perceber "casting weight" da cana (C.W.)
Re: perceber "casting weight" da cana (C.W.)
Experimentem não fazer qualquer movimento lateral com o tronco e com os braços, mas simplesmente um pequeno de movimento de trás para a frente, ou seja, o que faz o lançamento são os braços! Braços acima da cabeça (mão direita na zona do carreto, e mão esquerda no cabo da cana), carreto virado para cima, cana atrás e aqui vai chumbo
Com a prática, penso que é das melhores formas para obter lançamentos certeiros, precisamente por não haver movimento lateral! Esta é só a minha opinião, que vale o que vale 
sim mas ai largar o fio cedo de mais dá o efeito de foguetão, ainda obrigão o pessoal na praia a usar capacetejoaosousa Escreveu:Experimentem não fazer qualquer movimento lateral com o tronco e com os braços, mas simplesmente um pequeno de movimento de trás para a frente, ou seja, o que faz o lançamento são os braços! Braços acima da cabeça (mão direita na zona do carreto, e mão esquerda no cabo da cana), carreto virado para cima, cana atrás e aqui vai chumboCom a prática, penso que é das melhores formas para obter lançamentos certeiros, precisamente por não haver movimento lateral! Esta é só a minha opinião, que vale o que vale
a ver se hoje vou fazer uns treinos, tenho de ver se ainda arranjo isco mas no ultimo caso sempre se usa umas lapas..
edit:
já testei o lançamento por cima da cabeça, muito eficaz.. o ponto ideal de largar o fio é quase automatico, dá mesmo para sentir e quase sai sozinho..
Boas pessoal das pescas.
Eu acho que sou canhoto a lançar, a mão na zona do carreto é a esquerda, portanto a mão que segura na ponta do cabo é a direita, e lanço normalmente por cima da cabeça, o dedo que segura o fio solta-o quase automáticamente, até mesmo, face ao esforço que a chumbada está a fazer na parte final do lançamento, é um lançamento mais ou menos certeiro na questão da direcção,... claro a distância varia conforme a força. ( ás veses também se falha o lançamento !
)
Normalmente reparo que mesmo sendo por cima da cabeça é sempre com a cana mais descaída para cima do braço esquerdo, penso que cada um tem o seu próprio jeito e deve explorar isso de modo a tirar mais partido do lançamento.
Boas pescarias a todos
Eu acho que sou canhoto a lançar, a mão na zona do carreto é a esquerda, portanto a mão que segura na ponta do cabo é a direita, e lanço normalmente por cima da cabeça, o dedo que segura o fio solta-o quase automáticamente, até mesmo, face ao esforço que a chumbada está a fazer na parte final do lançamento, é um lançamento mais ou menos certeiro na questão da direcção,... claro a distância varia conforme a força. ( ás veses também se falha o lançamento !
Normalmente reparo que mesmo sendo por cima da cabeça é sempre com a cana mais descaída para cima do braço esquerdo, penso que cada um tem o seu próprio jeito e deve explorar isso de modo a tirar mais partido do lançamento.
Boas pescarias a todos
então deves ser daqueles pescadores que eu tanto gozava no Canada, lançavam e depois a recolher tinham de trocar de mãos, era tiro e queda, a cada lançamento o tempo de trocar de mãos e como usavam carretos casting ficavam logo com cabeleira...ffgsoares Escreveu:Boas pessoal das pescas.
Eu acho que sou canhoto a lançar, a mão na zona do carreto é a esquerda, portanto a mão que segura na ponta do cabo é a direita, e lanço normalmente por cima da cabeça, o dedo que segura o fio solta-o quase automáticamente, até mesmo, face ao esforço que a chumbada está a fazer na parte final do lançamento, é um lançamento mais ou menos certeiro na questão da direcção,... claro a distância varia conforme a força. ( ás veses também se falha o lançamento !)
Boas pescarias a todos
mas para ti se lanças a canhoto e te der mais jeito a recolher com a direita sempre podes alterar o carreto..
Exacto amigo soares, os canhotos talvez seja melhor inverter o que disse
Mas depende de pessoa para pessoa, tenho uma amigo que joga futebol com o pé esquerdo e joga ténis e pesca com a mão direita 
Mas é como eu digo, cada um tem de adaptar à forma como se sente melhor a lançar
Mas é como eu digo, cada um tem de adaptar à forma como se sente melhor a lançar
joaosousa Escreveu:Exacto amigo soares, os canhotos talvez seja melhor inverter o que disseMas depende de pessoa para pessoa, tenho uma amigo que joga futebol com o pé esquerdo e joga ténis e pesca com a mão direita
Eu escrevo com a direita, um garfo também o uso com mão direita, lançamentos com canas de pesca idem....no entanto a jogar snooker e a tocar guitarra, só o consigo fazer com a mão esquerda...quando ando de bicicleta e quero fazer uma derrapagem e rodar 180º, só consigo se for com a perna esquerda a servir de apoio...acho que devo ter alguns fios descarnados no cérebro a fazerem curto-circuito com alguns neurónios
cumps,
carekaPT
É a única forma de fazer um bom lançamento, aliás, nunca lancei de outro modo ( mão esquerda junto ao carrete e a segurar a linha) mas isso nunca me causou problemas, cabeleiras, atrapalhação a mudar as mãos, etc... É assim que funciono
E resulta, ainda hoje estavam a sair bem longos e com direcção, três foram directos á boca de três sargos e eles cá fora, um devolvido e dois pró forno
Boas pescarias
E resulta, ainda hoje estavam a sair bem longos e com direcção, três foram directos á boca de três sargos e eles cá fora, um devolvido e dois pró forno
Boas pescarias
Mas este tópico era para debater o CW das canas, e... então Nelson, como é que estamos?
Olha... eu hoje estive a lançar numa cana 80g e na outra 100g, era uma zona só de pedra e eu queria experimentar com chumbo mais leve para ver se perdia menos chumbadas, em seis horas só perdi uma chumbada, parece que resulta vamos ver, uma vez só não conta.
Isto para dizer o quê,... senti que era demasiado leve o acto do lançamento, poderia tirar mais proveito no lançamento com 140/150g, só que eu queria testar, é costume perder-se por ali muito material.
Portanto ( para mim ) numa cana que o CW vai até 250/300g o peso ideal para lançar irá de 130 a 160g, não menos, claro que há circunstâncias em que teremos de usar o que a nossa percepção ditar, dependendo do mar e do local.
Boas pescarias
Olha... eu hoje estive a lançar numa cana 80g e na outra 100g, era uma zona só de pedra e eu queria experimentar com chumbo mais leve para ver se perdia menos chumbadas, em seis horas só perdi uma chumbada, parece que resulta vamos ver, uma vez só não conta.
Isto para dizer o quê,... senti que era demasiado leve o acto do lançamento, poderia tirar mais proveito no lançamento com 140/150g, só que eu queria testar, é costume perder-se por ali muito material.
Portanto ( para mim ) numa cana que o CW vai até 250/300g o peso ideal para lançar irá de 130 a 160g, não menos, claro que há circunstâncias em que teremos de usar o que a nossa percepção ditar, dependendo do mar e do local.
Boas pescarias