Sofrimento do peixe

Iscos e peixes. Tipos de iscos, peixes e suas particularidades.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sofrimento do peixe"
na nova versão do site.

antoniocosta82
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2011 12:36 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por antoniocosta82 »

Conheço quem dê uma martelada :moca: na cabeça do peixe, mas sinceramente não sei se isso não irá causar ainda mais sofrimento. Penso que o mais sensato é mesmo o espetar a navalha na cabeça.
paulomota
Mensagens: 11
Registado: terça jul 12, 2011 12:48 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por paulomota »

drpauloalmeida Escreveu:Compreendo o teu sentimento, por vezes sinto o mesmo quando não tenho condições para lhe diminuir o sofrimento. O mais comum é no surfcasting em que normalmente enterro o peixe para se manter fresco e também para asfixiar, se é que é o termo correto, mais rápido.

Se estás a pesca apeado, usa o balde mas mantém num local fresco a abrigado do sol, mudando água sempre que tenha um tempo livre.

Se for peixe mesmo grande eu costumo espetar uma navalha o mais perto do cérebro possível (se acertares no cérebro larga bastante sangue), ele dá uma abanadela final e morre. É um método um pouco bárbaro mas ao menos diminui o tempo de sofrimento dos peixitos.

Mas é uma pergunta interessante, o que faço é por sabedoria empírica, poderá haver métodos mais eficazes e menos dolorosos..

Tudo o que disse foi em pesca apeada, em pesca embarcada já é diferente, se for na RIa por exemplo, uso um redenho sempre dentro de água, se for em mar alto é na arca com gelo pois claro :join: os exemplares, de 2kg para cima, faço a técnica bárbara de lhe espetar com a navalha...

Caro paulomota, não lhe devia ser completamente indiferente, não me diga que é-lhe indiferente ver um peixe a morrer asfixiado do que po-lo ao fresco num balde ou matar logo ali o sofrimento... eu não tenho pena deles, isso é certo, mas que lhe devemos dar um final mais digno isso acho que sim. Além de servirem de alimento são os prémios que recebemos neste desporto :nubone:
Caro joão Rodrigues, também li, não sei onde, mas que a memória dos peixes é só dois segundos, mas após esses dois segundos eles continuam a sofrer, é é uma dor nova a cada 2 segundos :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Na verdade é-me completamente indiferente
Avatar do Utilizador
drpauloalmeida
Mensagens: 1066
Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por drpauloalmeida »

Panca Escreveu:Vocês vão desculpar a minha ironia mas mais vale não pescar se sentem assim tanto a dor do peixe :nono:
É como num grupo de caçadores algum dizer..."epá o que mais me custa é ver os animais que matamos" ...???
Cada um tem o seu ponto de vista, e ainda bem. Discutimos e evoluimos.

Não lhes custa, nem a mim, ver peixe ou um outro animal morto, mas tomando também o exemplo da caça, se acerta na coxa de um coelho vai deixá-lo a agoniar até morrer? ou simplesmente dá-lhe a cacetada-mor? :hahaha: :join: :join:
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por pedrolourenco79 »

Uma pancada seca em cheio na cabeça com algo duro... Alguns desembuchadores até têm na extremidade do cabo uma especie de porca de metal para efectuar a dita pancada :fixe:. Se não os matar pelo menos deixa-os anesteseados.
Atençao que depende tambem de peixe para peixe... tentar fazer isso numa faneca ou num linguado ou melhor ainda num safio, nao é deveras eficiente :hahaha:
antoniocosta82
Mensagens: 9
Registado: segunda mai 09, 2011 12:36 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por antoniocosta82 »

pedrolourenco79 Escreveu:Uma pancada seca em cheio na cabeça com algo duro... Alguns desembuchadores até têm na extremidade do cabo uma especie de porca de metal para efectuar a dita pancada :fixe:. Se não os matar pelo menos deixa-os anesteseados.
Atençao que depende tambem de peixe para peixe... tentar fazer isso numa faneca ou num linguado ou melhor ainda num safio, nao é deveras eficiente :hahaha:
E na Moreia convem que a pancada seja maior ^_^ :moca: :moca: :moca: :moca: zzzz :lili:
Avatar do Utilizador
fmsm
Mensagens: 53
Registado: sábado jul 25, 2009 7:40 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por fmsm »

Como já foi dito, cada um tem o seu ponto de vista, e o que para alguns pode ser uma coisa natural da vida, para mim não, acho que a arte está no pescar, o peixe que vem, se não for deitado à água penso que merece o meu respeito de ao menos acabar logo com a vida dele :hummm:

Não consigo concordar com o exemplo da caça, visto que com um tiro se mata logo um animal, enquanto estes bichinhos persistentes mordem "apenas o anzol", não é, da maior parte das vezes, fatal para eles, o que leva a um período de tempo que o peixe vai ter até morrer... Por vezes até querem saltar de novo pra água :dedos2:

Talvez a pancada seja o mais ideal, ou a técnica de o enterrar na areia!
Cumprimentos amigos :boss:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por Panca »

drpauloalmeida Escreveu:
Panca Escreveu:Vocês vão desculpar a minha ironia mas mais vale não pescar se sentem assim tanto a dor do peixe :nono:
É como num grupo de caçadores algum dizer..."epá o que mais me custa é ver os animais que matamos" ...???
Cada um tem o seu ponto de vista, e ainda bem. Discutimos e evoluimos.

Não lhes custa, nem a mim, ver peixe ou um outro animal morto, mas tomando também o exemplo da caça, se acerta na coxa de um coelho vai deixá-lo a agoniar até morrer? ou simplesmente dá-lhe a cacetada-mor? :hahaha: :join: :join:
Dr. :join: :join: gosto de lhe chamar assim :hahaha: se for um tubarão a acertar na coxa do coelho e a levar-lo para a agua vai ver que o coelho não se queixa por muito tempo :fixe: "queixa não desculpem sofre assim esta melhor :grrr2:
Assim podemos comparar. :join:
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Sofrimento do peixe

Mensagem por Panca »

Agora vou bater noutro assunto...: e o peixe que se captura e que não tem medida...!!!??? será que por muito cuidado que se tenha conseguimos retirar o anzol de maneira a que ele não sofra...!!!??? :hummm:
Responder