krazy_dude Escreveu:
Amigo estou 100% de acordo!
Para não falar daqueles que os põe a tostar ao sol ou que os atiram para as pedras (falo do peixe que não gostam e que não vão levar para casa).
É certo que por vezes chateia pescar desses peixes, mas é como diz, o peixe não pediu para ser pescado...
Mas também digo pela minha maneira de ser e estar na pesca, muitas vezes não dá peixe de jeito e sai uma boga uma tainha o que quer que seja, e até sabermos realmente o peixe que estaremos a tirar, dá-nos uma pica do caraças, a adrenalina dispara, os pensamentos que nos atormentam desaparecem, e estamos ali a fazer o que realmente gostamos, ou seja a pescar.. e quando vemos o peixe que sai que seja uma boga ou uma tainha, rimos-nos uns dos outros, com a cara de quem estava a tirar o peixe, do momento, dos comentarios... e estamos alegres bem-dispostos por uns momentos, a pescar, a conviver, etc etc, acho que o minimo de agradecimento que deveremos dar a um ser seja ele qual for, por esses momentos, é dignidade e tratar com respeito, devolvendo-o ao seu habitat o mais seguro e sem danos que nos fôr possivel...
Seja ele o peixe que for, ao menos deu-nos uma das coisas que ali fomos fazer.... pescar!
Abraço
É isso ai...entre uma grade e 5 tainhas devolvidas à água, prefiro devolver tainhas...sempre dá a pica necessária para um gajo continuar a fazer o que gosta!
Na minha opinião não há que ter pena,daquilo que nos vai servir de alimento,é uma luta justa...de igual para igual, simplesmente fazemos parte da cadeia alimentar,prefiro o peixe que apanho ,mil vezes do que o ir comprar ao supermercado...não é por mal as aquela "bifana" que toda a gosta...o porco tb passa o dia todo a levar com hormonas para crescer rápido,e num espaço mínimo onde não pode mexer-se.Eu apenas agradeço a mim mesmo por ter mais uma bela e fresca refeição...o exemplar é sempre tratado com o devido respeito! Um prémio é verdade
Joao Rodrigues Escreveu:Li à uns tempos (já não me lembro é aonde) e não sei se será verdade ou não o seguinte:
A memória dos peixes é de cerca 30 segundos, ou seja, só durante este tempo é que há sofrimento.
Após este tempo, o peixe mexe-se mas não é por sofrer.
É verdade isto?
JMR
Se isso é verdade ou não, sinceramente não sei, não sou cientista, sou pescador(ou pelo menos tento ser ). Mas já ouvi falar até em 3 segundos. Mas pensando bem talvez não seja com todas as espécies, porque diz se por aqui que se deve ter cuidado a tirar os sargos se estivermos a pescar numa zona muito rochosa para não batermos muito com eles nas rochas, porque se eles escamarem muito para o mar os restantes que lá ficam durante algum tempo ficam desconfiados. Logo se tivessem só 30 segundos de memória isto deixava de ter lógica. Tenta tirar o peixe e não olhar muito para ele concentra te no próximo bicho assim não te custa tanto ver o bicho a sofrer. Eu pelo menos faço assim.
Joao Rodrigues Escreveu:Li à uns tempos (já não me lembro é aonde) e não sei se será verdade ou não o seguinte:
A memória dos peixes é de cerca 30 segundos, ou seja, só durante este tempo é que há sofrimento.
Após este tempo, o peixe mexe-se mas não é por sofrer.
É verdade isto?
JMR
Se isso é verdade ou não, sinceramente não sei, não sou cientista, sou pescador(ou pelo menos tento ser ). Mas já ouvi falar até em 3 segundos. Mas pensando bem talvez não seja com todas as espécies, porque diz se por aqui que se deve ter cuidado a tirar os sargos se estivermos a pescar numa zona muito rochosa para não batermos muito com eles nas rochas, porque se eles escamarem muito para o mar os restantes que lá ficam durante algum tempo ficam desconfiados. Logo se tivessem só 30 segundos de memória isto deixava de ter lógica. Tenta tirar o peixe e não olhar muito para ele concentra te no próximo bicho assim não te custa tanto ver o bicho a sofrer. Eu pelo menos faço assim.
boas , vocês acreditam em karma ? olhem a mim não me têm deixado ficar mal , tento ser sempre o mais cívico e respeitador para com o meio ambiente já estive várias vezes á pesca durante o dia todo a ver pescadores ( se é que se podem chamar assim) a mandar peixes contra as rochas todos raivosos e não pescam nada de jeito e no fim ainda se vão embora e deixam o pesqueiro cheio de lixo grrrr........ e eu 5 ou 6m ao lado deles a tirar bom peixe com a mesma isca. eu penso que deve haver uma certa sintonia e interacção entre pescador e natureza pois para mim no fim de contas a natureza , vai retribuir aquilo que recebeu , diz o camarada "alecrim" que é pescador ou tenta ser , e que se concentra não no que está no balde ,mas no que está em fila para sair , peço em meu nome e de certeza em nome de muitos e muitos PESCADORES aqui do sdp e não só, que ponham a mão na consciencia e comecem a ter mais atenção a estas situações pois mal não fará ........... com o tempo serão recompensados
Penso ser este o local mais correcto para perguntar.
O que fazer para evitar o sofrimento do peixe após a sua apanha? Hoje deu-me pena um amigo meu deixar um Sargo na água, e depois tirou-a, e deixou-o ao sol um bocado no balde, e parecia que o peixe estava a sofrer bastante, sempre à procura de ar para respirar...
O que é que se pode fazer para evitar desde logo este sofrimento? Algum impacto, ou corte em algum sítio? Já pensei em amanhar logo o peixe no local, mas dá muito trabalho
Cumprimentos a todos
como amigo dele tens de o chamar á razão essa coisas não se fazem e agora já tens umas dicas daqui dos companheiros do sdp , aproveita-as e parte a tola ao teu amigo.
Panca Escreveu:Ou se vai á pesca ou se fica em casa...
E para mim assunto encerrado, nada mais a dizer do que o que disse em cima
E com o devido respeito mas isto foi um tema que num forum destes que é de pesca e de povo que adora pescar, portanto somos todos pescadores pelo menos eu sou e assim me considero, nem se devia colocar estas questões
Ou pescas ou deixas pescar
P.S. existem outros foruns que são fundamentalistas pelo menos assim os considero e nos quais me vim embora e o Sitio nunca considerei dai ainda aqui estar
Panca não vás por ai, é que num fórum destes tu podes falar e os fundamentalistas também, a diferença está ai, é há que saber a diferença, para todos.