fio para embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"fio para embarcada"
na nova versão do site.

luis encarnacao
Registado: quinta jul 07, 2011 9:58 am

Re: fio para embarcada

Mensagem por luis encarnacao »

vilas Escreveu:então vamos ver se entendi tudo aquilo que aconselham para uma embarcada aos varios.
fio multi 0,20+chicote de +-8 metros(cana tem 2,70mt) de mono 0.30 e a montagem.
na montagem eu acho que estou bem tenho a madre 0,28 e os estralhos 0,26 fio da seaguar fluorcarbono.
ja agora como nunca utilizei multi o que aconselham?marca?não muito cara porque ainda são cerca de 250 ou 300 mt.
Amigo Vilas deixo-lhe aqui alguns preços do multifilar: Sufix Braid 0,18 275mt 28 euros; Whiplast entre 60 e 64 euros, Power Pro entre 42 a 50 euros e tem uma opção mais barata multi da hiro green 0,20 com 250mt a 25 euros(este está no leilões net) o nome do vendedor é softmachine e portes 0,70 euros.
Na minha opinião penso que tem aqui um preço muito em conta :fixe:
vilas
Registado: terça jul 05, 2011 5:34 pm

Mensagem por vilas »

pergunto se em vez da tercina não pode ser usado um chicote pequeno.passo a explicar vi na loja uma espécie de chicote em borracha creio,mais ou menos 15/20 cm para fazer a ligação do fio do carreto à montagem.
este artefacto faz mesmo isso,um genero de chicote.não sei se ja viram?tem um mal...são 6 € cada 2 unid.
quanto à tercina das imagens que puseram não consigo perceber como é feito o nó.a imagem esta muito pequena.
e creio que se percebi bem esta tercina tem um mal.se quisermos mudar de montagem,temos que voltar a fazer a ligação ao fio do carreto correcto?
o que pelo menos,se assim for,para quem não esta muito habituado no meio do mar não deve dar muito jeito.creio mais practico um destorcedor é so tirar um e por outro.
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

Esse elástico nunca usei, mas já li por aqui no forum que não vale grande coisa, é demasiado elástico..

Quando falam no uso da tercina para dar elasticidade, é na montagem! linha do carreto em multi, destrocedor, e depois vem a montagem, que engata ao destroçedor com a tal tercina :fixe:

Eu pessoalmente uso o tradicional chicote, mono de boa qualidade, 2,5 vezes o tamanho da cana, mas não ponho de parte experimentar como disse anteriormente.

o problema da imagem é por causa do tamanho máximo, ve aqui http://imageshack.us/photo/my-images/217/tercina.png/
luis encarnacao
Registado: quinta jul 07, 2011 9:58 am

Mensagem por luis encarnacao »

vilas Escreveu:pergunto se em vez da tercina não pode ser usado um chicote pequeno.passo a explicar vi na loja uma espécie de chicote em borracha creio,mais ou menos 15/20 cm para fazer a ligação do fio do carreto à montagem.
este artefacto faz mesmo isso,um genero de chicote.não sei se ja viram?tem um mal...são 6 € cada 2 unid.
quanto à tercina das imagens que puseram não consigo perceber como é feito o nó.a imagem esta muito pequena.
e creio que se percebi bem esta tercina tem um mal.se quisermos mudar de montagem,temos que voltar a fazer a ligação ao fio do carreto correcto?
o que pelo menos,se assim for,para quem não esta muito habituado no meio do mar não deve dar muito jeito.creio mais practico um destorcedor é so tirar um e por outro.
Amigo Vilas, o meu amigo passa o fio pelos passadores e põe um destorcedor. a tercina é feita na montagem, se necessitar de mudar de montagem abre o clip do destorcedor e põe a outra, operação que leva no máximo 10 segundos a efectuar.
Boas :fishcool:
vilas
Registado: terça jul 05, 2011 5:34 pm

Mensagem por vilas »

ok ,assim tudo bem.percebi que era uma ligação directa com o multi do carreto.se calhar vou fazer uma montagem com tercina para experimentar e vou comprar uma geringonça daquelas elasticas.estou a pensar ir numa ultima embarcada para os lados de setubal no domingo antes de ir de ferias para altura.vou ver se consigo comprar o carreto ,fios ,etc,para experimentar .depois se chegar a ir conto como o material se portou.
é claro que a cana não é a ideal mas para ja ficamos-nos pelo carreto que pela minha experiencia anterior é o essencial para os meus braçinhos.ja tinha pescado com o meu mitchell um dia inteiro a tirar uns bons 30 sargos à volta de 300 g cada um,mas a cerca de 20 mt de fundo.
na ultima vez pesca 000000,mas so a puxarchumbada de 150gr com fio 0.40 mono :122: :122: :122: :122: :122: ,a cerca de 60 metros rebentei com os meus bracinhos todos.isto sem contar que uma vez trouxe 2 desgraçadas de duas cavalas e o desgraçado do carreto parecia que os rolamentos estavam gripados :hahaha: :hahaha: :hahaha:
obrigadão pelos conselhos vou ver se consigo ir experimentar
so não sei o carreto.estou indecisso entre o shimano xsa super ultrega 100000 -125€ e o daiwa opus bull 5000 96€ na decatlon
Gandalf
Registado: sexta ago 01, 2008 11:00 am

Mensagem por Gandalf »

Obrigado a todos plos esclarecimentos.
Eu vou continuar a usar o que até agora me tem safado.
Multi seguido de uma baixada em mono com uns 6 metros (cana tem 3.25) e os empates para os anzois seguem com fluorcarbono.
Agora tenho é que arranjar maneira de ter um aparelho sem nós, já me falaram de uma cola mais missangas e termo retráctil.
Vim um amigo com isso e tinha um apescto muito bom e sem nós.
Vou exprimentar isto em Setembro e logo vejo que tal me safo.

Bem haja a todos e grandes pescarias.
Gandalf
Responder