Dúvida acerca de isco chamado batata

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Dúvida acerca de isco chamado batata"
na nova versão do site.

RuiMatias
Registado: segunda jan 17, 2011 8:23 pm

Re: Dúvida acerca de isco chamado batata

Mensagem por RuiMatias »

A mim disseram me que a batata aparece nas redes de pesca. Não tenho a certeza disto, mas foi o que me contaram.
Ricardo Fernandes
Registado: segunda out 18, 2010 3:11 pm

Mensagem por Ricardo Fernandes »

RuiMatias Escreveu:A mim disseram me que a batata aparece nas redes de pesca. Não tenho a certeza disto, mas foi o que me contaram.
No artigo da revista "O Mundo da Pesca" também lá vem isso referido, mas depois não entra em mais detalhes. O pessoal de Setúbal (ou que já pescou com este isco)é que podia esclarecer esta dúvida. :mrgreen:
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

E já agora para matar a curiosidade se conseguirem colocar uma foto era :fixe:
Telmo1982
Registado: segunda abr 18, 2011 8:58 pm

Mensagem por Telmo1982 »

melkart Escreveu:Boas,

Sou de Setúbal e a batata é uma religião, arranja-se sacos de meio quilo por cerca de 3€, dando sensivelmente para 30 a 40 iscadas. Se não enrochar de modo a que o anzol lá fique entregue à pedra, dá para ficar tempos a fio sem se perder o isco, é um isco muito rijo e o peixe com menos de 300g nem lhe toca. É um isco selectivo, apenas dá peixe já aceitável, em média a rondar as 800g, sendo que poderá sair um de 300 ou 400g tresmalhado, em termos de peso máximo não há propriamente limite, o maior exemplar que tenho conhecimento foi uma dourada de 6,100kg tirada na pedra da rata. É fatal para os sargos e respectivos primos, para a choupa e por vezes lá vem a famosa dourada, por cada 10 sargos sai uma dourada e 3 ou 4 choupas, pelo menos aqui na zona. Convém afinar o drag porque o peixe não dá "porradinhas", quando a ponteira toca normalmente é para ficar, gosto sempre de dar um safanão como se usa na pesca à dourada com o caranguejo ao mais pequeno toque para ter a certeza que o anzol entra bem no peixe, como a batata é uma iscada rija, por vezes com a movimentação do mar a iscada desce cobrindo a farpa ou barbela, quando isto acontece, por vezes custa a entrar no peixe, pelo que quando ele puxa por vezes só vem a fazer força no bico do anzol.
Outro detalhe, é a "corrida" inversa do peixe, ainda não entendi bem porquê, mas muitas vezes com este isco, o peixe nada em direcção à cana, pelo que o fio começa a ficar muito bambo sem acusar qualquer toque, normalmente vem embuchado ou quase. Como é um isco que não dá para o peixe morder com facilidade, tem tendência a engolir, pelo que quando se pica no anzol, ou dá uma grande picada ou então para se livrar da dor corre na nossa direcção.
Não é um isco que nos dê dezenas de picadas durante a jornada mas é um isco eficiente, porque quando pica é peixe quase certo. Este ano praticamente só tenho pescado com batata(70%), caranguejo(10%), camarão de Huelva(10%) e sardinha (10%). Esqueci completamente todo o tipo de raças de minhocas e vermes, embora a tiagem e a tita sejam para mim dos melhores iscos que se pode levar, no entanto não há grande vontade de gastar rios de dinheiro em vermes nem andar à tiagem, a pesca agora é chegar, iscar e pescar com a famosa batata congelada.
O único problema da batata é que o robalo, e a vária/baila nem lhe tocam, daí convém sempre levar um isco suplente e barato para quando eles lá andam.

P.S. Convém usar um anzol nº1 ou nº2 bico de papagaio de boa qualidade, pois como disse a batata é muita rija e o peixe que lá vai já é bom.
Muito obrigado pela explicação foi uma bela ajuda. Pena é só haver na zona de Setúbal. Muito obrigado.
RuiMatias

Mensagem por RuiMatias »

Panca Escreveu:E já agora para matar a curiosidade se conseguirem colocar uma foto era :fixe:
Vou tentar meter uma foto amanhã.
:fixe:
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

Pessoal, em que sitio de Setúbal se pode encontrar, também queria comprar umas quantas para usar lá mais para o inverno. Já me disseram que em Setúbal era mais barato.
lmnt
Registado: terça ago 23, 2011 8:44 pm

Mensagem por lmnt »

pequena pesquisa e encontrei isto http://8ou80foto.com/2011/08/30/iscos-pesca-batata/
boas a todos :fixe:
RuiMatias

Mensagem por RuiMatias »

pesca no prato Escreveu:Pessoal, em que sitio de Setúbal se pode encontrar, também queria comprar umas quantas para usar lá mais para o inverno. Já me disseram que em Setúbal era mais barato.
Tens a casa Roaz, que fica à frente da Repsol ao pé dos Ferrys. Ou então na Casa Pita.
Provavelmente todas as lojas de pesca têm mas eu para material prefiro a Casa Pita, em isco vou sempre à Roaz.

Imagem
Responder