Eu tb me iniciei no spinning há pouco tempo mas já deu para tirar algumas conclusões.
Comprei uma cana barata da Barros (+- 50Eur.) e arrependi-me, está na oficina há mais tempo que em minha casa... o porta-carretos descolou-se na 3ª vez que a usei.
Acabei por comprar uma Hart (Poizon MH) 3.0m e notei logo a diferença, até a lançar se nota.
Carreto, tenho o Symetre 4000FJ, subscrevo tudo o que disse o Filipe. É muito bom, espero que dure muito tempo.
Fio, uso o Sufix 832 de 0,28mm (22,8Kg). Aqui talvez devesse ter ido para um diâmetro mais fino (também não tenho a certeza), mas a nível de qualidade posso dizer que é um bom fio, em relação ao preço não é o mais barato.
Então temos: cana + carreto + fio = 100 + 90 + 36 =
226Eur.
Amostras, aki é que começa a controvérsia... e como maçarico nestas andanças peço ao pessoal mais experiente que me corrija se estiver enganado.
Eu rejo-me pela regra
"amostras claras para dias claros/águas abertas e amostras escuras para águas fechadas/noite...". De certeza que o peixe não escolhe ferrar a amostra só porque ela é cara

pelo que já notei nas minhas amostras,
a grande diferença acho que está na qualidade/durabilidade da amostra. As baratas vão 2 vezes ao banho e enferrujam, as mais caras que tenho (Maria-Angel Kiss, Daiwa-Saltiga, Duo-Aile Magnet...) não apresentam sinais de "maus-tratos" apesar de as ter usado mais intensivamente.
Dificilmente volto a comprar amostras baratas, mas vou experimentando. Nunca se sabe se algum dia me surpreendo. Por exemplo, as Vega-Akada não parecem más tendo em conta que custam metade de preço de uma Angel Kiss.
Resumindo, já encomendei umas fateixas da Owner e outras da VMC para fazer um upgrade ás amostras baratas... a cana barata quase não pescou... ou seja,
o barato sai caro.
Não te quero influenciar, mas acho que mais vale esperar para poder comprar uma coisinha melhor.
PS: E já me esquecia de uma coisa: Já gastei uma pipa de massa no spinning e
ainda não pesquei nada! Mas não vou desistir, quando apanhar um robalo esqueço logo o preço do material