perceber "casting weight" da cana (C.W.)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"perceber "casting weight" da cana (C.W.)"
na nova versão do site.

joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: perceber "casting weight" da cana (C.W.)

Mensagem por joaosousa »

Experimentem não fazer qualquer movimento lateral com o tronco e com os braços, mas simplesmente um pequeno de movimento de trás para a frente, ou seja, o que faz o lançamento são os braços! Braços acima da cabeça (mão direita na zona do carreto, e mão esquerda no cabo da cana), carreto virado para cima, cana atrás e aqui vai chumbo :D Com a prática, penso que é das melhores formas para obter lançamentos certeiros, precisamente por não haver movimento lateral! Esta é só a minha opinião, que vale o que vale ;)
smokeme
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Mensagem por smokeme »

joaosousa Escreveu:Experimentem não fazer qualquer movimento lateral com o tronco e com os braços, mas simplesmente um pequeno de movimento de trás para a frente, ou seja, o que faz o lançamento são os braços! Braços acima da cabeça (mão direita na zona do carreto, e mão esquerda no cabo da cana), carreto virado para cima, cana atrás e aqui vai chumbo :D Com a prática, penso que é das melhores formas para obter lançamentos certeiros, precisamente por não haver movimento lateral! Esta é só a minha opinião, que vale o que vale ;)
sim mas ai largar o fio cedo de mais dá o efeito de foguetão, ainda obrigão o pessoal na praia a usar capacete :hahaha:

a ver se hoje vou fazer uns treinos, tenho de ver se ainda arranjo isco mas no ultimo caso sempre se usa umas lapas..

edit:

já testei o lançamento por cima da cabeça, muito eficaz.. o ponto ideal de largar o fio é quase automatico, dá mesmo para sentir e quase sai sozinho..
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Boas pessoal das pescas.

Eu acho que sou canhoto a lançar, a mão na zona do carreto é a esquerda, portanto a mão que segura na ponta do cabo é a direita, e lanço normalmente por cima da cabeça, o dedo que segura o fio solta-o quase automáticamente, até mesmo, face ao esforço que a chumbada está a fazer na parte final do lançamento, é um lançamento mais ou menos certeiro na questão da direcção,... claro a distância varia conforme a força. ( ás veses também se falha o lançamento ! :122: )

Normalmente reparo que mesmo sendo por cima da cabeça é sempre com a cana mais descaída para cima do braço esquerdo, penso que cada um tem o seu próprio jeito e deve explorar isso de modo a tirar mais partido do lançamento.

Boas pescarias a todos :tecla:
smokeme
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

Mensagem por smokeme »

ffgsoares Escreveu:Boas pessoal das pescas.

Eu acho que sou canhoto a lançar, a mão na zona do carreto é a esquerda, portanto a mão que segura na ponta do cabo é a direita, e lanço normalmente por cima da cabeça, o dedo que segura o fio solta-o quase automáticamente, até mesmo, face ao esforço que a chumbada está a fazer na parte final do lançamento, é um lançamento mais ou menos certeiro na questão da direcção,... claro a distância varia conforme a força. ( ás veses também se falha o lançamento ! :122: )

Normalmente reparo que mesmo sendo por cima da cabeça é sempre com a cana mais descaída para cima do braço esquerdo, penso que cada um tem o seu próprio jeito e deve explorar isso de modo a tirar mais partido do lançamento.

Boas pescarias a todos :tecla:
então deves ser daqueles pescadores que eu tanto gozava no Canada, lançavam e depois a recolher tinham de trocar de mãos, era tiro e queda, a cada lançamento o tempo de trocar de mãos e como usavam carretos casting ficavam logo com cabeleira... :hahaha:

mas para ti se lanças a canhoto e te der mais jeito a recolher com a direita sempre podes alterar o carreto.. :fixe:
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Mensagem por joaosousa »

Exacto amigo soares, os canhotos talvez seja melhor inverter o que disse :D Mas depende de pessoa para pessoa, tenho uma amigo que joga futebol com o pé esquerdo e joga ténis e pesca com a mão direita :)

Mas é como eu digo, cada um tem de adaptar à forma como se sente melhor a lançar ;)
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

joaosousa Escreveu:Exacto amigo soares, os canhotos talvez seja melhor inverter o que disse :D Mas depende de pessoa para pessoa, tenho uma amigo que joga futebol com o pé esquerdo e joga ténis e pesca com a mão direita :)

Mas é como eu digo, cada um tem de adaptar à forma como se sente melhor a lançar ;)

Eu escrevo com a direita, um garfo também o uso com mão direita, lançamentos com canas de pesca idem....no entanto a jogar snooker e a tocar guitarra, só o consigo fazer com a mão esquerda...quando ando de bicicleta e quero fazer uma derrapagem e rodar 180º, só consigo se for com a perna esquerda a servir de apoio...acho que devo ter alguns fios descarnados no cérebro a fazerem curto-circuito com alguns neurónios :P

cumps,
carekaPT
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

É a única forma de fazer um bom lançamento, aliás, nunca lancei de outro modo ( mão esquerda junto ao carrete e a segurar a linha) mas isso nunca me causou problemas, cabeleiras, atrapalhação a mudar as mãos, etc... É assim que funciono :118:
E resulta, ainda hoje estavam a sair bem longos e com direcção, três foram directos á boca de três sargos e eles cá fora, um devolvido e dois pró forno :201:
Boas pescarias :tecla:
ffgsoares
Utilizador Regular

Mensagem por ffgsoares »

Mas este tópico era para debater o CW das canas, e... então Nelson, como é que estamos?

Olha... eu hoje estive a lançar numa cana 80g e na outra 100g, era uma zona só de pedra e eu queria experimentar com chumbo mais leve para ver se perdia menos chumbadas, em seis horas só perdi uma chumbada, parece que resulta vamos ver, uma vez só não conta. :nono:

Isto para dizer o quê,... senti que era demasiado leve o acto do lançamento, poderia tirar mais proveito no lançamento com 140/150g, só que eu queria testar, é costume perder-se por ali muito material.

Portanto ( para mim ) numa cana que o CW vai até 250/300g o peso ideal para lançar irá de 130 a 160g, não menos, claro que há circunstâncias em que teremos de usar o que a nossa percepção ditar, dependendo do mar e do local.

Boas pescarias :tecla:
Responder