Carrete Surfcasting

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carrete Surfcasting"
na nova versão do site.

joseafonso
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Re: Carrete Surfcasting

Mensagem por joseafonso »

robalomaster Escreveu:
joseafonso Escreveu:Alguém me poderia explicar qual a razão porque um ratio mais baixo é melhor num carreto de surfcasting?
Ab
Provavelmente ninguém terá uma justificação científica para lhe dar mas existem as preferências de cada um certo :fixe:
Falando por mim eu oriento muito das minhas escolhas pelos ratios, e não foi por acaso que ainda esta semana recebi esta maravilha :D
Não quero uma explicação científica, quero uma lógica :huuum:
Como se trata duma característica técnica, que pelos visto é importante (para alguns)na escolha dum carreto de surfcasting, que queria saber porquê que é tão importante o ratio num carreto de surfcasting.
Na minha opinião até acho que o ratio (que é a relação entre as voltas do rotor e cada manivelada) não tem ou tem pouca importância no surfcasting.
O Ratio por si só não fará bom, um carreto de surfcasting.
Ab
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Zé, bom dia... :join: .
Também não tenho explicação, que possa servir de uma forma digamos que correcta. Em praias de areia somente, sinto me melhor a trabalhar com estes ratios.
Pancada minha? Talvez, sei lá. Que sinto que me preenchem as medidas sinto, isso só posso explicar pela forma que o sinto no pescar...
Podia dar mais duas explicações que me saltam à vista. Uma o facto de o AERO technium ter marcado positivamente muita gente, e parece que desde essa altura que procuramos um sucessor. Sabendo do seu enrolamento e ratio... Esta pode ser uma explicação.
A outra, provavelmente essa segurança que sinto, tem a ver com a força que estes carretos normalmente têm em ratios mais baixos. Pelo menos os que possuo.
Mas a realidade( que não sei os porquês) É que os Japoneses trabalham praticamente só com estes ratios nestes carretos. Talvez exista uma explicação, se a souberes, partilha, que eu gostaria de saber.

Da minha parte, para finalizar, não acho que seja melhor ou pior, pois isso depende de cada marca e modelo. Sinto antes, que me agradam mais no seu trabalhar. Daí os meus favoritos serem os cujo ratio não é muito alto( se formos analisar todos os topo de Shimano e Daiwa) convergem neste factor. :fixe: .
robalomaster
Registado: sexta fev 03, 2006 6:23 pm

Mensagem por robalomaster »

Para mim o ratio é fundamental não só em surfcasting, mas em qualquer modalidade adapto o ratio àquilo que são as minhas necessidades. Falando concretamente do surfcasting que é o que está em questão, opto por ratios baixos porque pesco em fundos arenosos e não tenho qualquer necessidade de recolher mais rápido. Considero os carretos com ratios mais baixos mais confortáveis, poupam-nos os braços e parece que transmitem aquela força e segurança que não sei descrever. Peguem numa bicicleta e subam uma serra na sexta velocidade e depois subam na primeira e vejam as diferenças.

Normalmente pesco com chumbadas de 150 gramas piramidais que só por si já não são fáceis de rebocar especialmente na zona de rebentação, e aí não tenham dúvidas que tudo o que disse atrás vem ao de cima.

Outro aspecto fundamental no meu entender é a nível da sua longevidade/fiabilidade, o que me faz crer da experiência que tenho, que as suas engrenagens (pinhão, roda da coroa,etc) não sofrem tanto desgaste ao recuperar pois a sua desmultiplicação é outra a nível mecânico.

Outro pormenor, nem sempre um carreto com ratio menor enrola menos linha por volta que um carreto com ratio maior, também depende do diâmetro da bobine :fixe:
joseafonso

O facto de um carreto ter um Ratio elevado, também não quer dizer que não tenha "força" necessária para puxar por vezes coisas bastantes pesadas, sejam chumbadas, lixo, peixe, etc.
Assim como nem todos os carretos com ratio baixo terão força suficiente para puxar esses pesos.
Por exemplo existe um Saltiga que tem um ratio de 6:2, e é uma máquina indicada para o jigging.
A "força" do carreto estará mais relacionada com a qualidade dos materiais empregues na sua construção, do que com a ratio.
Um carreto de fraca qualidade por mais baixo que seja o ratio, sofrerá sempre maior desgaste que outro carreto que mesmo com um ratio mais alto.
Essa sensação de conforto e segurança de que falam é proporcionada pela grande qualidade do carreto, coisa que também acontece com carretos de outras marcas (poucas).

Ab
robalomaster
Registado: sexta fev 03, 2006 6:23 pm

Mensagem por robalomaster »

Concordo, até porque não quis dizer que o ratio fosse em todos os casos obrigatoriamente proporcional à força, que fique claro.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Ok Zé, obviamente que o que dizes é correcto, mas o mesmo carreto com ratios diferentes, o que tiver o ratio mais baixo vai ser o que te "protege" mais os braços, e aquele em que sentiremos mais "força". Daí no caso da Shimano existir existir por exemplo o PG e o modelo normal.
E eu não tenho dúvidas, que um saltiga de ratio 4.7 te vai defender mais os braços do que o tal de 6.2. Obviamente por serem topos de gama, onde tudo é pensado e trabalhado ao mínimo detalhe lhe confere mais força do que um carreto de ratio baixo dos de gama baixa...

Sei que não gosto de usar carretos de ratios altos a não ser em pescas de zonas com muita rocha, pois lá não tenha outra solução. Se pudesse usaria sempre os ratios baixos.
joseafonso

Para Surfcasting, eu não dou valor ao Ratio dos carretos. :D
É particularidade à qual não dou importância.
Eu gosto de pescar longe, sempre que posso escolho locais para pescar com essas condições. Gosto de carretos leves e poderosos.
O peso dos conjuntos causam-me mais desconforto que o recolher.
Ab
drpauloalmeida
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Mensagem por drpauloalmeida »

Também vou meter a colher...

A importância que dou ao ratio dos carretos de surfcasting advém duma simples razão (para mim). Ora estamos a pescar a uma média de 100m de distância, para trazer um peixe para seco a luta é mais demorada e existe uma grande importância na velocidade de recolha, para não desferrar, para se acompanhar melhor o movimento do peixe, etc.. Com um carreto com ratio alto para recuperar 30cm, por exemplo, quase nem mexe a manivela, logo tem pouca sensibilidade e pouco controlo da recuperação.

Resumindo, acho que um ratio baixo é fundamental num carreto de surfcasting para melhor controlar-mos a recuperação em termos de comprimento/distância.
Responder