Pesca carapau

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca carapau"
na nova versão do site.

Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: Pesca carapau

Mensagem por Panca »

drpauloalmeida Escreveu: EDIT: também não sou santo, devo dizer que em pesca embarcada em alto mar não cumpro a regra dos 10kg por pescador ou 25kg por barco... mea culpa
Xiuuuuuuuuuu, que eles andam ai... :join: :join: e muito sinceramente não sei quem cumpra na embarcada mas não digas a nimguem pois podem estar aqui alguns bufos e tás tramado :hahaha: :hahaha: :hahaha: eu não faço embarcada por isso não me preocupo :lingua:
fmsm
Registado: sábado jul 25, 2009 7:40 pm

Mensagem por fmsm »

Desde já o meu obrigado a todos vós amigos :fixe:

Em relação a essa pesca com essas montagens já compradas, eu já conhecia, normalmente aqui na zona usavam-se muito para pescar o "camarão-bucho" e a "petinguinha", peixes pequenos que são atraídos pelos brilhantes colocados nos anzóis... E também já tive a oportunidade de pescar à noite e ter sido "interrogado" por um senhor da Polícia Marítima, ao qual expus a minha questão (visto que cerca de 200m à minha frente, em cima do barco "Santo André", estavam uns senhores com essas montagens muito sossegados), mas ao que ele me responde, que não podia fazer nada pois assim que chegava lá eles mudavam.. Mas também já me responderam mais "mal", dizendo que a vigia era decidida por eles mesmo, e nada tinha a ver.. Enfim :hummm:

Quanto às maneiras de apanha, vou utilizar então a sardinha como isco, talvez à noitinha, e também à boia.. Mas como eu nunca pesquei à boia (as primeiras tentativas saíram frustradas), e sem querer abusar da paciência de vocês amigos, nem ultrapassar o limite da chatice, existe alguma montagem mais aconselhada? Senão, podiam-me indicar uma? :help:

E já agora, qual a localização destes bichinhos, no meio de uma corrente, ou em pleno mar\ria?

Obrigado desde já :boia:
Mario Fialho
Registado: domingo dez 26, 2010 6:49 pm

Mensagem por Mario Fialho »

Boas amigo, já tiveste muitas ajudas mas vou dar mais uma achega. Na zona onde costumo pescar os carapaus(Peniche) a sua época forte já passou e foram os meses de Março,Abril e Maio. Agora ainda vão saindo no meio das cavalas mas são em menor numero e tamanho, nos meses que referi é melhor porque nessa altura não hà outras espécies a atrapalhar como cavalas,bogas,agulhas e tainhas.Quanto aos iscos são vários: sardinha,camarão,cavala,ameijoa,boga,carapau,agulha etc etc.A cana deve ter a ponteira muito flexivel sob pena de perderes a maior parte dos carapaus,a boia deve ser o mais pequena que o mar permitir,na distancia entre a boia e o anzol deves começar com 2m e depois corriges,quanto ao anzol não é preciso ser mini pois eles teem a boca grande,deve ser é muito fino para não rasgar a boca.Deves procurá-los em noites de mar manso,sem vento e sem luar.
E depois como eu sempre digo: Grelha com eles de preferencia com molho à espanhola e branco leve bem fresquinho. :fixe:

Mario Fialho
Mario Fialho

dsilva Escreveu:
fmsm Escreveu:Boas,
Eu sou um grande adepto deste peixe, carapau grelhadinho com uma alface para mim é melhor que um bife :hahaha:

Mas nunca me informei sobre como o apanhar... :hummm:

Como o costumam apanhar, à bóia ou ao fundo? E com que isco? E algum dos amigos aqui da zona me sabe dizer se existe algum sítio cá em Aveiro em que eles saiam? É que também já me disseram que não era a melhor zona :lingua:

Cumprimentos a todos :boia:
Boa tarde

Aqui mais para baixo Peniche, Baleal, Foz do Arelho, que são os sítios que conheço já tirei e tenho visto tirar é á bóia, como isco sardinha mas tb ouvi dizer que eles vão a quase tudo.
No outro dia ouvi um relato de uma pessoa a dizer que depois de uma insónia em que nem por nada conseguia dormir pegou numa cana de bóia algum material e segui para a pesca, sem isco pq não estava previsto ter insónia ao chegar ao local pediu a um pescador que se encontrava no local um bocado de isco, o pescador deu um pouco de sardinha, e passado um pouco tirou um carapau utilizou aquele carapau como isco nessa noite de insónia foram 90 e poucos carapaus com aquele primeiro que tirou.
Provavelmente utilizou mais que um carapau, para tirar tantos mas foi uma optima pescaria.

Quando tirei carapau foi com sardinha sempre, mas pelos vistos até da mesma espécie eles pegam

quanto a segunda pergunta não te sei responder

Abraços e boas pescarias :boia:
Amigo Silva apesar de parecer "história" de pescador acredito realmente e não duvido que tenha acontecido.
Numa dessas noites loucas em Peniche à cerca de dois anos,houve um pescador que vinha a chegar e viu-me tirar uma boga e como não tinha isco pediu-ma,começou a tirar cavalas,cortou algumas das mais pequenas e quando me vim embora entre cavalas e carapaus tinha para cima de 40 peixes.

Mario Fialho

PS-Eu enchi um balde de 25 litros
krazy_dude
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am

Mensagem por krazy_dude »

Boas a todos! :olaaa:
Amigo Mário o anzol deve ser fino? ou grosso? ouvi dizer que devia ser grosso.. porque os anzois finos rasgavam muito a boca...
Mas é isso? o anzol deve ser fino na sua experiencia?
Obrigado :fixe:
Abraço a todos
Mario Fialho

Boas, para mim deve ser fino porque pela lógica o fino abre um buraco mais pequeno, eu utilizo sempre fino. Outra coisa muito importante para a boca não rasgar é a ponteira da cana que deve ser muito flexivel para amortecer o bater do peixe.

Mario Fialho
krazy_dude
Utilizador Regular

Eu por acaso ontem fui fazer uma pesquinha, e estava a usar um anzol nº4 ou talvez um 6...
Mas acabei por mudar para um nº2 ou nº1, pois realmente os carapaus e as cavalas mandam uma bocarra enorme, ha, e o anzol era fino, só pesquei dois carapaus prai com 25, 26cm logo seguidos mas já valeu a pena, já marcharam agora ao jantar e tavam uma maravilha :fixe:
Já agora que montagens costuma usar, só com um anzol ou varios? experimentei com dois anzois mas foi uma montagem inventada pa testes na hora :hahaha: e lá fiquei sem uma boia, não deu pa testar muito bem :lingua: a culpa de perder a boia não foi da montagem foi minha! mas claro que foi uma montagem feita à pressao, estou agora também a aprender mais o pescar à boia, assim como o amigo que abriu o tópico e bem, toda a ajuda é bem-vinda, obrigado! :fixe:
abraço
krazy_dude
Utilizador Regular

Ha e por acaso a minha cana bastante flexivel, obrigado por esse pormenor :fixe:
Responder