perceber "casting weight" da cana (C.W.)

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"perceber "casting weight" da cana (C.W.)"
na nova versão do site.

smokeme
Registado: domingo mai 08, 2011 7:47 pm

perceber "casting weight" da cana (C.W.)

Mensagem por smokeme »

uma duvida de tótó (ou não)..

acho que praticamente todos percebem que usar uma chumbada superior ao C.W. da cana se corre o risco da mesma partir, certas vezes até acontece com menos peso e lançamentos mais arrojados como o pendulum ou até alguns OTG mais esforçados...

a minha questão é qual é o problema em usar chumbadas abaixo do C.W., tendo em conta que não se vai poder carregar a cana os lançamentos obviamente vão ser mais curtos, há algum problema que não vejo?

eu com o canelon (C.W. 100-300g) costumo passar tempo nas pedras com olivas ou chumbadas de 55g e lançamentos até 30m.. na minha ideia quanto mais pequena a chumbada menos probabilidade tem de enrochar.. o ideal para o canelon é 180-200g, mas um calhau desses no meio da pedra é ancora certa...
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Re: perceber "casting weight" da cana (C.W.)

Mensagem por ffgsoares »

Boas Nelson.

Eu não acho que haja algum problema em usar chumbadas abaixo do CW, aliás... usamos ou devemos usar sempre abaixo, penso que ninguém tira partido no lançamento se lançar com 250/300g, acho esses pesos desproporcionados para se tirar partido da cana versos físico, em termos de lançamento.

Sendo o CW 100/250 ou 120/300g, na minha opinião um peso intermédio será óptimo para um bom lançamento ( minha opinião ), já agora e como falas na pedra, eu nas zonas de pedra uso em regra geral de 100 a 150g, para fazer lançamentos normais ( para mim ) 80/100/120m,. 55g isso é um fundo ligeiro, quase chumbadinha.

Em zonas de areia "surfcasting" é raro baixar de 130g e até 150/160g.

Boas pescarias Abraço :tecla:
smokeme

Mensagem por smokeme »

em zonas de areia com a mezzano tenho andado com 140g até me habituar a leveza dela, tenho receio de carregar nos lançamentos..

no canelon ando com 180-200 e quando anda pessoal por perto até se assustam com o barulho caracteristico dos lançamentos, parece aqueles efeitos dos filmes :hahaha:

tenho de praticar mais com a mezzano para me fazer a ela, o raio do vento é que anda a estragar tudo...
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Tens razão ó Nelson, tenho ido uns bocaditos de manhã e o vento é muito, a vaga também está muito grande, não está nada bom para as pescarias.

Olha, eu também tenho um canelon desses antigos, amarelo escuro, com os passadores bem largos, mas já está arrumado, mas mesmo com esse quando pescava com ele sempre usei regra geral 150g o máximo 180g, mais do que isso não me dá geito, nem força :118:

Boas pescarias, Abraço :tecla:
smokeme

Mensagem por smokeme »

se o winguru acertar amanhã (tenho duvidas) já parece que vai ficar um dia decente para pescar..

para mim o problema é que quando não ha vento aparece sempre pessoal.. não tenho muita confiança nos lançamentos para lançar a menos de 100m de banhistas, não costumo falhar muito mas para o mal tudo é possivel :hahaha:

dai a razão que tenho andado a olhar para zonas de pedra que por norma não são frequentadas por banhistas mas tenho receio de perder chumbadas sem peixe.... se viesse um peixito ainda era naquela :hummm:

gosto do canelon porque o posso carregar a vontade, se não o parti até hoje tambem já não parte.. é pesado mas até se lança muito bem por ter um belo equilibrio...
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Olá.
Nelsón, esse canelon deve ser um bocado pesado para estares à pesca com chumbo tão leve e distâncias tão curtas. Para essa pesca leve e curta praticamente até uma cana de bóia serve.
Quanto ao resto, se a tua Mezanno indica um CW de 100/250, provavelmente lançarás bem com ela com 120 até 150. Atenção que nem todas as canas estão preparadas para OTG e especialmente para Pendular. Se forem canas para o fraquito, o risco de racharem ao meio é enorme.
O lançamento pendular carrega e exige muito das canas. Existem canas próprias para este tipo de lançamento e os grandes resultados são alcançados com canas de 2 partes e carretos de tambor sem guia-fios (estes últimos são uma perfeita dor cabeça trabalhar com eles).
O OTG, com canas muito progressivas perde muita eficiência (mesmo assim é melhor que o tradicional "por cima da cabeça") e obriga a uma coordenação perfeita entre homem e conjunto cana/carreto. Com canas de acção mais rápida, os resultados melhoram mas as canas perdoam menos as asneiras. :fixe:
smokeme

Mensagem por smokeme »

a cana de boia que eu usava o meu pai não a larga infelizmente, mesmo o canelon já custa a convençer que mo empreste :hahaha:

os meus lançamentos são os que a malta chama de laterais e são efectuados com a tecnica do "mal e porcamente".. ando a ver se treino mas ainda não encontrei um sitio com espaço suficiente para o efeito e sem pessoas.. por enquanto acerto sempre ao meu lado o que me indica que ando a soltar o fio demasiado cedo, se fosse "por cima da cabeça" é provavel que se equiparasse a foguetão :hummm:

nada que com pratica não se aprenda..
carekapt
Registado: segunda nov 09, 2009 9:31 am

Mensagem por carekapt »

smokeme Escreveu: os meus lançamentos são os que a malta chama de laterais e são efectuados com a tecnica do "mal e porcamente"..
nada que com pratica não se aprenda..

Eu quando comecei também me fugia para o lado direito a chumbada, até acertar fiz o mais lógico...rodava o corpo x graus para a esquerda para compensar o desvio do lançamento...mas também já vi um amigo meu com o mesmo problema que eu , mesmo comigo a dizer-lhe para rodar o corpo todo e ele só rodava do tronco para cima...o resultado em 99.999% das vezes era sempre o mesmo, chumbada a cair para o lado direito :P

Entretanto (acho) que já acertamos com a formula de lançamento (e em continuo melhoramento)

cumps,
carekaPT
Responder