Chumbada fixa e chumbada movel

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbada fixa e chumbada movel"
na nova versão do site.

Novopescador
Registado: segunda set 05, 2011 1:27 pm

Chumbada fixa e chumbada movel

Mensagem por Novopescador »

Boas tardes Amigos da Pesca,

Na pesca ao fundo (refiro-me a pescar em pontoes e molhos), e no surfcasting, a montagem da chumbada devera ser fixa ou devera estar movel?

A unica diferença que vejo é que estando fixa, o peixe ao morder a isca vai sentir o seu peso, ao passo que estando movel, a linha vai correr e o peixe nao vai sentir essa pressao, será que o peixe ao estar a morder a isca abandona-a ao sentir ao seu peso? Ou a diferença de cada uma das montagens tem a ver com outros factores ou nao com o facto de o peixe se aperceber do peso ou nao.

Cumps
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: Chumbada fixa e chumbada movel

Mensagem por ffgsoares »

Boas companheiro.

Na minha opinião e até pelo facto que pesco das duas maneiras, penso que depende do tipo de montagem que vamos usar, no puro surfcasting em praias de areal normalmente só pesco com montagens onde a chumbada está fixa no fim, se estiver a pescar em zona de pedra por veses uso a chumbada a correr na madre ou até uma oliva de 100g enfiada na madre e no destorcedor final o estralho, quase tipo chumbadinha mas mais pesado.

É a minha opinião ok !

Boas pescarias :tecla:
Novopescador

Ola Fernando, eu ainda nao sei fazer essas montagens, e desculpa a minha ignorancia mas o que é a madre?

Em relaçao á chumbada fixa em surfcasting em areal, usas para mante-la num determinado local nao? tipo com uma chumbada tipo piramide para se enfiar na areia e manter-se naquele local.

Em relaçao á chumbada de correr, pescando em zona de rocha é devido que sendo de correr,mais juntando o facto da sua forma, sendo uma oliva esferica, é melhor para nao prender nas rochas nao? ou é por outro motivo?

Pelo que tenho visto, a escolha da chumbada e da sua forma é algo muito importante na pesca, nao é chegar e por um chumbo qualquer e começar a pescar, nao?

Cumps
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

Claro companheiro, se pescamos no areal, pode usar-se chumbada de pirâmide precisamente para se fixar, mas se o mar estiver calmo e não correr muito pode-se usar uma tipo pera, gota ou torpedo como lhe queiram chamar, pois é melhor para se lançar um pouco mais longe, devido ai seu formato mais aerodinamico.

Na pedra, como o grande problema é a perda de material, a chumbada tem de ser redonda, oval ou essa que falei "oliva" e só uso um estralho.

A madre é a linha que vem do carreto, que no caso de pescar em areal é fina eu uso 0.30 mm e com um chicote, ponta de cerca de 15m de fio mais grosso 0.45mm e é aí que são aplicadas as montagens através de destorcedor com clip.

O chicote é atado á madre com um nó de sangue, ou uni nó, este chicote é para quando lanças poderes lançar forte sem problemas de a linha partir pois ele está enrolado na bobine umas quantas voltas e sai na ponta da cana onde está a montagem.

No areal uso montagens com dois estralhos/anzóis mas por veses também só uso um estralho mas este mais comprido que o habitual, tipo, 1.50m.

ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

A montagem é um bocado de fio da espessura do chicote com cerca de 1.20m onde colocas um destorcedor para ligar á madre depois um palmo abaixo colocas um estralho e a um palmo da ponta colocas outro estralho no fim um destorcedor com alfinete para engatar na chumbada.

Se procurares aqui pelo forum em, montagens de surfcasting, encontras informação e imagens ok !

Novopescador

Obrigado companheiro pela info, ja aprendi algo novo que me sera muito util. Eu nao sei que linha tenho no carreto (espessura, tipo, marca), vou aproveita-la para treinar nestes primeiros tempos, e entretanto fazer uma busca mais aprofundada sobre isso. De chumbadas tenho de essas achatadas ( 2, que uma ficou nas rochas no primeiro lançamento que fiz ontem), e hoje comprei mais 3 piramides de 80g e 3 redondas de 80g tambem. as achatadas que tenho sao de 120g, mas acho que sao um pouco pesadas, por isso comprei estas mais leves. A cana que uso mede 4,20m ou 4,50m (mais pequena nao é) e aguenta ate 300g (penso eu).

Os nós ainda estou a aprender, ontem tive a noite a praticar nós de anzois e nós em destorcedores, mas nao sairam la grande coisa, um ou outro aparentemente aceitaveis, mas de resto nada por ai alem.

Acerca das chumbadas, fazendo um resumo muito sucinto, servem para "colocar a isca" em determinado local, mais ou menos longe, numa determinada, ou nao, posiçao debaixo de agua, e por questao de nao perder material e ser mais facil manejar a linha ( colocar uma chumbada com ganchos numa zona de rocha nao sera facil manejar a linha de certeza)

Boas pescarias :boia:
Novopescador

Aqui no site ainda nao vi as montagens, mas vi noutros sites, mas algumas das montagens que tinha nao as consigo fazer. Com mangas de plastico a proteger o fio, missangas e coisas assim.A montagem que tenho é a mais basica, inventada por mim, um destrocedor na madre, nesse destrocedor uma laçada, 60 ou 70cm depois uma outra laçada com um destrocedor com a chumbada de 120g e mais uns 50 ou 70 cm o anzol, em termos de distancia sera algo assim do genero. Dentro de agua, a isca fica no fundo, e foi assim que fui pescar ontem; apesar de terem-me feito uma montagem com 2 estralhos , um mais acima, a chumbada 120g mais ao menos a meio e um anzol no fim, mas essa foi a que lançei no meu primeiro lançamento e espetei-a logo no meio de umas pedras a 4 ou 5m á minha frente, ficou logo presa e tive que a cortar, nao a conseguia tirar e no local que estava era impossivel ir la baixo, poderia descer, mas depois ja nao conseguia subir. Foi assim que tentei apanhar sargos no pontão em Viana, conclusao trouxe uma grade para casa, mas ao mesmo tempo um sorriso de satisfaçao por uma tarde bem passada.

Cumps
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

É assim mesmo companheiro, vais, fazes a tua pesca, umas vezes sai bem outras nem tanto mas vais aprendendo na prática e aqui vais tirando dúvidas.

Mas olha... a pescar na pedra eu não usava dois anzois, quanto a mim prende mais e perde-se muito material.

Outra coisa, eu também uso chumbadas mais leves na pedra, mas 100/120g para a cana que tens se o CW vai até 300g, é um peso bom.

Força e boas pescarias :tecla:
Responder