Mas como ninguem falou grandes coisas sobre o produto, nao vou gastar 9€ nele.
Tinta fluorescente para iscadas
-
Andr3_Magnata
- Registado: sábado jul 02, 2011 3:34 pm
Re: Tinta fluorescente para iscadas
Eu nao comprei. Apenas achei curioso e decidi perguntar por aqui se alguem ja tinha experimentado.
- Tainhaalgarve
- Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am
Boas
Eu não sei a marca,mas em noiites dificeis de horas sem toques,o meu colega colocou um liquido que após a incidência da luz torna-se fluroscente (não sei a marca) sobre uma iscada de bibi ,uma coisa é certa passado algum tempo apanhou uma dourada acima de kg e eu nada, numa outra noite a mesma situação e eu nada até que optei por fazer o mesmo e apanhei uma baila acima das 600g. Agora se foi coincidência ou não, não, por acaso não temos usado mais vezes, mas a pouca experiência que tive com esses produtos, foi positiva. No entanto não é coisa que me fascine muito...no entanto nunca se sabe...quando começamos a ver grades de seguida...pode ser uma luz de esperança...
Eu não sei a marca,mas em noiites dificeis de horas sem toques,o meu colega colocou um liquido que após a incidência da luz torna-se fluroscente (não sei a marca) sobre uma iscada de bibi ,uma coisa é certa passado algum tempo apanhou uma dourada acima de kg e eu nada, numa outra noite a mesma situação e eu nada até que optei por fazer o mesmo e apanhei uma baila acima das 600g. Agora se foi coincidência ou não, não, por acaso não temos usado mais vezes, mas a pouca experiência que tive com esses produtos, foi positiva. No entanto não é coisa que me fascine muito...no entanto nunca se sabe...quando começamos a ver grades de seguida...pode ser uma luz de esperança...
-
Andr3_Magnata
Pois, realmente é deste tipo de experiencias que faz as pessoas pensarem duas vezes.
Sinceramente, por agora nao estou a pensar comprar. Talvez lá mais para a frente me decida a gastar uns trocos para ver se realmente funciona ou nao.
Sinceramente, por agora nao estou a pensar comprar. Talvez lá mais para a frente me decida a gastar uns trocos para ver se realmente funciona ou nao.
Entao e se é proibido colocar fontes luminosas debaixo de agua, essa tinta fosforescente nao é proibida tambem??
Acredito que funcione bem no carapau, com sabem os estralhos do carapau trazem sempre uma perola fosforescente tambem...
Agora, tal como os starlight debaixo de agua, isto tambem é proibido!!
Acredito que funcione bem no carapau, com sabem os estralhos do carapau trazem sempre uma perola fosforescente tambem...
Agora, tal como os starlight debaixo de agua, isto tambem é proibido!!
-
Andr3_Magnata
Quanto á legalidade da coisa, nao sei. Mas se nao fosse legal, venderiam? Quer dizer, os starlights nao sao para ser utilizados para esse fim, ao contrario do produto.
Andr3_Magnata Escreveu:Quanto á legalidade da coisa, nao sei. Mas se nao fosse legal, venderiam? Quer dizer, os starlights nao sao para ser utilizados para esse fim, ao contrario do produto.
Bom dia
Muita coisa ilegal continua a ser vendida como por exemplo as montagens com varios anzóis em Portugal só é permitido pescar com o máximo de 3 anzóis, entre outras coisas que por ai se vendem.
Os starlights no caso da pesca á bóia é utilizado fora de agua na bóia não tem o efeito de atrair peixe, tem sim a função do pescador ver onde anda a bóia, a lei permite a sua utilização fora de agua.
Na pesca ao fundo o starlight é utilizado na ponteira da cana tb é permitido não esta em contacto com a agua.
Mas não faço ideia se a utilização desta tinta será permitida ou não, como é um reflector de luz pois só no fim de ser exposta a uma fonte de luz ela começa a brilhar, sinceramente não faço ideia e pelo que já vi noutros tópicos deste fórum a lei é um pouco omissa nestes pontos
Boas
Abraços
- drpauloalmeida
- Registado: domingo dez 06, 2009 3:26 pm
A lei é omissa sim o problema está na definição de fonte luminosa..
http://apdcastromarim.com/Leis/Portaria ... ereiro.pdf
"...A utilização de fontes luminosas só é permitida na pesca apeada ou de embarcação exercida com toneira, bem como em indicadores de boias (cf. artigo 3º, n.º7 da portaria n.º144/2009).
A sua utilização como chamariz na pesca com outras artes distintas da toneira constitui contra-ordenação punivel com coima de 250 a 2493 euros (cf. artigo 14º, n.º2, alinea b) do Decreto-Lei n.º246/2000 alterado pelo Decreto-Lei n.º112/2005)..."
Noutro tópico afirmei que só seriam fontes luminosas as fontes primárias, que emitem luz por fonte própria. No entanto em pesquisa surgiu a mesma definição, fonte luminosa, para as fontes secundárias (que necessitam de agente excitante).
Por definição será:
Fonte de Luz ou Fonte Luminosa
É todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.
Persiste-me a dúvida, acho que a solução passará por expor a questão a uma capitania, que nunca me ocorreu fazer... também pela raridade do uso deste tipo de produtos.
A única coisa que uso é vinis e raglous fluorescentes pois, como referi noutro tópico, a meu ver não são fontes luminosas. Mas é so a minha opinião, não tenho confirmação legal.
http://apdcastromarim.com/Leis/Portaria ... ereiro.pdf
"...A utilização de fontes luminosas só é permitida na pesca apeada ou de embarcação exercida com toneira, bem como em indicadores de boias (cf. artigo 3º, n.º7 da portaria n.º144/2009).
A sua utilização como chamariz na pesca com outras artes distintas da toneira constitui contra-ordenação punivel com coima de 250 a 2493 euros (cf. artigo 14º, n.º2, alinea b) do Decreto-Lei n.º246/2000 alterado pelo Decreto-Lei n.º112/2005)..."
Noutro tópico afirmei que só seriam fontes luminosas as fontes primárias, que emitem luz por fonte própria. No entanto em pesquisa surgiu a mesma definição, fonte luminosa, para as fontes secundárias (que necessitam de agente excitante).
Por definição será:
Fonte de Luz ou Fonte Luminosa
É todo corpo capaz de emitir luz, ou seja, todo corpo visível. Aos corpos que emitem luz própria damos o nome de fonte primária ou corpos luminosos, aos corpos que emitem ou difundem luz de uma fonte primária damos o nome de fonte secundária ou corpos iluminados.
Persiste-me a dúvida, acho que a solução passará por expor a questão a uma capitania, que nunca me ocorreu fazer... também pela raridade do uso deste tipo de produtos.
A única coisa que uso é vinis e raglous fluorescentes pois, como referi noutro tópico, a meu ver não são fontes luminosas. Mas é so a minha opinião, não tenho confirmação legal.
-
Andr3_Magnata
Eu as unicas fontes de luz que utilizo, são por vezes flutuadores fluorescentes ou uns tubos tambem fluorescentes.