja Sr. Comandante."

informação do Sr Comandante Jaime Trabucho, da Capitania do Porto de Olhão, por email em 2005.03.01
"... também tenho um semi-rígido e adora passear na RIA Formosa... "
"... Vou garantir na nossa Capitania que as rampas estão de livre de acesso..."
"... a coisa que me dá mais prazer é ver muitas embarcações na água, famílias inteiras a disfrutar do nosso mar e ria, que é navegável (ontem fui de Olhão a Cacela Velha e regressei pela Ria Formosa. Recomendo vivamente, passar no Barril, levantar a ponte etc...)... "
"... waypoints na Ria Formosa/ rio Guadiana de VRSA até Alcoutim é comigo, tenho tudo em excel..."

Os waypoints enviados, por gentileza do Sr Comandante Jaime Trabucho, estão disponíveis em formato excel, para download, nos links que se seguem. Na sua utilização há que ter em consideração o seguinte:

"Atenção ao WGS84 (referencial GPS para Portugal). Estas posições estão 100% correctas para import /export para cartografia wgs94.
Para transpor para carta náutica atenção às instruçõees carta a carta. O referencial é diferente algumas dezenas de jardas (cada milha tem 200 jj).
Estes waypoints podem ser utilizados em cartografia georeferenciada (sincronizada) ou Moving map software, por exemplo oziexplorer, e outros.

Ligando o gps a cartas digitalizadas, raster ou electrónicas (C.E.N.O) podemos navegar com toda a segurança.

Eu uso as cartas itinerário do Exército (por quadrícula em jpeg, o Algarve divide-se em 30 quadrículas +-)

Tb pode-se utilizar fotos do Google Earth georeferenciadas, mas no Algarve não tem rigor, agora Lisboa, Tejo, isso é outra coisa....

Comandante Jaime Trabucho"

PS
http://rampas.no.sapo.pt/index.html
Para quem ainda não conhece.
sparus
Registado: sábado fev 21, 2004 12:00 am

Mensagem por sparus »

Que me desculpe o Sr. MSilva, mas como militar que diz ser e quando diz "acertar o passo" certamente que é acertar o passo pelo bem e pelo cumprimento da lei.

Apesar de não estar de acordo com a nova lei da pesca desportiva, mas como cidadão livre e consciente deste País acatei-a, tirei a licença e nestes dois meses de pesca (só Domingos) desde o inicio do ano ainda não fui fiscalizado, pesquei uma pequena dourada com pouco mais de meio quilo que voltou para o seu meio ambiente assim como dois sargos primos da mesma e da mesma criação. :D

Diga-me agora como posso aceitar excepções para os pescadores profissionais quando tudo destroem e dentro de pouco tempo nada haverá para ninguém, será nesse tempo que os 50% do valor das nossas licenças vão parar aos bolsos desses profissionais? Não, nessa altura, já não temos peixe, nem existe esse dinheiro, porque foi gasto noutras coisas, é assim, sempre foi assim e continuará a ser assim enquanto o sol brilhar neste pobre País.

Valdemar Alves
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

MSilva, três mensagens.

1 - Os outros comandantes é que estão mal, eles deviam também fazer cumprir a lei. A lei é só uma e é clara. A lei deve ser igual para todos, se todos a fizessem cumprir não havia as tais diferenças.

2 – Percebo que existam problemas sociais, alguns talvez bem graves, mas isso não somos nós que temos de resolver nem deve servir de desculpa se deixar de fazer cumprir a lei. Existem instituições públicas que se não dão apoio às famílias o deviam fazer, recebem o nosso dinheiro para isso. E agora até recebem mais algum através do Fundo da Pesca Profissional.

3 – Será que ninguém consegue explicar aqueles pescadores que mais cedo ou mais tarde, assim, estão condenados a não ter trabalho. Não lhes conseguem explicar que ao não respeitarem as espécies (tamanhos, locais de pesca) só estão a acelerar a sua ruína?
hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Mensagem por hugovhenrique »

Após ler todos estes comentários, todos eles muito pecisos e cheios de razão. Eu prório ia ficando sem motor numa rede alvorada, e ainda fui insultado pelo dono, nada pude fazer porque na altura não tinha rádio e o telemovel tinha ficado em casa.

Está na hora de por alguma ordem nestas coisas, com imparcialidade e justiça.

Vamos ver. Cumprimentos.

Hugo Henrique
Responder