perceber "casting weight" da cana (C.W.)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"perceber "casting weight" da cana (C.W.)"
na nova versão do site.

joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: perceber "casting weight" da cana (C.W.)

Mensagem por joaonumberone »

tá bem já percebi o que queres dizer, mas normalmente não se faz essa associação, ou seja, associamos um tipo de carreto a um tipo de pesca.
é a internet!
:fixe:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

smokeme Escreveu:carretos casting são bobine movel e posso garantir que lançam MUITO MAIS que qualquer carreto de bobine fixa nas mãos certas...
Pois lançam e isso das mãos certas tem muito que se diga. De qualquer forma, não esquecer que nas competições de casting só é lançada a chumbada. As iscadas/estralhos são autênticos travões e cortam muito do lançamento. De qualquer forma, lançar em condições com carretos de bobine móvel (sem guia-fios) e utilizando a respectiva cana requer muito, muito, muito treino. Acrescento ainda que sem alguém realmente entendido a dar uma ajuda, pode conduzir um homem à beira da loucura :122: :hahaha: . Eu sei porque há uns anos atrás tentei e acabei por desistir. Já possuí um belíssimo carreto Abu Garcia (que acabei por vender) e houve uma loja da zona que teve a gentileza de me deixar testar umas canas apropriadas a estes lançamentos. São canas com uma potência brutal e uma acção de ponteira que não perdoa asneiras absolutamente nenhumas. Ao fim de 2 ou 3 tardes de experiências, com as costas feitas num oito e literalmente passado dos carretos com as constantes cabeleiras e fio estragado, acabei por mandar os testes às malvas. Antes do lançamento o carreto precisa de uma afinação do travão do tambor muito precisa para que a bobine não rode completamente livre a libertar o fio, sob pena de ficarmos com um "ninho de pássaro" no carreto. Se a afinação travar demais, o lançamento ou fica curto ou estoiramos com a linha e sai um tiro. Há carretos que possuem travões magnéticos que permitem uma afinação mais milimétrica e ajudam bastante. Depois há que praticar a arrumar o fio quando estamos a recolher, ou seja, a distribuir manualmente o fio pela bobine já que estes carretos para casting não possuem guia-fios. Isto é feito com o polegar ou com o polegar+indicador. Esta distribuição deve ser feita o melhor possível para que permita depois um bom lançamento de seguida. Quem se queira iniciar, deve escolher uma cana com uma acção mais parabólica e menos rápida, já que são mais pacientes e permitem umas asneirazitas aqui e acolá. Uma outra ideia é praticar a lançar uma bola de ténis (ou outra do género) em vez de chumbada. É menos perigoso em caso de lançamento transviado. Depois há uma série de exercícios que se podem fazer só com o primeiro elemento da cana (ou mesmo com um cabo de vassoura) para que os nossos músculos adquiram a memória da movimentação necessária. Procurando pela net, existe muita informação e decerto haverá aqui pelo Sítio gente muito mais entendida no assunto do que eu e que eventualmente queira ajudar. :wink:
smokeme
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Mensagem por smokeme »

não custa muito desfazer a cabeleira depois de se saber, a chatice que causa é que acumula ao fim de uns tempos...

em agua doce prefiro bobine movel, aprendi assim e realmente dá mais jeito em certos casos.. só tenho um carreto de bobine fixa para agua doce que usava para boia.. a pesca que fazia era maioritariamente spinning com amostras e quase sempre de barco..

curiosamente os meus todos têm guia fios, o dedo é embraiagem e o movimento acompanha o guia fio.. ou seja conforme se enrola o dedo vai mexendo para os lados mas não é nós que o mexemos mas sim a patilha que anda...
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

smokeme Escreveu:não custa muito desfazer a cabeleira depois de se saber, a chatice que causa é que acumula ao fim de uns tempos...
em agua doce prefiro bobine movel, aprendi assim e realmente dá mais jeito em certos casos.. só tenho um carreto de bobine fixa para agua doce que usava para boia.. a pesca que fazia era maioritariamente spinning com amostras e quase sempre de barco..
curiosamente os meus todos têm guia fios, o dedo é embraiagem e o movimento acompanha o guia fio.. ou seja conforme se enrola o dedo vai mexendo para os lados mas não é nós que o mexemos mas sim a patilha que anda...
Quando falo em cabeleira é o "ninho" que pode fazer à volta da bobine, e não uma cabeleira fora do carreto e cana.
No caso de surfcasting, em que estarás a lançar um peso considerável e não uma amostra de 10 ou 20grms, se falhas na afinação a lançar e a bobine roda mais rápido do que o fio consegue sair, acredita que quando olhares para o carreto vais chorar #-o :119: :hahaha:
smokeme
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Mensagem por smokeme »

Ramiro Escreveu:
smokeme Escreveu:não custa muito desfazer a cabeleira depois de se saber, a chatice que causa é que acumula ao fim de uns tempos...
Quando falo em cabeleira é o "ninho" que pode fazer à volta da bobine, e não uma cabeleira fora do carreto e cana.
No caso de surfcasting, em que estarás a lançar um peso considerável e não uma amostra de 10 ou 20grms, se falhas na afinação a lançar e a bobine roda mais rápido do que o fio consegue sair, acredita que quando olhares para o carreto vais chorar #-o :119: :hahaha:

sim é mesmo isso que se chama "cabeleira" :hahaha:

o problema mesmo é que a maneira mais rapida de desenrolar é a que ninguem pensa, basta enrolar e um puchão na linha, voltar a enrolar e puchar a linha novamente, repetindo até a cabeleira desaparecer.. o proximo lançamento será curto mas a partir dai fica bom... até me ensinarem esse truque perdia horas a sacar fio para voltar a enrolar :hahaha:
Ramiro
Utilizador Regular

Mensagem por Ramiro »

smokeme Escreveu:sim é mesmo isso que se chama "cabeleira" :hahaha:
o problema mesmo é que a maneira mais rapida de desenrolar é a que ninguem pensa, basta enrolar e um puchão na linha, voltar a enrolar e puchar a linha novamente, repetindo até a cabeleira desaparecer.. o proximo lançamento será curto mas a partir dai fica bom... até me ensinarem esse truque perdia horas a sacar fio para voltar a enrolar :hahaha:
Não quero duvidar mas já alguma vez desfizeste uma cabeleira num desses carretos após um mau lançamento de surfcasting? É muito diferente de um lançamento de spinning com uma amostra leve. No surfcasting, um carreto de bobine móvel a lançar 150grms atinge uma rotação brutal em fracções de segundo e antes de teres tempo de travar a asneira tens uma cabeleira de 100 ou 150 mts de fio enrodilhado no carreto e não parece que se resolva/desfaça assim tão fácil. Talvez sim, nunca me servi dessa técnica.
De qualquer forma já não tenho o carreto para experimentar. :huuum:
Nem sei se me atreveria... o fio está caro. :hahaha: :hahaha:
Responder